Quando começou a produzir guarda-chuvas feitos de crochê, a empregada doméstica Rosilda Maria de Jesus, de 34 anos, não imaginava que essa seria a sua porta de entrada para o empreendedorismo. Moradora de Brasília (DF), ela decidiu postar vídeos das suas criações no TikTok a pedido das filhas e conseguiu transformar o sucesso na internet em renda extra.
Ela aprendeu a costurar sozinha há seis anos, apenas com linha e agulha. A artesã optou pelo crochê por achar a técnica bonita. Ao ganhar experiência, Rosilda passou a vender tapetes e bonecos para amigos. A ideia de produzir um guarda-chuva de crochê veio depois de ver uma foto na internet.
A pedido das filhas, abriu uma conta no TikTok e publicou a sombrinha de crochê. O vídeo viralizou em menos de 24 horas, mas a maioria dos comentários citava que o item não poderia ser utilizado na chuva. A artesã conta que recebeu a sugestão de colocar uma camada de plástico sobre o tecido para tornar o objeto impermeável. A ideia deu certo e o sucesso do segundo vídeo foi ainda maior.
Quer mais detalhes sobre a história? Leia a reportagem completa, disponível neste link.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.