PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Fique por dentro do cotidiano da pequena empresa como você nunca viu antes.

Opinião|Muito além da influência digital

Para os empreendedores, é essencial compreender que a construção de uma marca pessoal e do negócio vai além da presença em plataformas de mídia social populares

PUBLICIDADE

Por Maure Pessanha
Atualização:

Uma boa comunicação é um dos elementos que compõem o sucesso dos negócios. Cada vez mais empreendedores consideram a possibilidade de adotar estratégias de influência digital como parte integrante do planejamento de marketing, visando atrair uma clientela mais ampla e consolidar as marcas no mercado. Neste cenário, a construção e a gestão eficaz de uma marca pessoal emergem como ferramentas para estabelecer a diferenciação de produtos e serviços, aumentar a visibilidade e estabelecer conexões mais profundas e duradouras com os consumidores.

PUBLICIDADE

Para os empreendedores, é essencial compreender que a construção de uma marca pessoal e do negócio vai além da presença em plataformas de mídia social populares; requer uma abordagem estratégica e aprofundada para identificar e comunicar efetivamente os valores, as habilidades e os diferenciais que o destacam no mercado. Essa é, inclusive, uma demanda dos empreendedores sociais que precisam comunicar, também, o propósito do negócio.

Uma metodologia que pode auxiliar o empreendedor nesse desafio é o Método Betafly, desenvolvido por Giuliana Tranquilini e Suzana Arbex. No livro “Sua Marca Pessoal: Revele sua autenticidade - Fortaleça seu posicionamento profissional com uma comunicação autêntica e memorável usando o método FLY®”, as autoras oferecem um guia abrangente e estruturado para todos os profissionais – incluindo empreendedores de impacto – que buscam consolidar as marcas pessoais de maneira eficaz e impactante.

Susana Albex (esquerda) e Giuliana Tranquilini, autoras do livro "Sua marca pessoal". Foto: Literature Books/Divulgação

O Método Betafly adota uma abordagem holística que engloba desde a autoanálise até a implementação de estratégias de comunicação coesas e envolventes. Os empreendedores são incentivados a explorar os seus valores fundamentais, avaliar suas forças e fraquezas, e definir seu posicionamento único no mercado. Além disso, o método oferece insights valiosos para identificar o público-alvo ideal, analisar a concorrência e desenvolver mensagens persuasivas que ressoem com autenticidade e relevância.

Investir na construção da marca pessoal não apenas fortalecem a presença e a reputação de uma empreendedora e de um empreendedor como pode abrir as portas para oportunidades significativas de negócios e parcerias estratégicas. Ao adotar abordagens como o Método Betafly, os empreendedores estão capacitados a estabelecer conexões mais profundas e duradouras com o público-alvo, destacando-se como líderes influentes em seus setores de atuação e influenciando positivamente o mercado em que estão inseridos. E, falando do ecossistema de negócios de impacto social, quanto mais empreendedores puderem ter influência positiva no mundo, teremos mais impacto positivo para as causas a que esses empreendedores se dedicam.

Publicidade

Opinião por Maure Pessanha

Coempreendedora e presidente do Conselho da Artemisia, organização pioneira no Brasil no fomento e na disseminação de negócios de impacto social e ambiental

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.