Empresas com um porte menor e processos estruturados, testados e comprovados no mercado. Essas são características das microfranquias, um modelo de negócio que pode ter um investimento inicial menor, mas que oferece tantas vantagens e suporte quanto franquias maiores. Atendendo ao modelo do franchising, as empresas de baixo orçamento também proporcionam treinamentos para franqueados, o que auxilia a se inserir no mercado, além de ter muitas opções no modelo home based, tornando o custo da microfranquia mais leve.
Para Karen Sitta, especialista em gerenciamento de projetos e analista de mercados da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae Nacional, com foco no mercado B2B e franquias, o modelo pode ser uma boa porta de entrada para empreendedores com pouco capital. “Este formato de franquia normalmente atua com poucos colaboradores e o espaço para funcionamento também costuma ser reduzido, apresentando uma operação mais fácil e enxuta”, resume. Apesar da facilidade para implementar os processos iniciais, o empreendedor não pode deixar de fazer sua parte. É importante se preparar para gerir a franquia e também encontrar disponibilidade de tempo e finanças para desenvolver habilidades técnicas (hard skills) e pessoais (soft skills).
Outro ponto relevante na hora de escolher a microfranquia está relacionado a analisar o mercado e escolher segmentos que estejam em crescimento. Aliado a isso, é primordial pensar estrategicamente e fazer a escolha de um ponto comercial que favoreça a busca pelo produto ofertado no setor, além de ter presença e constância online, com foco em estar perto do cliente.
O Estadão separou cinco negócios que exigem investimento inicial abaixo de R$ 50 mil. Eles são dos ramos de: cuidado domiciliar, presentes, cuidado hospitalar, minimercado autônomo e comunicação (mais informações abaixo).
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), para se caracterizar como microfranquia, é necessário ter como valor de investimento inicial até R$ 135 mil, mas é possível encontrar microfranquias com valor menor. Segundo o estudo mais recente da ABF, esses modelos de negócio cresceram 87% entre maio de 2021 e maio de 2023, com um salto de 322 para 604 marcas no período.
Confira alguns exemplos de negócios para começar a investir com pouco investimento:
1) Acuidar
- Setor: saúde, beleza e bem-estar
- Investimento mínimo: a partir de R$ 24 mil
- Retorno: 6 a 15 meses
- Lucratividade média: 15% a 30%, de acordo com o modelo empregado e a região de atuação
- Faturamento médio mensal: R$ 60 mil mensais após 12 meses e R$ 300 mil mensais após 36 meses
- Faturamento médio anual: entre R$ 6 milhões e R$ 8 milhões
Fundada em 2016 pelo médico Vitor Hugo de Oliveira e pela fisioterapeuta Jéssica Soares Ramalho, a rede oferece serviços no domicílio do cliente ou durante acompanhamento hospitalar, com opções de diárias avulsas e planos mensais. A marca entrou para o setor de franchising em 2020, contando hoje com mais de 160 unidades inauguradas. Com a possibilidade de trabalho home office, a microfranquia oferece treinamento online, com duração de 3 dias, e também a opção de fazer uma imersão presencial na unidade de João Pessoa. Em 2024, a Acuidar recebeu dois prêmios da ABF, de excelência em franchising e franquia de destaque da categoria pleno
2) Peggô Market
- Setor: serviços e outros negócios
- Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 20 mil
- Lucratividade média mensal: de 20% a 25%
- Prazo de retorno: entre 9 e 16 meses
A Peggô Market é uma rede de minimercados autônomos que oferece uma variedade de produtos, desde mercearia, brinquedos e itens de petshops até cosméticos. A marca se faz presente em condomínios e empresas de variados segmentos. Atualmente, conta com mais de 65 unidades espalhadas pelo Brasil, e modelos de negócios acessíveis, a partir de R$ 30 mil. Neste ano, a previsão é faturar pelo menos R$ 40 milhões, graças ao novo modelo de prateleiras invisíveis – que funciona com produtos que não ocupam espaços físicos, como celulares, computadores e até mesmo automóveis.
3) Santa Carga
- Setor: comunicação, informática e eletrônicos
- Investimento inicial: R$ 19.900
- Faturamento médio mensal: R$ 4.226.00
- Lucro médio mensal: de 86%
- Prazo de retorno: em torno de 8 meses
A Santa Carga é uma franquia de totens de carregamento de celulares do Brasil com mais de 670 unidades, com uma nova abrindo a cada 48 horas. Eles atuam com publicidade em totens equipados com telas de LED, onde são exibidas as propagandas. O faturamento do franqueado vem por meio da venda do espaço publicitário do totem. Os equipamentos desenvolvidos pela empresa também contam com terminais de recarga para até 14 dispositivos móveis simultâneos e internet gratuita através de Wi-Fi marketing. Podendo ser instalados em bares, shows e diversos tipos de comércios parceiros. A empresa também faz parcerias com empresas e grandes eventos, como o Rock In Rio.
4) Love Gifts
Setor: presentes
Investimento mínimo: R$ 16,9 mil (taxa de franquia e estoque inicial)
Retorno: 12 a 18 meses
Lucratividade média: de R$ 3 mil a R$ 4,5 mil
Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
Faturamento médio anual: R$ 70 mil
Fundada em 2014, a Love Gifts atua no mercado de presentes, oferecendo uma ampla gama de produtos exclusivos para todas as ocasiões, além de itens de papelaria e de decorações criativas para a casa. Com treinamentos e acompanhamento completo aos franqueados, a marca oferece três modelos de negócio: loja física, home based e store in store, este último é uma estratégia de varejo em que uma loja oferece espaço para outra empresa criar uma “loja dentro da loja”
5) Cuidare
Setor: saúde, beleza e bem-estar
Investimento mínimo: A partir de R$ 30 mil
Retorno: 12 meses
Lucratividade média: R$ 10 mil (ou 20%
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
Faturamento médio anual: a partir de R$ 720 mil
A Cuidare atua no ramo de cuidadores de pessoas, atendendo crianças, adultos e idosos desde 2014, mas somente em 2016 se tornou uma franquia. No Estado de São Paulo, a empresa conta com 25 unidades e está presente em 22 Estados e no Distrito Federal. A microfranquia busca oferecer prestação de serviço em cuidados com pessoas em domicílio, focando em atendimento personalizado que estimule a independência e desenvolvimento dos assistidos
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