É claro que não existe uma fórmula mágica para ter um negócio de sucesso. O CEO da Cacau Show, Alê Costa, por exemplo, ressalta como a jornada será sempre desafiadora. E o empreendedor precisa saber como passar por essas situações.
Mesmo havendo inúmeras maneiras de prevenir que problemas aconteçam, não há nada garantido quando o assunto é empreendedorismo. O risco é inerente ao negócio. Assim como em investimentos financeiros - até mesmo em renda fixa. O importante é que o empreendedor esteja preparado e ciente de como abordar diferentes situações.
O que diferencia um empreendedor de sucesso?
“Manter a alegria e o entusiasmo pode transformar até os momentos difíceis em oportunidades de crescimento. Ao encarar os obstáculos com leveza e otimismo, você não apenas fortalece seu próprio espírito, mas também inspira sua equipe e cria um ambiente onde a superação é celebrada”, resume Costa.
O Estadão conversou com especialistas e pediu para CEOs do mercado de franquias estabelecidas no Brasil darem dicas de como criar e tocar um negócio de sucesso.
A importância da gestão financeira no empreendedorismo
O primeiro ponto, de acordo com Sebrae-SP, Contabilizei e 300 Consultoria, é saber o mínimo sobre gestão. Isso inclui de fluxo de caixa e capital de giro até legislação. “Se não entender sobre o Código de Defesa do Consumidor ou sobre como funciona a CLT, vai ter problemas”, explica o vice-presidente de consultoria da 300 Ecossistema de Alto Impacto, Lucien Newton.
Além disso, segundo ele, é essencial projetar cenários conservadores - mais “pé no chão”. Isso vai servir para que o empreendedor não tenha tantas surpresas, como faturamentos mais baixos ou até mesmo custos mais altos - até atingir o chamado ponto de equilíbrio. “Menos emoção e mais razão. Claro que não existe só razão, mas tem que balancear bem.”
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O papel do plano de negócios no sucesso empresarial
Um outro ponto que vale ressaltar, segundo o consultor de negócios do Sebrae-SP Anderson Barbosa, é conhecer bem o mercado no qual vai entrar e se planejar.
Isso porque, tendo um bom plano de negócios, entendendo o público-alvo e quais são as dores daqueles clientes, é possível traçar estratégias melhores e, consequentemente, criar uma conexão maior com as pessoas. Além, claro, de conhecer os concorrentes.
“Tem que avaliar tudo, o externo e o interno também, olhar para si mesmo. Fazer reflexões que mostrem como é o perfil empreendedor. E conseguir desenvolver comportamentos necessários para o empreendimento”, diz o porta-voz do Sebrae-SP.
O vice-presidente executivo de operações da Contabilizei, Guilherme Soares, completa que escutar o cliente e se fazer ser visto também tendem a tornar essa trilha no empreendedorismo mais eficiente.
“Liga para eles. Escute do que gostaram ou não. Aceite sugestões e informe os clientes que aquilo foi acatado pela empresa. E use ferramentas gratuitas online para marketing e para a parte fiscal. Tem muita empresa que faz isso de graça ou com um volume inicial gratuito”, conclui.
CEOs dão dicas para o sucesso
Confira, a seguir, três dicas de cada executivo que participou da reportagem.
As opiniões vão desde elementos básicos, como entender como separar as contas de pessoa física e pessoa jurídica, até retenção de talentos e a paixão pelo negócio.
Alê Costa, CEO da Cacau Show (chocolates)
- Coloque amor em tudo que faz. O sucesso de qualquer negócio começa com a paixão pelo que se faz. Quando você coloca amor no que oferece ao mercado, esse sentimento é percebido por clientes, parceiros e colaboradores.
- Transforme o ordinário em extraordinário. Todo grande empreendedor tem a capacidade de ver o potencial em coisas simples e transformá-las em algo memorável. Procure maneiras de surpreender seu público e oferecer mais do que eles esperam.
- Encare os desafios com alegria. A jornada empreendedora é cheia de desafios, mas manter a alegria e o entusiasmo pode transformar até os momentos difíceis em oportunidades de crescimento. Ao encarar os obstáculos com leveza e otimismo, você não apenas fortalece seu próprio espírito, mas também inspira sua equipe e cria um ambiente onde a superação é celebrada.
Lohran Soares, CEO da Milky Moo (milkshakes)
- Saiba onde quer chegar. Saber onde você quer estar, onde você enxerga a empresa no curto, médio e longo prazo. E o empreendedor deve se lembrar disso todos os dias, sempre, tendo consistência na rotina. Ser fanático, porque, em toda grande companhia, um dos diferenciais é a entrega incessante. Resumindo: traçar o destino final e lembrar disso a todo momento.
