Ganhar dinheiro no verão: Veja 10 franquias para investir no calor a partir de R$ 7,5 mil

Negócios nos setores de alimentação, turismo, saúde, beleza e lazer ganham força na época mais quente do ano

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Foto do author Geovanna  Hora

Quer aproveitar o auge da época mais quente do ano e investir em uma franquia que prometa sucesso no verão? O Estadão ouviu um especialista e separou 10 opções disponíveis no mercado com investimentos a partir de R$ 7,5 mil.

Para alguns negócios, termômetros com marcações elevadas significam aumento no faturamento. Eduardo Santinoni, diretor da Associação Brasileira de Franchising (ABF), afirma que as sorveterias estão entre as principais beneficiadas.

Franquias de sorvete, açaí, viagens e cuidados com o corpo estão entre os negócios que se destacam no verão.  Foto: Yevhenii - stock.adobe.com

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Dados de uma pesquisa da Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis (Abrasorvete) em parceria com a Empresa Júnior da Fundação Getulio Vargas (EJFGV) mostram que 66,5% dos brasileiros consideram o clima na hora de decidir comprar ou não um sorvete.

Ao lado de gelatos, picolés, paletas e similares, está o açaí. “O calor estimula o consumo de produtos refrescantes que já estão na rotina das pessoas. O açaí se espalhou no Brasil inteiro, e o sorvete já é uma tradição antiga. Os dois segmentos têm crescido ao longo do ano inteiro, mas ganham ainda mais força no verão”, avalia Santinoni.

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Calor estimula viagens, passeios e cuidados com o corpo

Santinoni diz que o setor de turismo e hotelaria também é impulsionado pelo calor. O Ministério do Turismo já anunciou que o Brasil terá um aumento de 10,7% no número de voos durante o verão de 2024 em comparação com o mesmo período do ano passado.

“O cliente costuma estar mais disposto a gastar com experiências e ter mais disponibilidade, por conta das férias escolares”, analisa o especialista.

As mesmas razões tornam negócios de entretenimento e lazer promissores. “O impacto é positivo para diferentes produtos e serviços, como agências de viagens e passeios locais, além de influenciar indiretamente empresas que trabalham com alimentação”, completa.

Quem também se beneficia é saúde, beleza e bem-estar. Santinoni afirma que as pessoas se interessam mais por cuidados pessoais, especialmente antes de viagens ou eventos sociais, o que impulsiona desde academias até salões de beleza e clínicas de estética.

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Como lidar com o aumento da demanda no verão?

Ter um aumento na demanda pode não significar um crescimento no faturamento se o empreendedor não souber lidar com os desafios. O diretor da ABF diz que é essencial analisar quais ajustes devem ser feitos no estoque e treinar a equipe para conseguir atender a um volume maior de clientes.

“A qualidade do serviço que a empresa presta ou do produto que ela entrega na alta temporada é o que determina qual será o acréscimo de receita que ela vai conseguir nesse período”, explica.

Preparar-se para a baixa temporada também é importante. Além de adaptar a operação para um ritmo mais lento, o dono do negócio precisa investir em ações para atrair os clientes. “É o momento de exercitar a criatividade e trabalhar com campanhas temporárias para estimular o consumo, para tentar zerar ou pelo menos diminuir o impacto do frio”, diz.

Por outro lado, Santinoni também aponta que, apesar do destaque para os primeiros meses do ano, as ondas de calor têm feito com que os dias quentes sejam cada vez mais comuns no Brasil, o que favorece esses negócios.

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Para saber o que fazer nas altas e nas baixas temperaturas, o especialista afirma que dois passos são essenciais: primeiro, estudar o modelo de negócio e dominar a área na qual será feito o investimento; depois, conversar com quem já é franqueado, para entender quais são os pontos positivos e negativos na prática.

“Investir em franquias exige que o empreendedor entenda profundamente a alma da marca. Passa por conhecer os fundadores e a gestão para ver se há alinhamento entre o que ele deseja e o que a franqueadora oferece”, conclui.

