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Opinião | Amazônia em Casa, Floresta em Pé atinge faturamento recorde

A iniciativa conta com o programa de capacitação Acesso a Mercados, que contou com 92 inscritos e selecionou 33 negócios entre startups e comunitários

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Por Maure Pessanha

Um programa coordenado pela Climate Ventures em parceria com o Idesam tem potencializado a cadeia logística e a comercialização de produtos associados à sociobiodiversidade amazônica. Em três anos de atuação, o Amazônia em Casa, Floresta em Pé atingiu um marco histórico em 2022, chegando a R$ 960 mil em faturamento.

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De acordo com os gestores da iniciativa, os resultados são provenientes da venda de produtos em todo o Brasil e no exterior - impulsionados pela participação em feiras e em eventos como a NaturalTech, a Conexão pelo Clima e o Fórum de Investimentos de Impacto e Negócios Sustentáveis na Amazônia (FIINSA).

Com produtos alimentícios e para cuidados pessoais - que têm ingredientes como cupuaçu, camu-camu, tucupi e castanha -, além de artesanato e moda, o programa aposta na disseminação de informações sobre a importância de investir em soluções inovadoras que valorizem e expandam o potencial da Amazônia para gerar renda para as comunidades locais por meio do fomento ao conceito da floresta em pé.

A ideia central é tornar os sabores e saberes amazônicos acessíveis para todos os brasileiros, valorizando o patrimônio biológico e cultural ao difundir produtos com matérias-primas, insumos e iguarias da floresta. E, ao mesmo tempo, respeitar e gerar renda para famílias e comunidades locais, contribuindo para novas trilhas de desenvolvimento econômico do Brasil: a bioeconomia da floresta em pé.

Go?ndola da Amazônia em Casa, Floresta em Pé no Instituto Cha?o. Foto: Floriana Breyer

A iniciativa conta com o programa de capacitação Acesso a Mercados, que contou com 92 inscritos e selecionou 33 negócios - sendo oito comunitários e 25 startups. Entre os negócios acelerados estão o 100% Amazônia, Amazonique, Café Apuí Agroflorestal, Cacauway, D'Amazônia Origens, De Mendes, Mahta, Manioca, Na'kau, Peabiru Produtos da Floresta, Soul Brasil, Taberna da Amazônia, Sattva, MOMA, BossaPack e Urucuna.

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Ao longo de 2022, o programa realizou módulos de capacitação; ações comerciais B2B (negócio para negócios) e B2C (negócio para consumidores); deu suporte à participação em feiras e eventos; realizou campanhas de marketing; e conduziu acompanhamentos e parcerias.

Floriana Breyer, gestora de Parcerias do Amazônia em Casa, Floresta em Pé, conta que quando vemos estes produtos incríveis disponíveis não imaginamos tudo o que é necessário para que cheguem até o mercado. "A cadeia produtiva da sociobiodiversidade é longa e complexa; envolve desde a extração sustentável das matérias-primas da floresta até o beneficiamento de produtos, a logística, a armazenagem, além da distribuição e das vendas. Todos esses elos da cadeia precisam estar ativos para funcionar", conta, acrescentando que entre os canais de venda da iniciativa consta uma gôndola no Mercado Livre.

Opinião por Maure Pessanha
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