Uma pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral (FDC) em parceria com o Estímulo, fundo de impacto que apoia pequenas empresas, mostrou que 45% dos empreendedores brasileiros estão endividados.
Os dados também apontam que 57% dos entrevistados não fazem análises de mercado e que 66% afirmam estar confiantes para lidar com as finanças dos negócios, mesmo com as dívidas.
Em vídeo de quatro minutos, a cientista e professora da FDC Elisângela Furtado responsável pelo levantamento que ouviu 310 empreendedores entre julho e setembro de 2024, comenta os fatores que influenciam esses resultados e dá dicas para sair do endividamento.
Confira os principais destaques do vídeo:
- 57% dos empreendedores não fazem nenhum tipo de análise de mercado, porque acreditam que a percepção do empresário é suficiente para administrar um negócio e planejar produtos e serviços.
- 45% dos entrevistados estão endividados, mas 66% estão confiantes na gestão financeira do seu empreendimento.
- O grau de confiança elevado na gestão financeira junto com a alta taxa de endividamento mostra que a maior parte dos empreendedores não enxerga a inadimplência como um problema, o que é um erro grave, já que as dívidas geram juros e se tornam um desperdício de recursos.
- Uma das principais causas de endividamento é o crédito. Apesar de ser fundamental para o crescimento da empresa, é preciso ter cuidado para gerir a dívida.
- Para sair do endividamento, é preciso buscar qualificação para profissionalizar a gestão financeira e crédito de qualidade para se desenvolver de forma saudável.
Quer saber mais sobre como lidar com o endividamento? Assista ao vídeo completo:
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.