PUBLICIDADE

Feira de franquias começa nesta semana; quanto custa para uma empresa montar um estande?

ABF Franchising Expo será aberta na quarta-feira, 26 em São Paulo, com mais de 400 marcas

PUBLICIDADE

Foto do author Felipe Siqueira
Foto do author João Scheller

Na quarta-feira, 26, vai começar a ABF Franchising Expo, no Expo Center Norte, na zona norte de São Paulo. Local para negócios e networking, o evento irá durar quatro dias e mais de 400 marcas terão estande no local.

PUBLICIDADE

“A feira é o local em que os candidatos a franqueado e marcas se encontram e se conhecem, iniciando uma negociação que, em muitos casos, se estendem por semanas ou até meses, por conta dos trâmites jurídicos e processos seletivos”, explicou ao Estadão, por meio de nota, o diretor da Informa Markets, responsável pela promoção e organização do evento, Hermano Pinto.

Para quem vai à feira pensando em investir numa franquia, especialistas dizem que o ideal é não fechar negócio por impulso, ainda mais em um momento em que há muitas possibilidades para serem avaliadas. Além disso, antes de quaisquer assinaturas - de contrato ou pré-contrato -, a marca é obrigada a enviar a Circular de Oferta de Franquia (COF), como rege a lei do setor.

Mas quanto custa para uma empresa divulgar seu negócio de franquias na feira?

Edição da ABF Franchising Expo 2023 Foto: Foto: ABF/Divulgação

Para a locação do espaço durante o evento, a entidade informa que a média do valor do metro quadrado é de R$ 1.350. Além disso, existe uma metragem mínima a ser utilizada: 9m². Os pagamentos podem ser feitos à vista ou parcelado. Para participar da feira, é preciso ser associado à ABF.

Além disso, pode haver taxas referentes a materiais promocionais e construção do estande. A entidade, porém, não abre estes valores publicamente.

Mas os gastos não se resumem somente ao aluguel do espaço na feira. Também entram no conta o custo da estrutura dos estandes, atividades oferecidas, funcionários que permanecem no local e eventuais brindes distribuídos ao público.

Publicidade

A franquia de malas e mochilas Sestini, por exemplo, estima que os gastos variem entre R$ 60 mil e R$ 80 mil para cada edição, com base em participações anteriores. Para este ano, a empresa terá uma estrutura de 50 m².

Também para este ano, a rede de franquias de chás Bubble Mix terá um custo de R$ 123 mil com a sua estrutura de 25 m², enquanto que o Grupo Impettus, que agrega marcas como Espetto Carioca, Mané e Buteco Seu Rufino, terá um estande ainda mais caro - de 100 m² no evento, com um custo estimado de R$ 350 mil.

Com quantias semelhantes, a Antaris Franchising, dona de marcas como Johnny Rockets e Cuor di Crema, irá investir cerca de R$ 500 mil em sua estrutura de 120 m² na feira deste ano.

ABF Franchising Expo

  • Quando: de 26 a 29 de junho
  • Onde: Expo Center Norte, zona norte de SP
  • Horários de funcionamento: de 26 a 28 de junho, das 13h às 21h, e, no sábado, 29 de junho, das 11h30 às 18h30
  • Preço do ingresso ao público: a partir de R$ 100
  • Mais informações: https://www.abfexpo.com.br
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.