Fundada em 1964 pelos sócios João Carlos Cauduro e Ludovico Martino, a Cauduro Associados desenvolve e faz gestão de marcas. Próxima de completar 50 anos, a empresa de design tem reconhecimento internacional e já produziu mais de mil marcas, acumulando 15 prêmios.
Essa história de sucesso começou em 1960, quando Cauduro terminou a faculdade de arquitetura na Universidade de São Paulo (FAU-USP) e foi estudar desenho industrial na Itália. “Ao voltar, dois anos depois, vi que no Brasil ainda não se falava em desenho industrial nem em comunicação visual, mas logo essas disciplinas foram introduzidas na FAU, e fui convidado para dar aula, o que fiz por mais de 30 anos”, diz o ex-professor. ::: Siga o Estadão PME nas redes sociais ::: :: Twitter :: :: Facebook :: :: Google + :: O primeiro grande projeto da Cauduro Associados foi realizado entre 1967 e 1970, quando o escritório assessorou a empresa que ganhou a concorrência para desenvolver os projetos do Metrô. “Primeiro, criamos a marca do Metrô e, depois, toda a comunicação visual.”
O arquiteto, hoje com 77 anos, diz que nos anos 1970 criou na FAU a disciplina Planejamento Visual Urbano. “A matéria tinha como foco organizar visualmente a cidade, com o objetivo de criar uma cidade mais fácil, mais interessante e agradável.” Nessa época, ele fez uma série de projetos ligados à paisagem urbana. O maior deles foi implantado em 1974, na Avenida Paulista, como os totens de sinalização.
O trabalho mais recente foi iniciado há dois anos e está em fase de implantação. Trata-se do projeto de comunicação visual da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). “Notamos que a empresa não tinha um padrão visual, por isso nos preocupamos muito em criar uma identidade visual”, conta.“Usando o vermelho, criamos um desenho muito forte e ao mesmo tempo simples, dando uma unidade para as estações”, explica o arquiteto.
Ao vencer uma concorrência internacional, a Cauduro Associados também foi responsável por criar a identidade visual da Vale. “A empresa possui escritórios em 37 países, e era importante ter a mesma identidade visual em todos.” A marca da Vale foi escolhida como melhor case global pelo site identityyworks.
Mesmo com tanta experiência, Cauduro diz não ter uma receita para o sucesso. “Parece mentira, mas cada projeto é como se fosse o primeiro. É um processo de realimentação permanente, não tem cartas marcadas. É difícil explicar como ocorre, é muito intuitivo, não é racional. Muitas vezes estou dormindo e sonho com uma solução.”
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