De quanto dinheiro precisa para ser dono de algumas das franquias mais caras do Brasil?

Valores são milionários e, de acordo com especialistas, custos com estrutura, equipamentos e know how são os principais itens que encarecem uma unidade

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Foto do author Felipe Siqueira

Quanto custa para abrir algumas das franquias mais caras do Brasil? O valor chega a passar de R$ 6 milhões em alguns casos.

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Como esse preço é definido? O Estadão conversou com especialistas para entender o que encarece a operação. Entenda como funciona e veja exemplos de franquias famosas e caras

Claro que vale lembrar que os valores são altos, mas o rendimento também tem suas vantagens. “O investimento maior leva normalmente a um retorno proporcionalmente maior”, ressalta a diretora-executiva da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Fabiana Estrela.

A rede BK tem uma das franquias mais caras do País, com investimento inicial acima de R$ 6 milhões  Foto: Brett - stock.adobe.com

O vice-presidente de consultoria da 300 Ecossistema de Alto Impacto, Lucien Newton, vê três grandes grupos de investimento em franquias:

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  • microfranquias: até R$ 135 mil
  • franquias de investimento moderado: até R$ 405 mil, aproximadamente (três vezes o valor de uma micro)
  • franquias de alto investimento inicial: acima de R$ 405 mil

A primeira coisa que pode ser ressaltada neste cenário é que os perfis de empreendedores mudam de acordo com o volume de investimentos. Claro que isso não é uma regra, mas é uma tendência de mercado, explica Newton.

“Microfranquias e franquias de investimento moderado são mais inclusivas, recebem mais os empreendedores de primeira viagem, que vão usar ali economias da vida toda ou até mesmo verbas de rescisão, por exemplo. Já as de alto investimento são empreendedores mais profissionais, que não estão nessa pela primeira vez, já têm uma base de análise e uma parcimônia bem maior”, fala.

O que encarece uma franquia?

A estrutura e a marca são os fatores principais. Newton lembra que, quanto maior a marca, mais cara tende a ser a taxa de franquia - que não conta os custos de operação, mas, sim, o licenciamento para uso da marca, identidade visual e o know how.

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O oposto também vale para a outra ponta. Quanto mais desconhecida a marca e com maior intuito de escalabilidade inicial, para aumentar a capilaridade em determinado mercado, mais barata tende a ser a unidade. Às vezes, essa taxa pode até ser zerada.

Existe margem de lucro para as franqueadoras dentro desta taxa. Porém, normalmente, não é isso que vai pesar mais para os franqueados.

O que vai encarecer, de fato, é a estrutura do negócio. E, nestes valores muito elevados, geralmente falamos sobre pontos físicos. Aqui vão entrar itens como:

  • identidade visual: o quão específico é o layout necessário para a loja funcionar. Isso vai influenciar nos custos, que vão desde obras até materiais e tecidos
  • metragem: quanto maior o local, mais cara será a obra, inclusive se houver necessidade de adequações para a operação
  • equipamentos: muitas vezes não é possível comprar materiais usados. Nestes casos, principalmente quando são itens muito específicos ou importados, vai demandar uma quantia maior
  • estoque: em muitos casos, o armazenamento de itens é essencial e, a depender do tamanho do local, o gasto será bem grande também

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“Não é que necessariamente o investimento seja alto. O custo para aquela unidade entrar em operação é que é caro. E aí o empreendedor vai precisar avaliar se vale a pena, vendo se o retorno vem em um prazo que o atenda e se faz sentido quando comparado com outras remunerações de investimentos no mercado, por exemplo”, conta Newton.

Capital de giro

Já explicamos neste material o que é e qual a importância do capital de giro. Ele funciona como um colchão financeiro - uma reserva - para que o negócio funcione sem gargalos até o empreendimento atingir o ponto de equilíbrio, alcançando uma receita que cobre todos os custos (veja mais aqui).

O valor de investimento inicial pode não considerar a necessidade de capital de giro. É importante que o franqueado leia a Circular de Oferta de Franquias (COF), converse com outros franqueados e ex-franqueados e avalie qual vai ser a demanda para essa reserva, de modo a segurar o negócio até que se sustente por conta própria.

Veja marcas com investimento acima de R$ 500 mil

Confira, a seguir, opções de franquias com valores iniciais superiores a R$ 500 mil. As opções desta lista são oferecidas pelo mercado e não representam nenhum tipo de recomendação por parte da reportagem.

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Burger King

Uma das gigantes do fast-food mundial atua no Brasil com 262 unidades franqueadas. Além destas, há também 1.028 restaurantes próprios da marca.

  • Investimento inicial total estimado: R$ 6,5 milhões (loja de rua padrão BK)
  • Faturamento médio mensal estimado: R$ 500 mil
  • Lucro médio mensal: a marca não divulga
  • Royalties/mês: 8%
  • Fundo de Marketing/mês: 3,5%
  • Prazo de retorno: de 5 a 7 anos
  • Prazo de contrato: 20 anos

KFC

Rede especializada em frangos fritos, da mesma rede da Pizza Hut - Grupo IMC.

  • Investimento inicial total estimado: de R$ 2,2 milhões até R$ 4,5 milhões (a depender do modelo)
  • Faturamento médio mensal: a empresa não informa
  • Lucro médio mensal: a empresa não informa
  • Royalties/mês: 6%
  • Prazo de retorno: de 36 a 48 meses
  • Prazo de contrato: 10 anos

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Red Balloon

Oferece educação infantil bilíngue para crianças de 2 a 5 anos e cursos de inglês para estudantes de 3 a 17 anos.

  • Investimento inicial estimado: a partir de R$ 2 milhões
  • Faturamento médio mensal: a empresa não informa
  • Lucro médio mensal: 30%
  • Royalties/mês: 7% do valor da mensalidade
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos

Start Anglo Bilingual School

Escola com conceito bilíngue.

  • Investimento inicial total estimado: a partir de R$ 1,5 milhão
  • Faturamento médio mensal: a empresa não informa
  • Lucro médio mensal: 35% da receita líquida na maturidade
  • Royalties/mês: 6%
  • Fundo de marketing: 2%
  • Prazo de retorno: 3 anos
  • Prazo de contrato: 5 anos

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Pizza Hut

Rede especializada em pizza, da mesma rede do KFC- Grupo IMC.

  • Investimento inicial total estimado: entre R$ 1 milhão e R$ 1,2 milhão (a depender do modelo)
  • Faturamento médio mensal: a empresa não informa
  • Lucro médio mensal: a empresa não informa
  • Royalties/mês: 6%
  • Prazo de retorno: de 36 a 48 meses
  • Prazo de contrato: 10 anos

Espaçolaser

Marca especializada em depilação a laser. Atualmente a rede conta com quase 800 unidades no Brasil, sendo que 233 são franquias.

  • Investimento inicial total estimado: a partir de R$ 905 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 180 mil
  • Lucro médio mensal: cerca de 30%
  • Royalties/mês: 10% sobre o faturamento
  • Prazo de retorno: 30 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos

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School of Rock

Marca especialista no ensino de música, com aulas de voz, instrumentos e atividades em grupo. Hoje conta com uma unidade própria no Brasil e mais 49 franqueadas.

  • Investimento total inicial estimado: de R$ 660 mil a R$ 950 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 130 mil
  • Lucro médio mensal: 20% do faturamento
  • Royalties: 5% sobre o faturamento bruto, descontado o ISS
  • Prazo de retorno: 36 meses
  • Prazo de contrato: 10 anos
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