Cinco franquias de escolas de idiomas figuram entre as 50 maiores franquias do País, segundo ranking da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Wizard, CNA, Fisk, CCAA e KNN fazem parte desta lista. Mas quanto custa ter uma franquia de cada uma dessas marcas?
Essa resposta varia muito, já que as empresas oferecem tanto modelos de franquia tradicionais, com escolas de idiomas, como também operações mais enxutas, incluindo até modalidades sem unidade física, com o professor lecionando em domicílio ou pela internet. Essa variação de modelos faz com que as operações de franquia de escolas de idiomas se adaptem a diferentes tipos de investidor.
A depender da marca, há possibilidade de se investir em uma unidade e atuar diretamente no dia a dia da operação, atuando na gerência da unidade.
Há também opções de investimento maiores, voltadas para multifranqueados (franqueados que possuem vários unidades de franquia).
Isto não significa que o franqueado não ficará responsável pela operação, mas que a gestão pode ser feita por um colaborador dedicado na unidade.
Este é o caso da Wizard, maior franquias de escolas de idiomas do País, com 1.014 unidades - 17ª maior franquia do País. Segundo Anderson Estevão, diretor comercial de franquias na Pearson América Latina, a Wizard tem expandido suas operações buscando parcerias com possíveis multifranqueados e utilizando as escolas para oferecer outros produtos da Pearson - grupo de educação inglês do qual a companhia faz parte. Entre esses produtos, estão testes de proficiência e serviços de educação corporativos.
“A gente procura quem venha para o universo Wizard, mas não seja franqueado de somente uma escola”, pontua Estevão, ao indicar que esse posicionamento tem sido uma estratégia recente da marca. Atualmente a empresa possui cerca de 480 franqueados.
Estevão pontua ainda que os franqueados não precisam saber necessariamente idiomas estrangeiros, como o inglês, para investir em uma franquia da empresa. Segundo ele, as habilidades de gestão e o acompanhamento do dia a dia da operação são muito mais importantes.
4 opções de franquias de escolas de idiomas
No setor de franquias de escolas de idiomas, é comum que as franqueadoras não façam uma cobrança mensal de royalties dos franqueados. As redes, em geral, faturam com a venda de material didático, além de outros serviços oferecidos, como testes de proficiência e cursos on-line.
Abaixo, confira opções de franquias de escolas de idiomas, entre as marcas com o maior número de unidades no País.
Antes, porém, algumas ressalvas precisam ser feitas:
- faturamento não é lucro, como já explicamos nesta reportagem. É preciso descontar todos os custos necessários para depois chegar ao lucro, que vai para os bolsos dos sócios;
- todo negócio tem um tempo de maturação. Isso significa que, por um período, poucas pessoas vão conhecer a marca e, consequentemente, o número de vendas vai ser menor;
- antes do lucro, um empreendimento precisa atingir o ponto de equilíbrio - não dar nem lucro nem prejuízo;
- as opções que figuram nesta lista são oferecidas pelo mercado e não representam nenhum tipo de recomendação por parte da reportagem.
1) Wizard
Maior franquia de escola de idiomas do País, a Wizard nasceu no final dos anos 1980 e cresceu para uma rede com mais de mil unidades. A marca, atualmente parte do grupo de educação Pearson, oferece cursos de inglês e espanhol, além de outros seis idiomas, como alemão e japonês, a depender da unidade.
- Investimento inicial estimado: de R$ 250 mil a R$ 450 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 110 mil
- Lucro médio mensal: 20% a 25% do faturamento
- Prazo de retorno estimado: 18 a 24 meses
- Prazo de contrato: 5 anos
- Royalties/mês: não há cobrança de royalties
A empresa opera com três tipos de franquia: microfranquia, standard e premium. Cada um deles corresponde a um tamanho de escola diferente (de 100m² a 300m²), a depender dos planos do franqueado e da demanda de determinada região onde a unidade pode ser instalada. O valor de faturamento se refere a uma média de todas as unidades da marca.
