PUBLICIDADE

Como fazer sua pequena empresa ser encontrada nas buscas do Google de graça

Ferramenta gratuita ajuda pequenas empresas a aparecerem para o consumidor quando ele faz uma busca na internet por produtos ou serviços

PUBLICIDADE

Foto do author Felipe Siqueira
Atualização:

Divulgação é algo essencial para um negócio, e sua empresa precisa aparecer bem em buscas on-line. Afinal, como alguém pode fechar boas vendas se não é conhecido pelos clientes?

PUBLICIDADE

Vamos imaginar o seguinte cenário: um consumidor precisa de um determinado serviço ou produto. Se ele não conhece um local que atenda a essa demanda e não tem uma recomendação de amigo ou familiar, é muito provável que busque no Google.

Uma das formas de ajudar o empreendedor a se destacar é o Google Meu Negócio, plataforma gratuita da gigante de tecnologia. Para isso, é preciso cadastrar o negócio lá, montando uma página com os dados da empresa.

É importante preencher corretamente os dados de sua empresa na ferramenta do Google para ela ser localizada na busca on-line Foto: GeoJango Maps/Unsplash

A consultora de marketing do Sebrae-SP Silmara Regina Souza fala sobre as vantagens da ferramenta. “A que horas a empresa está aberta? Tem o WhatsApp ali? Qual o endereço? A ferramenta traz esse resultado. Então, é importante que todas informações sejam preenchidas”, explica.

Quais as vantagens de estar no Google Meu Negócio?

  • Visibilidade: O negócio poderá ser encontrado na busca da plataforma mais facilmente. Além disso, o empreendimento terá condição de aparecer no Maps, serviço de localização do Google.
  • Facilidade de contato: Email, site e telefone poderão estar disponíveis por lá. Isso facilita a ponte entre o negócio e o cliente.
  • Clareza nas informações: É possível definir em quais dias e horários o comércio está em funcionamento.
  • Avaliações: Clientes podem avaliar (bem ou mal) o serviço.
  • É de graça: É possível fazer campanhas de divulgação pagas, mas o básico, que inclui o card no Google e a presença no Maps, são gratuitos.

Como criar perfil no Google Meu Negócio?

É possível pesquisar pela ferramenta no próprio Google ou acessar diretamente por meio deste link. Por lá, basta clicar em “Gerenciar agora”. A partir disso, alguns tópicos vão precisar ser preenchidos, como:

  • nome da empresa;
  • tipo - seja varejo online, loja física ou serviços locais;
  • site;
  • categoria (área de atuação);
  • endereço, essencial para presença no Maps;
  • telefone;
  • foto de perfil;

Publicidade

Depois de preencher esses tópicos, uma verificação será necessária, via telefone ou mensagem de texto. Após isso, será possível selecionar quais os dias de funcionamento, assim como os horários.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.