Quanto custa abrir uma franquia de hamburgueria? Veja 8 opções e o que considerar antes de escolher

Especialistas apontam que hamburguerias cresceram nos últimos dez anos, mas é preciso ter atenção aos custos elevados e a concorrência acirrada

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Foto do author Geovanna  Hora

Quer abrir uma franquia de hamburgueria, mas não sabe por onde começar? Existem dezenas de marcas disponíveis no mercado e algumas prometem faturamentos milionários. Mas, antes de escolher, é preciso entender se esse é o melhor investimento para o seu perfil.

O Estadão ouviu dois especialistas e separou 8 opções, com investimentos a partir de R$ 50 mil e faturamentos de até R$ 416 mil por mês.

O coordenador da Comissão de Food Service da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Bruno Gorodicht, aponta que o interesse dos brasileiros por hambúrguer cresceu nos últimos anos, especialmente no delivery.

Especialistas apontam que interesse dos brasileiros por hambúrguer cresceu nos últimos 10 anos.  Foto: Robert Bertold

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No ano passado, foram registrados 216 milhões de pedidos de hambúrgueres no iFood, o que coloca o prato na primeira posição no ranking dos mais vendidos da plataforma, de acordo com a empresa brasileira. “O hambúrguer se destaca no delivery porque permite que o cliente tenha em casa uma experiência muito parecida com a que teria na loja”, afirma Gorodicht.

Para o empresário Marcelo Marani, fundador da consultoria Donos de Restaurantes, as hamburguerias passaram a se preocupar mais com a qualidade dos produtos oferecidos. Ele aponta ainda que, há uma década, São Paulo era o principal núcleo dos lanches artesanais, mas agora o Brasil inteiro já está familiarizado com esses pratos.

“O aumento do interesse dos consumidores pelo hambúrguer faz com que o empreendedor tenha não só uma rentabilidade maior, mas também uma chance de expandir o negócio com mais facilidade”, aponta.

Custos, concorrência e falta de mão de obra qualificada são principais desafios

Apesar do crescimento desse nicho de mercado, quem investe em hamburguerias enfrenta problemas comuns no setor de Food Service. Os especialistas apontam que os custos dos insumos e da operação de lojas físicas, a concorrência acirrada, que não abre margem para erros, e a falta de profissionais qualificados são os principais desafios.

Gorodicht afirma que o aumento no preço da carne - que foi de 20,84% no ano passado, a maior alta desde 2019, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - tem um grande impacto no valor total dos lanches.

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“Ainda que o final de ano tenha sido positivo, o aumento da inflação e da taxa de juros gera um receio sobre como os negócios vão conseguir crescer”, pontua. Fugir do preço alto da matéria-prima é difícil, mas optar por uma franquia que funcione no delivery é um caminho para economizar com o ponto de vendas.

A grande quantidade de opções exige que o empreendedor tenha criatividade e inovação para se destacar, segundo Marani. “Mas, acima de tudo, o que diferencia o negócio é uma gestão eficiente, com atenção às boas práticas, à produtividade e aos equipamentos”, diz.

Para contornar a falta de mão de obra qualificada, o coordenador da ABF afirma que o franqueado precisa dominar todas as etapas de produção da empresa, da preparação do pão até a finalização do hambúrguer. “É importante se dedicar a aprender sobre o seu próprio negócio”, completa.

Como saber se você tem o perfil para ser franqueado de uma hamburgueria?

Para ser franqueado de uma hamburgueria, o primeiro passo é ter afinidade com o nicho. Mas os especialistas alertam que não basta gostar de comer hambúrguer ou querer aproveitar os bons números do franchising: é importante estar disposto a estudar o modelo de negócio e as tendências da área a fundo.

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“Algumas pessoas acreditam que trabalhar com comida sempre funciona, porque todo mundo come. Mas, na prática, não é assim que acontece”, pontua Marani. Ele também destaca que o empreendedor precisa ser curioso e ter a mente aberta para lidar com as mudanças que se tornam cada vez mais frequentes.

Se você quer manter um emprego paralelo e investir em algo para ter só uma renda extra, as hamburguerias não são a melhor opção. Essas franquias exigem dedicação em tempo integral e cuidados com os detalhes para ter sucesso. “É preciso ter controle de ponta a ponta: do estoque, do financeiro, da equipe e assim por diante”, diz o fundador da Donos de Restaurantes.

O empreendedor também precisa checar se a sua capacidade de investimento e expectativa de faturamento estão alinhadas com as necessidades e resultados da marca. Pular essa etapa pode gerar frustração e perda de dinheiro. “Antes de assinar, tem que responder se você pode investir o necessário e esperar pelo retorno”, analisa Gorodicht.

