O restaurante temático do Bob Esponja inaugurado no mês passado no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo, tem atraído cerca de 2 mil pessoas por dia nos fins de semana e gerado filas de até 1h30. O espaço conta com uma experiência imersiva em torno do personagem, incluindo no seu cardápio o famoso hambúrguer de siri, comercializado pelo restaurante fictício Siri Cascudo, no desenho animado.
A inauguração do espaço contou também com 2 mil pessoas, ultrapassando as expectativas da Fan&Food, empresa responsável por desenvolver o estabelecimento em parceria com a Nickelodeon e a Paramount.
No TikTok, vídeos com mais de 2 milhões de visualizações mostram detalhes do espaço, de 1 mil metros quadrados.
De acordo com Pedro Ollivier, sócio fundador e CFO da Fan&Food, a escolha do tema foi “100% estratégica”.
“O Bob Esponja está estabelecido há muito tempo no mercado, vai fazer 25 anos agora. Além disso, é um tema plural: atende desde a criança até o adulto”.
O modelo de negócio foi idealizado há cerca de três anos. Nesse tempo, diversos personagens foram mapeados pelos quatro sócios da empresa.
O Brasil foi escolhido, segundo Ollivier, por ser um dos países que mais consomem licenças temáticas no mundo, além de servir de modelo para outras operações no exterior.
“Fizemos um movimento reverso. É comum que casos que deram certo primeiro nos Estados Unidos sejam trazidos depois para o Brasil, mas, na nossa visão, isso não funciona. Os brasileiros não são um público de fácil aceitação, há várias marcas que vieram de fora e não conseguiram prosperar. Se vencer no Brasil, com as questões tributárias, fiscais e relativas à legislação trabalhista, sobrevive em qualquer lugar do mundo. Consideramos um baita desafio”, diz.
A companhia mantém em sigilo o valor investido para a abertura do Bob Esponja – Burguer & Restaurante por “questões estratégicas”, mas destaca que foi feito um investimento “vultoso” com 100% de capital próprio para “chegar chegando”, nas palavras de Ollivier. O faturamento esperado para este ano também não foi informado.
O restaurante recebe em torno de 2 mil clientes por dia nos fins de semana e feriados, e cerca de 600 em dias úteis, segundo a empresa.
O preço médio dos produtos está entre R$ 60,70 e R$ 70,70. Um dos carros-chefes do empreendimento, o hambúrguer de siri custa R$ 39,90. “A receita é secreta”, garante Pedro Ollivier, fazendo uma relação com a trama do desenho animado.
Com filas de 1h a 1h30 formadas em frente ao estabelecimento, a Fan&Food passou a disponibilizar água para quem está no local, além de contar com a atração do Bob Esponja para tornar a espera mais divertida.
“As crianças vão à loucura”, afirma o empresário. O público tem sido composto por uma média de 70% de adultos e 30% de crianças.
Experiência imersiva na Fenda do Biquíni
O espaço tem um pé-direito de 10 metros de altura, com águas-vivas pregadas no alto, em tamanho real. Além disso, esculturas dos personagens são dispostas pelo local em tamanho grande: o Bob Esponja tem cerca de 1,60 metro de altura e Patrick, quase 2 metros.
Ao criar o negócio, a ideia da Fan&Food era trazer para os clientes a sensação de estar debaixo do mar, na Fenda do Biquíni, cidade submersa fictícia onde o desenho do Bob Esponja se passa. Vários elementos da série foram reproduzidos no local, como as casas dos personagens.
O restaurante conta com duas operações: uma delas com petiscos e pratos assinados pela chef Heaven Delhaye, e a outra com hambúrgueres, em modelo de fast food.
Além do hambúrguer de siri, existem sanduíches tradicionais de carne, batata frita e o “combo kids”, com suco. O gasto médio de cada cliente está entre R$ 85 e R$ 95.
No segundo andar da loja, há um espaço recreativo para crianças de até oito anos, com piscina de bolinhas e um escorregador, inspirado na casa de Sandy Bochechas.
O personagem é uma esquilo fêmea que vive numa cúpula de vidro com oxigênio, onde a água do oceano não penetra, para conseguir respirar.
Parte da equipe de funcionários do restaurante temático ainda está em período de experiência. Conforme o sócio da Fan&Food, serão, no total, 90 pessoas empregadas.
Aquisição de licenças foi desafiadora
Para Pedro Ollivier, o maior desafio para lançar o Bob Esponja – Burguer & Restaurante foi ligado à venda do projeto para obter as licenças do Bob Esponja junto à Nickelodeon e Paramount, processo que durou aproximadamente um ano.
Para mantê-las, ele cita a necessidade de garantir o padrão de qualidade da marca.
O engajamento em torno do restaurante tem sido 100% orgânico, segundo o empresário.
“Não temos parceria paga com nenhum influenciador, e essa é a grande magia. Acreditamos que, quando a exposição é forçada, podemos atingir alguma coisa, mas quando é orgânica, natural, conseguimos validar o nosso modelo de negócio. É a resposta real do meu consumidor”, explica.
O restaurante pretende manter a estratégia de marketing dessa maneira. Usuários de redes sociais como o TikTok mostram a experiência de consumo no local, passando pelas áreas temáticas e pelos restaurantes.
Os vídeos ultrapassam 2 milhões de visualizações.
Fan&Food tem plano de expansão local e internacional
O restaurante temático do Bob Esponja tem projeto para abrir novas unidades em São Paulo e em outros estados do Brasil, além de mais países pelo mundo.
Os próximos passos ainda estão sendo definidos, de acordo com Ollivier. A empresa também conta hoje com uma lista de outros personagens, além de Bob Esponja, mapeados para adquirir licenças junto à Nickelodeon e à Paramount.
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