Maiores franquias baratas custam a partir de R$ 30 mil; veja ranking e valores

Microfranquias oferecem opções de investimento menor para quem busca começar a empreender

PUBLICIDADE

Publicidade
Foto do author Redação
Por Redação

A variedade de microfranquias no País é grande. Há opções em diferentes setores, que vão desde minimercado autônomo até seguradora, passando também pela área de educação, com investimento a partir de R$ 29,5 mil. As microfranquias são franquias mais baratas, com investimento inicial que não ultrapassa R$ 135 mil.

No início de fevereiro, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou seu ranking anual de maiores franquias e microfranquias do País. Os dados foram divulgados neste ano, mas se referem a 2023, com base no número de unidades de cada marca. As maiores microfranquias, segundo o ranking, são:

  1. Market4u (2.100 unidades);
  2. Prudential (1.686 unidades);
  3. Seguralta (1.672 unidades);
  4. Kumon (1.532 unidades);
  5. Credfácil (1009 unidades).

PUBLICIDADE

Os valores de investimento variam de acordo com cada marca e modelo de franquia (confira abaixo os dados específicos de cada uma, segundo informações das empresas).

Vale mencionar que, segundo especialistas, mesmo com um investimento inicial menor, estas franquias devem ser encaradas como um negócio e não um emprego sem chefe. Assim, ao investir em uma das marcas, o empreendedor deve analisar as opções de crescimento e expansão do negócio, assim como sua viabilidade econômica.

Franquia de minimercados autônomos Market4u, que aposta em tecnologia para otimizar operações Foto: Market4u/Divulgação

1. Market4u

Marca de minimercados autônomos, que podem ser instalados em condomínios residenciais ou empresariais. Não há necessidade de atendentes, e o franqueado fica responsável pela manutenção dos espaços, controle e reposição do estoque de mercadorias.

  • Investimento inicial total estimado: a partir de R$ 75 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 10 mil a R$ 15 mil por unidade
  • Lucro médio mensal: de 10% a 15% sobre o faturamento
  • Prazo de retorno: 16 a 24 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: 6% sobre o faturamento bruto + R$ 130 para manutenção do sistema de monitoramento das unidades

O investimento inicial inclui valor de taxa de franquia que permite a abertura de até 5 unidades. O valor também contempla sistema de câmeras, equipamentos e estoque inicial para a primeira loja.

Publicidade

2. Prudential

Seguradora oferece opção para franqueados se tornarem corretores da marca, com um modelo home-based, ou seja, não necessitando de um espaço físico dedicado para manter as operações da franquia. A Prudential conta ainda com 34 unidades de apoio ao redor do País, espécie de coworkings que podem ser usados pelos franqueados.

  • Investimento inicial total estimado: R$ 45 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 27,2 mil
  • Lucro médio mensal: 30% sobre o faturamento líquido
  • Prazo de retorno: 6 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: 5% do faturamento

O percentual cobrado de royalties se refere a 4% de royalties, 0,5% de fundo de propaganda e 0,5% de taxa de ocupação. Os valores cobrados dos franqueados variam de um mínimo de R$ 1 mil até um máximo de R$ 5 mil.

3. Seguralta

Corretora de seguros que oferece opções em diferentes modalidades, tanto para clientes empresariais, quanto para o consumidor final.

Publicidade

PUBLICIDADE

  • Investimento inicial total estimado: a partir de R$ 40 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Lucro médio mensal: 50% do faturamento
  • Prazo de retorno: de 8 a 12 meses
  • Prazo de contrato: 10 anos
  • Royalties/mês: 25% do faturamento bruto

As informações se referem ao modelo mais barato de franquia da empresa, chamado de Home Office. Há opções no formato de loja, com investimento inicial de R$ 50 mil e R$ 135 mil. Essas opções prometem um faturamento mensal a partir de R$ 15 mil e R$ 25 mil, respectivamente.

A empresa informa ainda que há cobrança de 5% do valor do contrato após o término e que os valores de investimento inicial contemplam taxa de franquia, treinamento (on-line e presencial) e suporte (operacional, comercial e de marketing).

4. Kumon

A franquia de educação oferece diferentes tipos de curso, como inglês, japonês e matemática. A marca está presente em 55 países e conta com 1,5 mil unidades no Brasil.

Publicidade

  • Investimento inicial total estimado: a partir de R$ 50 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 36 mil com 120 alunos matriculados
  • Lucro médio mensal: 20% a 25% sobre o faturamento
  • Prazo de retorno: 18 a 24 meses
  • Prazo de contrato: 2 anos
  • Royalties/mês: 40% sobre o preço sugerido de mensalidade

A marca pontua que o faturamento - e, consequentemente, os lucros - de cada franqueado podem variar conforme a região e os custos operacionais da unidade. O prazo de contrato é renovado automaticamente até que uma das partes manifeste intenção de rescisão.

A cobrança de royalties sobre o valor das mensalidades pode chegar a 45%, a depender de requisitos predeterminados pela franqueadora. O fornecimento do material didático, suporte e consultorias estão incluídos nos royalties pagos.

A empresa afirma ainda que oferece um auxílio aluguel para os novos franqueados, concedido por 24 meses após a inauguração da unidade.

Publicidade

5. Credfácil

Franquia de concessão de crédito, conta com mais de mil unidades no País e oferece diferentes opções de financiamento, seguros e crédito pessoal e consignado. A empresa conta com modelos de franquia home-based e também com unidades físicas.

  • Investimento inicial total estimado*: a partir de R$ 29,5 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 130 mil
  • Lucro médio mensal: de R$ 6 mil a R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: 6 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: R$ 350

* O valor de investimento inicial divulgado pela marca é de R$ 19.997. Só que não inclui o capital de giro (R$ 7,5 mil) e equipamentos (R$ 2 mil). Como são itens essenciais para o início do funcionamento, esta reportagem somou todos esses valores e os apresentou como investimento inicial.

Não há cobrança de taxa de publicidade. A empresa afirma ainda que os valores elevados de faturamento ocorrem pelo negócio lidar com um número grande de transações financeiras, e ressalva que o lucro varia entre os valores informados acima.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.