Veja 10 franquias em contêiner para abrir um negócio com investimento a partir de R$ 64,9 mil

Negócios têm praticidade e custos mais baixos; analista alerta que modelo não serve para todos os casos

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Foto do author Geovanna  Hora
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Quer investir em um negócio com loja física, mas economizar com os custos da instalação? As franquias em contêineres podem ser uma opção. O formato é uma das tendências no mercado de franchising e conquistou espaço até no catálogo de grandes redes, como a Cacau Show.

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As estruturas, geralmente feitas em aço para garantir mais resistência, já saem das fábricas prontas para serem utilizadas, o que ajuda a reduzir os gastos com a montagem e o tempo necessário para começar a operar.

Humberto Madeira, coordenador da Comissão de Microfranquias e Novos Formatos da Associação Brasileira de Franchising (ABF), aponta que um dos principais diferenciais dos contêineres é a facilidade de instalação em regiões menores e mais afastadas dos grandes centros.

“O Brasil é um país grande, mas feito de cidades pequenas. Algumas localidades não têm estrutura para receber uma loja tradicional, mas têm demanda, que pode ser atendida em espaços compactos”, avalia.

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Madeira afirma que o formato permite que a empresa se instale em áreas abertas com alto fluxo de pessoas, como estacionamentos, postos de combustíveis e pavilhões.

Na maior parte das vezes, é necessário pagar para usar os lugares, mas o custo é inferior ao de um ponto físico.

Ele também destaca que a maior parte das opções disponíveis são microfranquias, com investimento inicial de até R$ 135 mil. Dados da ABF mostram que o mercado das franquias de valores mais baixos está em estabilização, mas registrou um crescimento de 82% entre os meses de maio de 2021 e maio de 2024.

“O modelo é micro no capital investido, mas é macro no faturamento. É possível abrir o negócio com o dinheiro da venda de um carro ou da rescisão contratual, mas, se for bem administrado, a arrecadação pode ser semelhante à de um empreendimento tradicional”, diz o consultor.

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Modelo é promissor, mas pode não ser adequado para todos os negócios

Apesar dos benefícios, algumas empresas têm dificuldade para se adaptar à estrutura dos contêineres. Madeira explica que o maior desafio está relacionado a produtos que precisam ser conservados em temperaturas baixas, já que, nos espaços abertos, a exposição ao sol é direta, e os refrigeradores podem não ser suficientes.

Por ser uma tendência recente, segundo o especialista, é preciso estar atento a marcas que oferecem o modelo para aproveitar a alta na procura, mas não realizam todos os testes necessários.

Ele afirma que é necessário estudar detalhadamente a Circular de Oferta de Franquia (COF) antes de fechar o negócio.

“O empreendedor não pode escolher o formato ou o setor de atuação baseado no que é mais popular naquele momento, já que alguns estilos são passageiros. É necessário ter identificação com o estabelecimento e com as opções que ele oferece”, avalia.

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Dicas para quem quer investir no formato

Para quem quer apostar em uma franquia em contêiner, Madeira afirma que o primeiro passo é listar quais opções combinam com as suas áreas de interesse e se encaixam no seu orçamento.

Ele explica que é importante procurar por franqueados e ex-franqueados para entender os pontos fortes e fracos de cada marca.

“Essa conversa ajuda a identificar algumas variáveis e mostra como a região e o local de instalação influenciam os resultados da empresa”, comenta.

Engana-se quem pensa que por serem negócios testados, esses estabelecimentos exigem menos trabalho por parte do empreendedor.

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O especialista recomenda que sejam feitas pesquisas, cursos de capacitação e consultas com profissionais para evitar alguns erros de gestão que são comuns para pessoas inexperientes, mas podem levar ao fechamento precoce.

Madeira lembra também que é importante seguir as instruções do franqueador, já que a pessoa responsável por criar a loja é a mais preparada para indicar o que funciona ou não no formato.

“A franqueadora tem que fornecer quatro pontos: qual o conceito da marca, como os processos devem ser feitos, os produtos e serviços e um suporte a longo prazo. Se o empreendedor seguir isso, as chances de dar certo são maiores”, conclui.

Dez opções de franquias em contêiner

Confira a seguir dez opções de franquias em contêiner para investir e começar seu próprio negócio:

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1) Cacau Show

Franquia de contêiner da Cacau Show. Foto: LAILSONSANTOS

O contêiner é a opção mais barata entre os quatro modelos de franquia da Cacau Show, especializada na produção e venda de chocolates finos, que atua no mercado de franchising desde 2001. O investimento inicial inclui taxas, instalações e estoque.

  • Investimento inicial estimado: a partir de R$ 64,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 61,4 mil
  • Lucro médio mensal: 15% do faturamento
  • Prazo de retorno: 12 meses
  • Prazo de contrato: 30 meses
  • Royalties/mês: 50% sobre o valor da compra de produtos
  • Número de unidades em operação: 4.200 (em todos os formatos)

2) Lavô

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A Lavô é uma franquia autônoma, que dispensa a necessidade de funcionários. Inaugurada em 2019, a rede tem parcerias com marcas de produtos de limpeza, como Omo, Unilever e Comfort.