- Seja um bom líder. Ser humano é prioridade. Ser um bom líder, saber se comunicar bem com as pessoas, ser um bom ouvinte e liderar com empatia. Dá para ser feliz trabalhando, sim.
- Inove. Se você inova uma vez, todo mundo te imita. Se você inova pela segunda vez, todo mundo te imita. Mas, se você tem a cultura da inovação, ninguém te acompanha. É pensar em ser pioneiro sempre e tentar chegar na frente.
Igor Remigio, CEO do aiqfome (delivery de comida)
- Ninguém nasce com DNA empreendedor. Quando você entende isso, a ficha de que empreender é uma habilidade possível de desenvolver finalmente cai e você percebe que 90% do seu sucesso é feito de habilidade, esforço, saber aproveitar boas oportunidades e treino. Apenas 10% são sorte/bênção.
- Autoconhecimento é uma arma essencial. Saiba no que você é muito bom, no que você é médio e no que você é ruim. Então, coloque 200% de esforço no que você faz muito bem e cerque-se de pessoas que dominam as outras coisas. Afinal, empreender não é algo que se faça sozinho.
- Lucro é muito importante, mas não é tudo. Se você trabalhar visando apenas isso, vai transformar processos e pessoas em apenas mais um degrau. Ser um bom empreendedor significa ter relações sinceras com quem você encontrar pelo caminho - sejam do seu time ou do seu concorrente.
Guilherme Lemos, CEO do Grupo Rão (alimentação)
- Trabalhe mais que todos. Trabalhe exaustivamente. Seja especialista no que você faz. Seja uma referência para os seus colaboradores. Atue em todas as áreas da empresa. E, quanto mais você dedicar de energia, de tempo, de força, de vontade, maior vai ser o retorno para o seu negócio.
- Sonhe grande, mas dê passos pequenos. E por que esses passos pequenos? Para que você consiga evoluir sem ter uma grande queda, caso ocorra um imprevisto na sua jornada - o que é absolutamente normal. Então, tenha um plano bem grande, um sonho gigante, mas, no dia a dia, evolua passo a passo, com planejamento e visão de futuro.
- Valorize pessoas. Elas podem agregar, ajudar na evolução do negócio. Sejam sócios, parceiros ou colaboradores - você sempre vai precisar de pessoas no final da linha. Qualquer empresa é construída com base em um relacionamento humanizado.
Eduardo Córdova, CEO do market4u (minimercados autônomos)
- Pesquise o mercado. Antes de investir em qualquer empreendimento, pesquise o modelo de negócio. Avalie o tamanho do mercado, tendências do segmento, entenda custos, desafios e margens. Estude também a concorrência, para garantir que o modelo de negócio seja rentável e escalável.
- Invista em um diferencial competitivo. Cuidado para não construir sua empresa e soluções pensando somente no que você gosta de consumir. Entenda o seu público-alvo, procure insatisfações dos consumidores nas soluções já existentes e busque por ineficiências dos seus concorrentes.
- Tenha resiliência. Esse é o ponto-chave. No empreendedorismo, não existe fórmula mágica, é preciso manter o foco nos objetivos, ser constante e ter disciplina para superar cada obstáculo. Serão inúmeras as vezes em que o caminho se mostrará desafiador. O empreendedor precisa entender que o sucesso raramente vem de maneira rápida e linear. Haverá momentos de dúvidas, incertezas e até retrocessos.
Francielle Faria, CEO da American Cookies (cookies)
- Separe as finanças da empresa das finanças pessoais. Embora essa possa parecer uma orientação simples e óbvia, na correria do dia a dia de um negócio que começa em família, muitas vezes não damos a atenção devida a esse aspecto. Essa separação é de extrema importância, pois permite avaliar a saúde financeira do negócio com precisão.
- Desenvolva habilidades de gestão. Não há como escapar da gestão. Sem um bom gerenciamento, a empresa não avança, pode estagnar e até desaparecer.
- Foque na qualidade do produto e na força da marca. A marca e os produtos caminham juntos. A satisfação dos clientes e o reconhecimento deles são o que nos orientam e nos fortalecem. Nunca abandone esses valores se deseja ter sucesso
Delfino Golfeto, CEO da Água Doce Sabores do Brasil (restaurantes)
- Acredite nos seus sonhos. Acreditar nos sonhos e no seu potencial é primordial para o sucesso. Além disso, é necessário dominar a área de atuação, conhecer a fundo o setor do seu negócio. Sempre digo que acreditar é se lançar para a vida em busca do impossível.