2) CNA
CNA é a segunda maior franquia de escola de idiomas do País (24ª no ranking geral), com mais de 700 operações. Criada no início dos anos 1970, a rede oferece cursos de inglês e espanhol.
- Investimento inicial estimado: de R$ 5 mil a R$ 350 mil
- Faturamento médio mensal: de R$ 12 mil a R$ 95 mil (conforme o modelo)
- Lucro médio mensal: 25% do faturamento
- Prazo de retorno estimado: 24 até 38 meses
- Prazo de contrato: 4 a 5 anos, a depender do formato
- Royalties/mês: não há cobrança de royalties
A empresa possui diferentes formados de franquia, que variam de acordo com a necessidade do franqueado e da demanda da região em que ele pretende se instalar.
A franquia digital permite com que o franqueado opere como uma unidade própria do CNA, utilizando os materiais e o suporte da marca para lecionar em regiões menores, distantes de escolas da rede. Esta opção, porém, só pode ser contratada por quem já é franqueado da marca e opera uma unidade física do CNA.
Já as microfranquias, são unidades que se adequam em imóveis de até 40 m², enquanto as franquias polo podem operar dentro de polos educacionais de ensino superior.
Além disso, também há o formato mais conhecido, com a escola operando em um prédio próprio. O valor de investimento inicial, assim como o faturamento, variam de acordo com cada modelo.
Leia também
3) Fisk
Fundada pelo americano Richard Fisk no final dos anos 1950, a Fisk cresceu e se tornou a terceira maior franquia de escolas de idiomas do Brasil (25ª no ranking geral). A empresa oferece cursos de inglês e espanhol, além de outras modalidades, como o ensino de português para brasileiros.
- Investimento inicial total estimado: de R$ 35 mil a R$ 235 mil
- Faturamento médio mensal: de R$ 30 mil a R$ 215 mil
- Lucro médio mensal: R$ 6 mil a R$ 43 mil
- Prazo de retorno estimado: 18 a 24 meses
- Prazo de contrato: 3 anos
- Royalties/mês: não há cobrança de royalties
A rede oferece diferentes tipos de franquia que variam de tamanho conforme a região e o número de alunos atendidos. Há modalidades de franquia no modelo de escola e também a opção de operar uma unidade da Fisk dentro de uma instituição de ensino, como um colégio.
4) CCAA
O CCAA teve sua primeira escola fundada no início dos anos 1960. Cerca de dez anos depois, tornou-se franquia e hoje é a quarta maior rede de escolas de idiomas do País (29ª no ranking geral), segundo a ABF. Com mais de 600 operações, a empresa oferece cursos de inglês e espanhol.
- Investimento inicial total estimado: de R$ 175 mil a 300 mil
- Faturamento médio mensal: de R$ 55 mil a R$ 100 mil
- Lucro médio mensal: R$ 10 mil a R$ 26 mil
- Prazo de retorno estimado: 22 a 36 meses
- Prazo de contrato: 5 anos
- Royalties/mês: não há cobrança de royalties
A empresa possui diferentes modelos de franquia, que variam de tamanho para cada localidade em que pretende se instalar. Os valores de faturamento estão diretamente relacionados ao valor de investimento em cada unidade.
5) KNN
A KNN nasceu em 2004, e desde 2014 opera como franquia. A empresa é a quinta maior rede de escolas de idioma do País (43ª no ranking geral), com mais de 400 unidades.
- Investimento inicial total estimado: de R$ 35 mil a R$ 330 mil
- Faturamento médio mensal: de R$ 12 mil a R$ 220 mil
- Lucro médio mensal: de R$ 8,5 mil a R$ 90 mil
- Prazo de retorno estimado: de 3 meses a 24 meses
- Prazo de contrato: 4 anos
- Royalties/mês: não há cobrança de royalties
A KNN também possui diferentes formatos variando em tamanho, valor de investimento e, consequentemente, faturamento e lucro.
A franquia mais barata, no formato “micro”, por exemplo, é pensada para cidades pequenas, com até 10 mil habitantes. Os modelos crescem conforme o tamanho da unidade e a quantidade de alunos que cada uma pode comportar.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.