Empresa familiar criada em contêiner vira franquia que fatura R$ 45 milhões e vai para Europa

Marca de comida saudável Flow teve início modesto em Goiânia (GO), agora opera 73 lojas e planeja abrir unidade em Portugal neste ano

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Foto do author Victoria  Lacerda
Atualização:

Em 2017, os primos goianos Mateus Martins e Pedro Suassuna fundaram a Flow, uma rede de franquias com proposta de oferecer um cardápio saudável. Encerrando o ano de 2023 com um faturamento de R$ 45 milhões, a Flow, que teve início modesto em Goiânia (GO), agora opera 73 unidades distribuídas por 24 estados.

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A história empreendedora da Flow começou em 2015, quando Mateus se inspirou durante uma viagem à Alemanha, onde se impressionou com o avanço da alimentação saudável e orgânica. Pedro Suassuna, por sua vez, acumulava experiência como engenheiro na construção civil e se destacava como atleta amador, participando várias vezes do Ironman com apoio do negócio da família.

Com um investimento inicial de R$ 55 mil em um contêiner de 12m², inauguraram a primeira unidade da Flow, a Flow Fresh to Go, em Goiânia. “Era um espaço simples, tínhamos uma cozinha de 12 metros quadrados. Naquela época era muito barato comprar um contêiner, eu lembro que pagamos no máximo R$ 15 mil, mas hoje não, hoje em dia esse produto se valorizou muito”, lembra Martins.

A Flow iniciou a venda de franquias em Goiânia, inicialmente direcionada a amigos próximos. A iniciativa de expansão partiu de Pedro, que já tinha experiência como franqueado em outra rede de alimentação e entendia bem as demandas do setor. “Eu sabia como poderia ajudá-los. Cuido com dedicação de cada franqueado, realizando reuniões e planejando ações para impulsionar o crescimento”, afirma.

Uma pesquisa da Fispal Food Service e FGV Jr revelou que a preocupação com alimentação saudável está crescendo no Brasil, com 39,13% dos entrevistados priorizando esses alimentos. O setor de Alimentação – Food Service teve um desempenho notável em 2022, com crescimento de 21,5%, conforme a Associação Brasileira de Franchising. O mercado de alimentação saudável no Brasil cresce aproximadamente 12,3% ao ano, segundo a pesquisa da Brasil Food Trends.

Da esquerda para a direita, Pedro e Bruna Suassuna, Cátia Maria Felix e Mateus Martins, sócios da Flow. Foto: Divulgação/Flow

Entre as opções de pratos saudáveis da marca, destacam-se o filé de frango, o tilápia Flow e o salmão Flow. Além disso, o cardápio inclui sucos especiais, tapiocas, omeletes, crepes, açaí, wraps, burritos e supercafés.

“Eu acho que a Flow vai muito bem porque nós estamos aqui para apoiar as pessoas, não para cobrar e ditar o que elas devem ou não comer”, afirma Suassuna.

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“Nós temos um desempenho positivo em todo o Brasil, com destaque para cidades no interior de São Paulo, Minas Gerais e aqui em Goiânia”, complementa Martins.

Incêndio na pandemia

O período pós-pandemia foi um divisor de águas na trajetória da rede. Antes da crise sanitária, a Flow contava com cerca de 10 lojas e crescia de maneira mais gradual. Foi nesse período que a empresa enfrentou um dos momentos mais desafiadores de sua história.

Em um esforço para reduzir os custos operacionais, os sócios cancelaram o seguro da unidade própria, que custava cerca de R$ 100 mensais.

Dias depois, um incêndio destruiu toda a estrutura. “Literalmente tivemos que começar do zero em um momento em que tínhamos recursos limitados”, diz Martins.

Unidade em Portugal ainda neste ano

A expectativa é alcançar até R$ 90 milhões de faturamento e chegar a 100 lojas. O próximo passo dos sócios é internacionalizar a marca, começando pela Europa.

A Flow está investindo cerca de R$ 400 mil para iniciar sua expansão no exterior, com a primeira loja em Porto (Portugal).

A previsão é abrir a primeira unidade nos próximos meses, com um empresário português atuando como master franqueado.

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Avaliação dos clientes

A Flow recebeu classificação média de 4,7 de 5 estrelas no Google, com mais de 3 mil avaliações até a publicação desta matéria. As avaliações positivas destacam a qualidade dos produtos, o atendimento e agilidade dos funcionários para o preparo da comida.

Os autores das notas concedidas não podem ser verificados. Eventualmente, comentários positivos ou negativos podem ser uma ação a favor ou a contra a empresa.

No site Reclame Aqui, não há registro de reclamações sobre o estabelecimento.

Mercado está mudando, diz especialista

O mercado de comida saudável está passando por transformações significativas, impulsionadas por novas tendências e mudanças no comportamento do consumidor.

Segundo Bruno Lopes, gestor de alimentos e bebidas do Sebrae, as principais tendências para 2025 destacam-se pela demanda crescente por alimentos ricos em nutrientes e ao mesmo tempo convenientes e práticos.

“Soluções para refeições e lanches nutritivos, com foco em ingredientes integrais e rótulos limpos, estão se tornando cada vez mais atrativas. Além disso, há uma crescente preferência por produtos com alto teor de proteínas e baixo teor de açúcar, assim como produtos orgânicos, livres de agrotóxicos, e que valorizem a culinária local e a comida caseira”, explica Lopes.

O especialista destaca que investir no setor de comida saudável difere significativamente de outras áreas alimentícias devido à atenção rigorosa que se deve dar à origem dos ingredientes.

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“É essencial que sejam cultivados de forma sustentável e sem agredir o meio ambiente. Além disso, é necessário considerar as restrições alimentares de consumidores como veganos, vegetarianos e celíacos, o que demanda uma oferta diversificada e inclusiva.”

Em termos de produtos promissores para investimento, destacam-se aqueles que são naturais, com baixo teor de açúcar, alto teor de proteína e que oferecem benefícios nutricionais sem comprometer o sabor.

“O comportamento do consumidor em relação à comida saudável está evoluindo rapidamente. Além dos veganos e vegetarianos, há uma crescente demanda por produtos que ofereçam praticidade e se encaixem em estilos de vida agitados. Essa mudança reflete uma preocupação crescente com a saúde e o bem-estar, impulsionando o crescimento contínuo do mercado de alimentos saudáveis como uma escolha preferencial entre os consumidores conscientes.”

Valores de franquia da Flow

  • Investimento inicial: R$ 180 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 65.000
  • Lucro médio mensal: R$ 9.750
  • Taxa de Franquia Flow: R$ 65 mil
  • Taxa de Franquia Flow Coffee: R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: 19 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: 5%
  • Número de unidades em operação (próprias e franquias): 75 - Serviço to go e take away
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