- Não desanime no primeiro escorregão. Ter um bom planejamento é importante para ter um norte. Mesmo em um planejamento perfeito, há chances de erros aparecerem no meio do caminho. É possível errar, mas de forma rápida. Ou seja, não desanime no primeiro escorregão. É importante levantar, reconhecer o erro, estudar para melhorar esta questão e superar a falha.
- Tenha foco. O grande segredo é ter foco e nunca misturar os rendimentos financeiros da empresa com os seus pessoais.
Aline Soaper, CEO do grupo Soaper (educação financeira)
- Escolha um modelo de negócio que se adapte ao seu estilo de vida. Você já passará por muitos desafios até o seu negócio decolar, então, mudar completamente para empreender em algo que não se encaixa no seu estilo de vida vai tornar essa jornada ainda mais difícil, aumentando os riscos de você desistir no começo da trajetória.
- Estude o mercado e entenda o que as pessoas querem. Não crie seu negócio baseado apenas nas suas convicções pessoais: para ter sucesso, o empreendimento precisa resolver uma necessidade específica do público. Invista tempo nesse estudo de mercado, contrate especialistas e esteja certo que seu negócio vai servir toda uma comunidade e não apenas seu gosto pessoal.
- Busque qualificação sobre gestão. Apenas paixão não será suficiente para manter seu negócio vivo. O empreendedor precisa aprender a fazer essa gestão de forma eficiente para diminuir os riscos e ter sucesso em médio e longo prazo.
Renata Barbalho, CEO da Espanha Fácil (naturalização e intercâmbio)
- Transforme-se em uma autoridade no setor. Para que uma empresa cresça e se destaque, é crucial que o empreendedor busque ser a autoridade número um em seu setor. Construir essa autoridade exige dedicação, estudo e atualização constante. O líder deve ser visto como uma referência, demonstrando profundo conhecimento sobre seu produto ou serviço e se posicionando como especialista no mercado. A combinação de autoridade e expertise é uma fórmula essencial para o crescimento.
- Foque em vendas e marketing. Nenhuma empresa sobrevive sem clientes. Ter o melhor produto do mundo não é suficiente se não houver vendas. O líder precisa ser o melhor vendedor da marca, com conhecimento profundo do produto, sendo o exemplo para o time. É importante que o empreendedor acompanhe de perto os departamentos de vendas e marketing, independentemente do tamanho da empresa ou da equipe de líderes que tenha. Acompanhamento diário e reuniões constantes são fundamentais para garantir o sucesso dessas áreas.
- Invista em conhecimento financeiro. É imprescindível que o empreendedor tenha noções básicas de finanças para gerenciar custos e receitas, mantendo sempre uma visão clara do fluxo de caixa. Revisitar esse fluxo diariamente é uma prática recomendada, pois os gastos tendem a aumentar com o tempo. Embora o controle financeiro possa ser feito semanalmente, o acompanhamento diário cria um hábito saudável e eficiente.
Claudinei dos Anjos, CEO da Anjos Colchões & Sofás (colchões e sofás)
- Invista na retenção de talentos. Eles trazem consistência, inovação e ajudam a construir uma cultura sólida. Investir em treinamento, feedback e oportunidades de desenvolvimento mantém os funcionários motivados e engajados, além de reduzir os custos de rotatividade. O conhecimento acumulado e a experiência de colaboradores leais são grandes ativos para a empresa.
- Venda e compre de quem precisa. Esse princípio reflete a importância de identificar um público-alvo que realmente valorize e precise do que sua empresa oferece. Vender para quem precisa significa resolver problemas reais, o que aumenta as chances de fechar negócios e ter clientes fiéis. Além disso, comprar de quem precisa vender cria oportunidades de negociar melhores condições e estabelecer relações vantajosas com fornecedores, resultando em uma cadeia de suprimentos mais eficiente e lucrativa.
- Muito trabalho, mas com planejamento. O sucesso empresarial depende de esforço constante, mas, sem um plano bem estruturado, o trabalho pode ser ineficaz. Um bom planejamento permite que o trabalho seja direcionado para as prioridades certas, otimizando recursos e tempo. O planejamento evita erros, aumenta a produtividade e garante que a empresa esteja preparada para desafios futuros, equilibrando o esforço com uma abordagem estratégica.
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