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Como um açougue familiar de Santos virou franquia que fatura R$ 120 milhões e tem sócios famosos

Empresário Domingos Neto, o Netão, converteu um modesto açougue na franquia Bom Beef, com 80 lojas, 3,5 milhões de seguidores e sócios como Duda Nagle e a família da Sabrina Sato

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Foto do author Victoria  Lacerda

Quando Domingos Neto, 37, comprou um açougue de seu tio em Santos (SP), em 2014, ele não imaginava o sucesso que a empresa faria. Hoje, Netão, como é conhecido, é dono do Grupo Bom Beef, que faturou R$ 120 milhões em 2023 e possui mais de 3,5 milhões de seguidores nas redes sociais, somando todas as suas marcas.

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A história de Netão no ramo de carnes começou aos 17 anos, quando ele trabalhava como entregador no açougue do tio em Santos. Ele diz que aprendeu muito sobre cortes de carne tradicionais ao longo dos anos, avançando para açougueiro e depois para gerente.

“O churrasco sempre fez parte da minha história, então eu sempre fiz questão de me manter atualizado sobre as carnes e os cortes diferenciados. Eu não queria fazer mais do mesmo.”

O empresário Domingos Neto, o Netão, do Grupo Bom Beef. Foto: Divulgação/Grupo Bom Beef

Depois de trabalhar como bartender em cruzeiros e gerente em loja de móveis, em 2014, ele conseguiu juntar dinheiro para comprar o açougue. A rede de açougues, presente principalmente no Sul e Sudeste do país, começou com uma única unidade no mesmo ano e hoje tem 80 lojas, além de delivery e comércio eletrônico.

Os estabelecimentos são especializados em cortes de carne nobres e especiais, como ancho, picanha argentina e prime rib. A empresa também opera no formato de hamburgueria, com 29 unidades.

A expansão atraiu novos sócios famosos, como a Sato Rahal, empresa da apresentadora Sabrina Sato e seus irmãos. Karin Sato, irmã de Sabrina, tem participação ativa na empresa e cuida de marketing e parcerias. Outros sócios são Duda Nagle, Renato Vasconcelos e José Paulo Scheliga, cada um contribuindo em áreas de afinidade sem aportes financeiros iniciais.

Modelos de negócio incluem loja express e rotisserie

A empresa decidiu diversificar e abriu a Bom Beef Burgers em 2021, durante a pandemia, inicialmente como delivery. “A hamburgueria surgiu para aproveitar colaboradores já treinados enquanto as lojas estavam fechadas por causa da pandemia de covid-19. Então com toda segurança e distanciamento correto conseguimos fazer a hamburgueria acontecer.”

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Os modelos de negócio da Bom Beef variam entre express, contêiner, plus com broiler e rotisserie, com investimentos que vão de R$ 329 mil a R$ 630 mil.

A menor, loja express, tem até 80m² e conta com geladeiras com produtos, um minimercado com itens como temperos, espetos e molhos e uma pequena sala de corte de carne.

A rotisserie é o modelo mais completo, com cozinha para preparação de porções como arroz, legumes e batata, e ainda oferece churrasco para viagem.

Investimentos nas redes sociais

A visibilidade nas redes sociais foi fundamental para o sucesso da marca. Neto afirma que desde o começo postava conteúdo sobre carne no Facebook, expandindo para o Instagram em 2016 e para o YouTube em 2018, com vídeos sobre cortes de qualidade, receitas e dicas de churrasco.

Hoje, ele e suas marcas têm mais de 3,5 milhões de seguidores. Só no Instagram do Netão são 1,3 milhão de seguidores e em seu canal no YouTube, 1,2 milhão.

“Sempre gostei muito de me comunicar com o meu público, e acredito que isso foi um grande diferencial para a marca. Com as redes sociais, conseguimos alcançar muitas pessoas, e todas elas sempre são muito carinhosas conosco, com a marca e com o estabelecimento. Elas sempre pedem workshops sobre carnes em vários estados brasileiros”, conta.

Criação de empregos

A empresa emprega em média 3 mil funcionários, e a expectativa é de crescimento nos próximos anos.

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“Meu sonho é gerar muitos empregos”, declara Netão. “Quero melhorar cada vez mais a qualidade da marca. Para isso, precisamos de mais unidades, mais colaboradores dedicados e comprometidos com a nossa visão.”

O objetivo ambicioso é alcançar a marca de 500 unidades. “É meu sonho, meu objetivo”, afirma.

Avaliações de clientes

O Grupo Bom Beef recebeu uma classificação média de 4,5 de 5 estrelas no Google, com mais de 3 mil avaliações até a publicação desta matéria. As avaliações positivas destacam a qualidade dos produtos e os cortes diferenciados das carnes.

No Reclame Aqui, a empresa registrou apenas quatro reclamações nos últimos 12 meses, todas relacionadas ao atendimento.

Quando questionado sobre as reclamações, o grupo afirmou estar sempre disponível para ouvir os clientes em todos os canais de comunicação. Além disso, realiza uma pesquisa interna para calcular o Net Promoter Score (NPS), uma métrica utilizada para avaliar a satisfação e fidelidade dos clientes em relação à empresa.

Especialista fala de cuidados com franquia de carnes

Segundo Karen Sitta, analista de competitividade do Sebrae, ao investir em uma franquia de carnes é “crucial conhecer a reputação da marca e seus franqueados, além de ter afinidade com o setor de alimentação. Além disso, garantir a qualidade e a padronização dos produtos é fundamental, exigindo normas e treinamento contínuo para manter a excelência”.

A analista ainda explica que, para atrair clientes para uma franquia de hambúrgueres, estratégias de marketing personalizadas são eficazes. “Valorizar a origem e a procedência dos produtos e conhecer o perfil do público-alvo são estratégias-chave para o sucesso”, conta.

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“No mercado local, um açougue pode se destacar focando na qualidade do produto e na experiência do cliente. Além disso, a transformação em franquia requer investimento significativo e reformulação do modelo de negócio.”

Sitta avalia que, ao escolher fornecedores de carne para um açougue, a qualidade, a origem dos produtos e a confiabilidade são pontos essenciais.

Estabelecer uma relação de longo prazo com fornecedores confiáveis é fundamental para garantir a excelência dos produtos oferecidos.

Quanto custa investir?

Açougue

  • Investimento inicial total estimado: R$ 329.000 - Sem obra e fretes
  • Faturamento médio mensal previsto: R$ 180.000 - Previsto
  • Lucro médio mensal: 10% a 15%
  • Prazo de retorno: 12 a 28 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: 6%
  • Número de unidades em operação: 61
  • Em implantação: 19
  • Total de lojas (implantação + abertas): 80

Bom Beef Burgers

  • Investimento inicial total estimado: R$ 590.000 - Sem obra e fretes
  • Faturamento médio mensal previsto: R$ 350.000
  • Lucro médio mensal: 15% a 20%
  • Prazo de retorno: 15 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: 9%
  • Número de unidades em operação: 15
  • Em implantação: 14
  • Total de lojas vendidas: 29

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