Plataforma internacional voltada a selecionar e a promover a inovação digital em prol da melhoria da sociedade, o World Summit Awards anunciou as 40 iniciativas globais, de 29 países, que foram destaque do mapeamento em 2024. Entre os brasileiros premiados, está a startup de impacto social naPorta. Anualmente, o WSA celebra inovadores e empreendedores que estão ajudando a humanidade a atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) por meio do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). A lista de vencedores é resultado de um levantamento conduzido em 182 países.
De acordo com o comunicado do WSA, “os 40 vencedores foram escolhidos pela engenhosidade excepcional no uso da mais recente tecnologia para melhorar a vida das pessoas ao criar um modelo de negócios sustentável”. Como parte da premiação, os negócios participarão do Congresso Global WSA 2025 – evento que acontecerá de 6 a 9 de abril, na Índia, cujo tema será “Digital, Democracia e Nós: soluções de impacto para os desafios globais. Estarão presentes os destaques das categorias Governo e Engajamento Cidadão; Saúde e Bem-Estar; Aprendizagem e Educação; Meio Ambiente e Energia Verde; Cultura e Patrimônio; Assentamentos Inteligentes e Urbanização; Negócios e Comércio; e Inclusão e Empoderamento.

Criada em 2020 por Sanderson Pajeú, Leonardo Medeiros, Katrine Scomparin e Rodrigo Yanez, a naPorta tem a missão de conectar populações historicamente marginalizadas ao ecossistema digital e econômico por meio de soluções logísticas inteligentes. O diferencial do negócio de impacto está na capacidade de atender regiões de difícil acesso como favelas, periferias e zonas rurais – permitindo que produtos e serviços cheguem até a porta dos clientes, independentemente dos desafios infraestruturais.
A tecnologia desenvolvida pelos empreendedores não apenas soluciona barreiras logísticas, como promove a inclusão digital, gerando oportunidades econômicas para comunidades de baixa renda. Para Scomparin, CMO e cofundadora, a premiação do WSA é um marco na trajetória da empresa. “Acreditamos que a inovação precisa ser inclusiva. Fazer parte deste evento global e conquistar esse reconhecimento reforçam a relevância da nossa solução e nos permitem ampliar ainda mais nosso impacto social”, afirma, acrescentando que a visibilidade do prêmio pode abrir portas para novas parcerias e gerar contatos com potenciais investidores interessados em soluções inovadoras de impacto. “Para a naPorta, essa é uma oportunidade de consolidar sua presença internacional e expandir sua atuação para novos territórios, fortalecendo o compromisso com a transformação digital e a inclusão econômica”, pontua.
A naPorta é a primeira logtech brasileira dedicada a levar soluções logísticas para favelas, periferias e zonas rurais. Combinando tecnologia e impacto social, a startup vem revolucionando o setor e garantindo acesso a serviços e produtos para milhões de brasileiros. Agora, com o reconhecimento global do WSA, a naPorta segue firme em sua missão de democratizar a logística e fortalecer a economia digital nas regiões mais vulneráveis do país.
Além da naPorta, o WSA 2024 destacou mais duas iniciativas brasileiras. Na categoria “Assentamentos Inteligentes e Urbanização”, o destaque é o Cataki – aplicativo que conecta geradores de resíduos com catadores de materiais recicláveis, impulsionando o impacto social e ambiental, ao mesmo tempo em que educa os usuários em práticas sustentáveis. Em “Aprendizagem e Educação”, uma das vencedoras é a Jade Autismo, que desenvolveu um software gamificado e baseado em evidências, voltado a dar suporte à educação individualizada para crianças neurodiversas.