Publicidade

Com um custo menor, microfranquia se torna alternativa para empreendedores

Modelo pode ser uma boa porta de entrada para quem está interessado em começar um novo negócio

PUBLICIDADE

Foto do author Mirella  Joels

Empresas com um porte menor e processos estruturados, testados e comprovados no mercado. Essas são características das microfranquias, um modelo de negócio que pode ter um investimento inicial menor, mas que oferece tantas vantagens e suporte quanto franquias maiores. Atendendo ao modelo do franchising, as empresas de baixo orçamento também proporcionam treinamentos para franqueados, o que auxilia a se inserir no mercado, além de ter muitas opções no modelo home based, tornando o custo da microfranquia mais leve.

PUBLICIDADE

Para Karen Sitta, especialista em gerenciamento de projetos e analista de mercados da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae Nacional, com foco no mercado B2B e franquias, o modelo pode ser uma boa porta de entrada para empreendedores com pouco capital. “Este formato de franquia normalmente atua com poucos colaboradores e o espaço para funcionamento também costuma ser reduzido, apresentando uma operação mais fácil e enxuta”, resume. Apesar da facilidade para implementar os processos iniciais, o empreendedor não pode deixar de fazer sua parte. É importante se preparar para gerir a franquia e também encontrar disponibilidade de tempo e finanças para desenvolver habilidades técnicas (hard skills) e pessoais (soft skills).

Outro ponto relevante na hora de escolher a microfranquia está relacionado a analisar o mercado e escolher segmentos que estejam em crescimento. Aliado a isso, é primordial pensar estrategicamente e fazer a escolha de um ponto comercial que favoreça a busca pelo produto ofertado no setor, além de ter presença e constância online, com foco em estar perto do cliente.

O Estadão separou cinco negócios que exigem investimento inicial abaixo de R$ 50 mil. Eles são dos ramos de: cuidado domiciliar, presentes, cuidado hospitalar, minimercado autônomo e comunicação (mais informações abaixo).

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), para se caracterizar como microfranquia, é necessário ter como valor de investimento inicial até R$ 135 mil, mas é possível encontrar microfranquias com valor menor. Segundo o estudo mais recente da ABF, esses modelos de negócio cresceram 87% entre maio de 2021 e maio de 2023, com um salto de 322 para 604 marcas no período.

Confira alguns exemplos de negócios para começar a investir com pouco investimento:

1) Acuidar

Acuidar foi fundada em 2016 e entrou para o setor de franquias quatro anos depois Foto: Acuidar/Divulgação
  • Setor: saúde, beleza e bem-estar
  • Investimento mínimo: a partir de R$ 24 mil
  • Retorno: 6 a 15 meses
  • Lucratividade média: 15% a 30%, de acordo com o modelo empregado e a região de atuação
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil mensais após 12 meses e R$ 300 mil mensais após 36 meses
  • Faturamento médio anual: entre R$ 6 milhões e R$ 8 milhões

Publicidade

Fundada em 2016 pelo médico Vitor Hugo de Oliveira e pela fisioterapeuta Jéssica Soares Ramalho, a rede oferece serviços no domicílio do cliente ou durante acompanhamento hospitalar, com opções de diárias avulsas e planos mensais. A marca entrou para o setor de franchising em 2020, contando hoje com mais de 160 unidades inauguradas. Com a possibilidade de trabalho home office, a microfranquia oferece treinamento online, com duração de 3 dias, e também a opção de fazer uma imersão presencial na unidade de João Pessoa. Em 2024, a Acuidar recebeu dois prêmios da ABF, de excelência em franchising e franquia de destaque da categoria pleno

2) Peggô Market

Peggô Market oferece uma variedade de produtos, desde mercearia, brinquedos e itens de petshops até cosméticos Foto: Peggô Market/Divulgação
  • Setor: serviços e outros negócios
  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 20 mil
  • Lucratividade média mensal: de 20% a 25%
  • Prazo de retorno: entre 9 e 16 meses

A Peggô Market é uma rede de minimercados autônomos que oferece uma variedade de produtos, desde mercearia, brinquedos e itens de petshops até cosméticos. A marca se faz presente em condomínios e empresas de variados segmentos. Atualmente, conta com mais de 65 unidades espalhadas pelo Brasil, e modelos de negócios acessíveis, a partir de R$ 30 mil. Neste ano, a previsão é faturar pelo menos R$ 40 milhões, graças ao novo modelo de prateleiras invisíveis – que funciona com produtos que não ocupam espaços físicos, como celulares, computadores e até mesmo automóveis.

3) Santa Carga

Totens de carregamento de celular oferecem espaço para publicidade em locais com grande circulação de pessoas Foto: Santa Carta
  • Setor: comunicação, informática e eletrônicos
  • Investimento inicial: R$ 19.900
  • Faturamento médio mensal: R$ 4.226.00
  • Lucro médio mensal: de 86%
  • Prazo de retorno: em torno de 8 meses

PUBLICIDADE

A Santa Carga é uma franquia de totens de carregamento de celulares do Brasil com mais de 670 unidades, com uma nova abrindo a cada 48 horas. Eles atuam com publicidade em totens equipados com telas de LED, onde são exibidas as propagandas. O faturamento do franqueado vem por meio da venda do espaço publicitário do totem. Os equipamentos desenvolvidos pela empresa também contam com terminais de recarga para até 14 dispositivos móveis simultâneos e internet gratuita através de Wi-Fi marketing. Podendo ser instalados em bares, shows e diversos tipos de comércios parceiros. A empresa também faz parcerias com empresas e grandes eventos, como o Rock In Rio.

4) Love Gifts

Fundada em 2014, a Love Gifts atua no mercado de presentes Foto: Love Gifts/Divulgação

Setor: presentes

Publicidade

Investimento mínimo: R$ 16,9 mil (taxa de franquia e estoque inicial)

Retorno: 12 a 18 meses

Lucratividade média: de R$ 3 mil a R$ 4,5 mil

Faturamento médio mensal: R$ 15 mil

Faturamento médio anual: R$ 70 mil

Fundada em 2014, a Love Gifts atua no mercado de presentes, oferecendo uma ampla gama de produtos exclusivos para todas as ocasiões, além de itens de papelaria e de decorações criativas para a casa. Com treinamentos e acompanhamento completo aos franqueados, a marca oferece três modelos de negócio: loja física, home based e store in store, este último é uma estratégia de varejo em que uma loja oferece espaço para outra empresa criar uma “loja dentro da loja”

5) Cuidare

Cuidare atua no ramo de cuidadores de pessoas, atendendo crianças, adultos e idosos desde 2014 Foto: Cuidare/Divulgação

Setor: saúde, beleza e bem-estar

Publicidade

Investimento mínimo: A partir de R$ 30 mil

Retorno: 12 meses

Lucratividade média: R$ 10 mil (ou 20%

Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil

Faturamento médio anual: a partir de R$ 720 mil

A Cuidare atua no ramo de cuidadores de pessoas, atendendo crianças, adultos e idosos desde 2014, mas somente em 2016 se tornou uma franquia. No Estado de São Paulo, a empresa conta com 25 unidades e está presente em 22 Estados e no Distrito Federal. A microfranquia busca oferecer prestação de serviço em cuidados com pessoas em domicílio, focando em atendimento personalizado que estimule a independência e desenvolvimento dos assistidos

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.