Quando era estudante de Engenharia de Produção na Universidade Federal Fluminense (UFF), João Paulo Martins, hoje com 31 anos, notou a importância de conhecimentos avançados de Excel para conseguir uma vaga de estágio. Com isso em mente, buscou se capacitar e conseguiu uma vaga na multinacional francesa L’Oreal - e passou também a ajudar colegas de classe a usar o programa.
Com grande procura, Martins organizou uma classe para dar aulas aos sábados, onde percebeu uma oportunidade de negócio. As turmas foram aumentando e, junto ao amigo João Lira, então estudante da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Martins fundou a Hashtag Treinamentos. Com auxílio de outros professores, inclusive o atual sócio Alon Pinheiro, que havia sido aluno da primeira turma de Excel de Martins, o negócio se expandiu e foi para o ambiente virtual.
A Hashtag Treinamentos faturou R$ 48 milhões em 2023 e hoje tem mais de 60 funcionários e 100 mil alunos. A empresa oferece seus conteúdos em uma plataforma online: além de Excel, há cursos de Power BI, SQL, Python, Javascript e HTML, e também de outros softwares como Powerpoint. O plano é se expandir para a área de idiomas em breve. Para conhecer mais detalhes da história da Hashtag Treinamentos, acesse a reportagem completa neste link.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.