Investir em franquias de quiosque em shoppings pode ser uma oportunidade para empreendedores que desejam entrar no mundo dos negócios gastando menos dinheiro. O Estadão separou uma lista com dez opções associadas à Associação Brasileira de Franchising (ABF) - veja a lista no fim do texto. Os investimentos começam entre R$ 5,4 mil e R$ 140 mil, com faturamento mensal de R$ 5 mil a R$ 70 mil.
Por ocupar um espaço menor, os shoppings cobram valores de aluguel mais baixos para quiosques, além de condições especiais para o rateio das contas de água e energia. Além disso, o contato direto com o público possibilita uma abordagem mais fácil, sem que o cliente precise entrar na loja ou haja na necessidade de ter vitrines elaboradas para atrair a atenção.
Leia também
O quiosque, no entanto, pode não ser o ideal para alguns tipos de negócio. “Precisa verificar com cuidado. No caso de vestuário, por exemplo, muitas vezes o cliente não vai ter a possibilidade de experimentar a roupa ou o sapato”, exemplifica o consultor de negócios do Sebrae-SP Artur Shoiti.
As franquias de quiosques exigem poucos funcionários, muitas vezes apenas um. O que é uma vantagem pode ser também um desafio, diz o consultor.
O franqueado precisará estar sempre preparado para lidar com a operação no caso de imprevistos, como a falta do funcionário.
Para a instalação de franquias em shoppings, é preciso fazer cálculos prévios não somente do custo e taxas da franquia, como do aluguel do espaço no shopping.
“Precisa ler o contrato com atenção. Algumas vezes, o preço muda com relação ao faturamento, e o empresário se frustra, é como se fosse uma ‘punição pelo sucesso’”, aponta Shoiti.
Para mitigar riscos, ele enfatiza a importância do planejamento estratégico. Isso inclui a leitura cuidadosa das informações contidas na Circular de Oferta de Franquia (COF) e no contrato feito com o shopping, calculando todas as despesas fixas e variáveis do negócio.
Além disso, é essencial ter capital de giro suficiente para enfrentar possíveis desafios ao menos nos primeiros seis meses de operação.
Artur alerta para a necessidade de compreender o ambiente do shopping onde o quiosque será instalado. É essencial avaliar o fluxo de pessoas, a concorrência existente no mesmo segmento e a programação de eventos do local. Esses fatores podem impactar significativamente no sucesso do empreendimento.
Confira opções de franquias de quiosques
Veja dez opções de marcas de franquias que atuam no modelo de negócio de quiosques. Os números são estimativas divulgadas pelas próprias empresas.
1. FRANQUIA MR. KIDS
Rede de franquias de vending machines com produtos infantis
- Investimento inicial total: R$ 5.400
- Royalties/mês: não cobra
- Faturamento médio mensal: R$ 5.000
- Prazo de retorno do investimento: de 12 a 16 meses
- Área da quiosque: de 2 a 10 m²
- Taxa de propaganda: não cobra
2. FRANQUIA FÁBRICA DE BOLO VÓ ALZIRA
Rede de franquias de bolos caseiros.
- Investimento inicial total: R$ 75.000
- Royalties/mês: não cobra
- Faturamento médio mensal: R$ 50.000
- Prazo de retorno do investimento: de 20 a 24 meses
- Área da quiosque: de 6 a 12 m²
- Taxa de propaganda: R$ 300
3. FRANQUIA SENSE SPA EXPRESS
Rede de franquias especializada em massagens relaxantes e terapêuticas.
- Investimento inicial total: R$ 75.000 a R$ 150.000
- Royalties/mês: R$ 2.000 ou 5%
- Faturamento médio mensal: R$ 65.000
- Prazo de retorno do investimento: de 12 a 24 meses
- Área da quiosque: de 8 a 48 m²
- Taxa de propaganda: R$ 300 ou 1%
4. FRANQUIA POPCORN GOURMET
Rede de franquias de pipoca gourmet.
- Investimento inicial total: R$ 85.000 a 215.000
- Royalties/mês: 5 %
- Faturamento médio mensal: R$ 40.000
- Prazo de retorno do investimento: de 6 a 18 meses
- Área da quiosque: de 3 a 15 m²
- Taxa de propaganda: 2 %
5. FRANQUIA ROSA MAKE
Rede de franquias de maquiagens a partir de R$ 10.
- Investimento inicial total: R$ 90.000 a R$ 115.000
- Royalties/mês: 5%
- Faturamento médio mensal: R$ 50.000
- Prazo de retorno do investimento: de 12 a 16 meses
- Área da quiosque: de 6 a 12 m²
- Taxa de propaganda: não cobra
6. FRANQUIA ZASTRAS BRINQUEDOS
Rede de franquias de produtos educativos e variedade de brinquedos, livros e materiais artísticos.
- Investimento inicial total: R$ 99.000 a R$ 119.000
- Royalties/mês: não cobra
- Faturamento médio mensal: R$ 41.500
- Prazo de retorno do investimento: de 18 a 24 meses
- Área da quiosque: de 6 a 12 m²
- Taxa de propaganda: não cobra
7. FRANQUIA ICE CREAM ROLL
Rede de franquia de sorvetes.
- Investimento inicial total: R$ 109.000 a R$ 158.000
- Royalties/mês: 5 %
- Faturamento médio mensal: R$ 70.000
- Prazo de retorno do investimento: de 11 a 13 meses
- Área da quiosque: de 6 a 9 m²
- Taxa de propaganda: R$ 300
8. FRANQUIA NUTTY BAVARIAN
Rede de franquias de castanhas glaceadas artesanais.
- Investimento inicial total: R$ 14.500
- Royalties/mês: 8 %
- Faturamento médio mensal: R$ 42.000
- Prazo de retorno do investimento: de 12 a 18 meses
- Área da quiosque: de 4 a 6 m²
- Taxa de propaganda: 2%
9. FRANQUIA UNHAS CARIOCAS
Rede de franquias de serviços de estética, depilação e podologia.
- Investimento inicial total: R$ 130.000 a R$ 140.000
- Royalties/mês: R$ 2.600 por mês
- Faturamento médio mensal: R$ 60.000
- Prazo de retorno do investimento: de 12 a 18 meses
- Área da quiosque: de 12 a 16 m²
- Taxa de propaganda: R$ 400 por mês
10. FRANQUIA JAH
Rede de franquias de sorvetes e açaí
- Investimento inicial total: R$ 140.000 a R$ 250.000
- Royalties/mês: 5% sobre as vendas
- Faturamento médio mensal: R$ 70.000
- Prazo de retorno do investimento: de 12 a 24 meses
- Área da quiosque: de 4 a 8 m²
- Taxa de propaganda: 2% sobre as vendas
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.