  • Investimento inicial estimado: a partir de R$233 mil
  • Faturamento médio mensal: R$30 mil
  • Lucro médio mensal: 60% do faturamento
  • Prazo de retorno: 18 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: 5% do faturamento
  • Número de unidades em operação: 1 mil (em todos os formatos)

3) Energy Brasil

Fundada em 2019, a rede atua na comercialização, instalação e manutenção de sistemas de energia fotovoltaica. O franqueado da Energy Brasil tem acesso a treinamentos sobre o mercado e parcerias com marcas como Elgin e BYD.

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  • Investimento inicial estimado: a partir de R$ 99 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 100 mil
  • Lucro médio mensal: 20% do faturamento
  • Prazo de retorno: 12 meses
  • Prazo de contrato: Não informado
  • Royalties/mês: 3,5% do faturamento
  • Número de unidades em operação: 500 (em todos os formatos)

4) Chilli Beans

O contêiner da marca de óculos Chilli Beans é produzido com plástico reciclado. No mercado de franchising desde 2001, o investimento inicial da franquia inclui móveis, estoque inicial, equipamentos, taxas e capital de giro.

  • Investimento inicial estimado: a partir de R$ 90 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 40 mil
  • Lucro médio mensal: 18% do faturamento
  • Prazo de retorno: 20 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: 15%, já incluso no valor da mercadoria
  • Número de unidades em operação: 800 (em todos os formatos)

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5) Tratabem

Formatada para o franchising em 2012, a Tratabem é uma microfranquia da iGui, especializada no segmento de manutenção e serviços para piscinas. O investimento inicial inclui a estrutura da loja, equipamentos, treinamentos e divulgações.

  • Investimento inicial estimado: a partir de R$ 75 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 40 mil
  • Lucro médio mensal: 60% do faturamento
  • Prazo de retorno: 18 meses
  • Prazo de contrato: 2 anos
  • Royalties/mês: R$ 1 mil
  • Número de unidades em operação: 103 (em todos os formatos)

6) Johnny Rockets

O contêiner da Johnny Rockets foi planejado para delivery e retiradas, o que dispensa a necessidade de uma área para consumo. No Brasil desde 2013, a hamburgueria aposta na temática dos anos 1950 para se destacar.

  • Investimento inicial estimado: a partir de R$ 500 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 90 mil
  • Lucro médio mensal: 15% do faturamento
  • Prazo de retorno: 18 a 36 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: 8% sobre o faturamento (6% + 2% para publicidade)
  • Número de unidades em operação: 40 (em todos os formatos)

7) Love Gifts

Fundada em 2014 em Campina Grande (PB), a Love Gifts oferece mais de 2.000 opções de presentes e decorações criativas, como copos, almofadas e cadernos.

  • Investimento inicial estimado: a partir de R$ 119 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 40 mil
  • Lucro médio mensal: 23% do faturamento
  • Prazo de retorno: 12 a 18 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês:R$1,5 mil ou 5%, se o faturamento for superior a R$30 mil + 2% para publicidade
  • Número de unidades em operação: 80 (em todos os formatos)

8) Usaflex

A rede de calçados de conforto atua no franchising desde 2015. Sem lojas próprias, as quatro fábricas da marca são exclusivas para atender a demanda dos franqueados. Ela aderiu ao formato de contêiner em 2024.

  • Investimento inicial estimado: a partir de R$ 260 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 120 mil
  • Lucro médio mensal: 10% a 15% do faturamento
  • Prazo de retorno: 24 a 36 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: 10% sobre o valor da compra de produtos + 2% para propaganda
  • Número de unidades em operação: 320 (em todos os formatos)

9) Tem Jeito

Oferece serviços de ajuste, conserto e reforma de roupas de forma ágil e entrou no mercado de franchising em 2021. Um dos destaques é o atendimento prestado por delivery.

  • Investimento inicial estimado: a partir de R$ 79,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 40 mil
  • Lucro médio mensal: 20% a 25% do faturamento
  • Prazo de retorno: 18 a 24 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: 8% do faturamento (6% + 2% para publicidade)
  • Número de unidades em operação: 11 (em todos os formatos)

10) Fini

A fabricante de balas trabalha com franquias no Brasil há 12 anos. O contêiner se destaca pela identidade visual colorida, com pelúcias de mascotes da marca.

  • Investimento inicial estimado: a partir de R$ 261 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
  • Lucro médio mensal: 12% a 15% do faturamento
  • Prazo de retorno: 20 a 26 meses
  • Prazo de contrato: Não informado
  • Royalties/mês: R$2,8 mil
  • Número de unidades em operação: 320 (em todos os formatos)

Correções

Na versão original deste texto, estavam errados os dados da franquia de contêiner da Johnny Rockets. As informações corretas são as seguintes: Investimento inicial estimado: a partir de R$ 500 mil; faturamento médio mensal: R$ 90 mil; lucro médio mensal: 15% do faturamento; prazo de retorno: 18 a 36 meses; prazo de contrato: 5 anos; royalties/mês: 8% sobre o faturamento (6% + 2% para publicidade); número de unidades em operação: 40 (em todos os formatos). O texto foi corrigido.

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