Para quem busca empreender no setor de tecnologia, investir em uma franquia pode ser um caminho. Segundo especialistas, o segmento de eletrônicos tem se mostrado promissor, impulsionado pela crescente demanda por assistência técnica, acessórios e soluções tecnológicas.
O franchising oferece modelos de negócios já testados e suporte das franqueadoras, o que reduz os riscos da operação.
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Equipamentos eletrônicos e acessórios são essenciais
“Itens como capinhas, películas e carregadores deixaram de ser supérfluos e se tornaram essenciais no dia a dia. Além disso, o mercado tem acompanhado novas tendências, como a mobilidade elétrica, com patinetes e motos elétricas”, afirma Vinícius Barreto, vice-presidente da vertical Scale Up no Ecossistema 300 Franchising.
Karen Sitta, analista da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae Nacional, destaca o crescimento das franquias tecnológicas.
“O Brasil tem mais de 530 mil empresas no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), sendo 93% pequenos negócios. As franquias desse segmento têm alcançado resultados expressivos ao atender a demanda por inovação e serviços especializados”, explica.
Os especialistas explicam que, com opções para diferentes perfis de investidores, as franquias no setor de eletrônicos oferecem oportunidades promissoras. “Antes de investir, é essencial avaliar o suporte da franqueadora, os custos operacionais e o potencial de mercado para garantir um negócio de sucesso”, alerta Vinícius Barreto.

Analistas alertam para alguns cuidados ao investir numa franquia barata. É preciso avaliar se vale a pena o investimento para exercer determinada função que poderia ser feita independentemente da ajuda do franqueador, como a venda de bijuterias ou seguros, por exemplo. Veja dicas sobre o tema nesta reportagem.
As opções abaixo são apenas sugestões de mercado e não constituem uma recomendação da reportagem.
Franquias do setor de tecnologia
1. Santa Carga
Totens de recarga para dispositivos móveis, como celulares, com modelo home based e sem necessidade de funcionários. O franqueado gerencia a instalação dos totens e a coleta de anunciantes.
- Investimento inicial: R$ 19.900
- Faturamento médio mensal: R$ 8.316
- Lucro médio mensal: R$ 7.940
- Prazo de retorno: a partir de 8 meses
- Royalties: R$ 199 fixos ou 5% do faturamento bruto
- Unidades em operação: 865
2. Iopoint Tecnologia
Soluções de controle de ponto via aplicativo, com reconhecimento facial e registro por GPS.
- Investimento inicial: a partir de R$ 40 mil
- Faturamento médio mensal: não divulgado
- Lucro médio mensal: 10% a 15%
- Prazo de retorno: 15 meses
- Royalties: não cobra
- Unidades em operação: 19
3. SuperGeeks
Ensino de programação e robótica para crianças e adolescentes. A metodologia inclui desenvolvimento de jogos e inteligência artificial.
- Investimento inicial: R$ 90 mil
- Lucro médio mensal: 35% a 45%
- Prazo de retorno: 24 a 36 meses
- Royalties: não cobra
- Unidades em operação: 45
4. Casa do Celular
Venda de celulares, smartphones e tablets, com foco nas classes C e D. Oferece três modelos de negócios: lojas de rua, shoppings e quiosques.
- Investimento inicial: a partir de R$ 150 mil
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 120 mil
- Lucro médio mensal: 10% a 15% do faturamento
- Prazo de retorno: 18 a 24 meses
- Royalties: 3% ao mês
- Unidades em operação: 280