Para ter uma noção desse cenário na realidade, nada melhor do que conversar com quem vive essa realidade. Procure por franqueados - ou ex-franqueados - das empresas para entender quais são as particularidades de cada operação. “Ver os desafios na prática é determinante para saber se o empresário está pronto para vivenciar tudo isso”, conclui Marani.

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Confira 8 opções de franquias de hamburgueria a partir de R$ 50 mil

As opções a seguir são apenas sugestões de mercado e não constituem uma recomendação da reportagem. Avaliar os modelos e buscar informações adicionais sobre o suporte e a estrutura da franqueadora é fundamental antes de tomar uma decisão. Os dados são fornecidos pelas empresas:

1) Johnny Smash Burger

A Johnny Smash Burger é uma hamburgueria especializada em smash burgers, nome dado a técnica onde o hambúrguer é prensado na chapa.

  • Investimento inicial: R$ 50 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
  • Lucro médio mensal: de 15% a 25%
  • Prazo de retorno: de 15 meses a 24 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: 5% do faturamento
  • Número de unidades em operação: 28 unidades

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2) Conglomerado Burger

O franqueado do Conglomerado Burger opera quatro marcas - Rão Burger, Ogro Steaks, Bob Beef e Zenha Burger -, com público-alvo distintos, em uma mesma cozinha de delivery compartilhada.

  • Investimento inicial: R$ 200 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 150 mil
  • Lucro médio mensal: 10% do faturamento
  • Prazo de retorno: a partir de 24 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties: 6% do faturamento
  • Número de unidades em operação: 13

3) Number One Chicken

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A Number One Chicken é uma marca que oferece hambúrgueres de frango e porções de frango frito.

  • Investimento inicial: R$ 299 mil (com a taxa de franquia inclusa)
  • Faturamento médio mensal: R$ 240 mil
  • Lucro médio mensal: de 10% a 20% do faturamento
  • Prazo de retorno: de 16 meses a 24 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: 5% do faturamento
  • Número de unidades em operação: 203

4) Meatz Burger

O Meatz Burger oferece ao franqueado uma operação que foca em hambúrgueres simples, no formato de loja física com delivery.

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  • Investimento inicial: R$ 300 mil (R$ 250 mil + R$ 50 mil de taxa de franquia)
  • Faturamento médio mensal: R$ 230 mil
  • Lucro médio mensal: 12% do faturamento
  • Prazo de retorno: 24 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: 5% do faturamento
  • Número de unidades em operação: 20

5) Burguês

A marca O Burguês foi a primeira hamburgueria do Grupo Burguês, fundada em 2017, no Rio de Janeiro, com foco em operação por delivery.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 350 mil para a loja de rua + R$ 50 mil de taxa de franquia
  • Faturamento médio mensal: R$ 250 mil
  • Lucro médio mensal: de 12% a 15% do faturamento
  • Prazo de retorno: de 18 meses a 24 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: 8% do faturamento (6% + 2% de taxa de publicidade)
  • Número de unidades em operação: 75

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6) Ex-Touro

A Ex-Touro também pertence ao Grupo Burguês, mas é voltada para opções de lanche premium, com um perfil mais gastronômico.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 450 mil para a loja de rua + R$ 40 mil de taxa de franquia
  • Faturamento médio mensal: R$ 250 mil
  • Lucro médio mensal: de 12% a 15% do faturamento
  • Prazo de retorno: de 18 meses a 24 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: 8% do faturamento (6% + 2% de taxa de publicidade)
  • Número de unidades em operação: 53

7) Johnny Rockets

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Presente em mais de 30 países, a marca americana Johnny Rockets abriu a primeira unidade no Brasil em 2013. As lojas possuem temática da década de 1950 e disponibilizam no cardápio hambúrgueres, batatas e milkshakes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 960 mil no modelo express, para praças de alimentação (com a taxa de franquia inclusa)
  • Faturamento médio mensal: R$ 220 mil
  • Lucro médio mensal: 15% do faturamento
  • Prazo de retorno: de 18 meses a 36 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: 7% do faturamento
  • Número de unidades em operação: 45

8) Cabana Burger

O Cabana Burger é uma rede de hamburguerias criada em 2016, com foco em smash burgers, feitos com 100 gramas de carne bovina.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 1,2 milhão
  • Faturamento médio mensal: R$ 416 mil
  • Lucro médio mensal: 12% do faturamento
  • Previsão de retorno: cerca de 30 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: 7% do faturamento
  • Número de unidades em operação: 24
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