Ricardo Ananias, de 38 anos, nasceu e cresceu na Rocinha, uma das maiores comunidades do Rio de Janeiro. Filho de um pedreiro e de uma empregada doméstica, ele vivenciou desde muito cedo as dificuldades da pobreza, o que o marcou. Aos 14 anos, ele pediu para a mãe autorização para ajudar nas despesas da casa e começou a entregar jornais, de bicicleta, durante a madrugada, na Barra da Tijuca.
Com o dinheiro acumulado após alguns anos, Ricardo financiou sua primeira moto e passou a entregar medicamentos para farmácias de manhã e pizzas à noite, enquanto continuava entregando jornais. Em uma empresa em que trabalhava, foi premiado como o melhor entregador e promovido até chegar a supervisor, mas acabou demitido e foi isso que o impulsionou a dar o próximo passo: em 2012, ele fundou a R3 Express, inicialmente focada em delivery de comida.
Leia também
Hoje, a R3 Express é uma empresa de logística voltada ao e-commerce que realiza cerca de 500 mil entregas mensais e possui faturamento anual de aproximadamente R$ 100 milhões. Além do Rio, opera também em São Paulo, Espírito Santo e Belo Horizonte. Ricardo também ampliou seus investimentos e hoje possui uma holding, o Winner Group, que gerencia suas 11 empresas. Ele também criou o projeto Investe Favela, fundo dedicado a apoiar empreendedores das comunidades. Quer saber mais sobre a trajetória de Ricardo? Leia a reportagem completa.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.