Confira 10 franquias para empreender no verão

As opções a seguir são apenas sugestões de mercado e não constituem uma recomendação da reportagem. Avaliar os modelos e buscar informações adicionais sobre o suporte e a estrutura da franqueadora é fundamental antes de tomar uma decisão. Os dados são fornecidos pelas empresas:

1) TZ Viagens

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A TZ Viagens é uma rede de agências de turismo que nasceu no Paraná e tem parcerias com empresas como Azul Viagens, MSC e CVC.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 7,5 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 42 mil para franqueados que atuam 8 horas ou mais no negócio
  • Lucro médio mensal: de 12% a 15% do faturamento
  • Prazo de retorno: de 1 a 4 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: a partir de R$ 300
  • Número de unidades em operação: 273

2) 3, 2, 1, GO!

A agência de turismo 3, 2, 1, GO! atende destinos nacionais e internacionais e é especializada em viagens para os parques da Disney, em Orlando (EUA).

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  • Investimento inicial: a partir de R$ 12 mil, no formato home based
  • Faturamento médio mensal: de R$ 15 mil a R$ 50 mil
  • Lucro médio mensal: de 5% a 50% a depender do serviço ofertado ao cliente
  • Prazo de retorno: de 3 a 12 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: R$ 250
  • Número de unidades em operação: 50

3) DoctorFit

A DoctorFit é uma rede de academias voltado para o treinamento físico personalizado, criada em Santa Catarina em 2012.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 90 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 30 mil a R$ 40 mil
  • Lucro médio mensal: 30% sobre o faturamento
  • Prazo de retorno: de 16 a 24 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: 6% sobre o faturamento
  • Número de unidades em operação: 45

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4) Maria Açaí

Fundada em Santa Catarina em 2017, a Maria Açaí está presente em seis estados brasileiros, com foco em açaí e sorvete.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 135 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 80 mil
  • Lucro médio mensal: a partir de 22% sobre o faturamento
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: R$ 1.500
  • Número de unidades em operação: 70

5) Milky Moo

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A Milky Moo, especializada em milk-shakes, foi a marca que mais abriu novas lojas em shoppings no primeiro, segundo e terceiro trimestres do ano passado, de acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).

  • Investimento inicial: a partir de R$ 190 mil para o quiosque e R$ 290 mil para a loja de rua e de shopping
  • Faturamento médio mensal: R$ 70 mil para o quiosque; R$ 80 mil para a loja de rua e R$ 100 mil para a loja de shopping
  • Lucro médio mensal: de 15% a 20% do faturamento
  • Previsão de retorno: de 18 a 24 meses
  • Tempo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: 5% do faturamento
  • Número de unidades em operação: 590

6) Escova Express

Fundada em 2021, a Escova Express oferece serviços de beleza como alongamento de cílios e hidratação de cabelo sem hora marcada.

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  • Investimento inicial: a partir de R$ 230 mil
  • Faturamento médio mensal: entre R$ 60 mil e R$ 80 mil
  • Lucro médio mensal: entre 25% e 30% do faturamento
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: R$ 2.100,00
  • Número de unidades em operação: 13

7) Duo Gelatto

Com fabricação própria, a Duo Gellato vende sorvetes, açaís e picolés desde 2017.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 250 mil com opções que podem chegar a R$ 600 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 70 mil a R$ 150 mil
  • Lucro médio mensal: de 25% a 30% do faturamento
  • Prazo de retorno: de 16 a 18 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: isento
  • Número de unidades em operação: 24

8) Criamigos

A Criamigos nasceu em Gramado (RS) em 2016 e oferece para o cliente a experiência de montar um urso de pelúcia personalizado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 275 mil para o quiosque e R$ 550 mil para loja
  • Faturamento médio mensal: de R$ 80 mil a R$ 120 mil
  • Lucro médio mensal: de 10% a 15% do faturamento
  • Prazo de retorno: 24 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: 6% do faturamento
  • Número de unidades em operação: 78

9) The Best Açaí

The Best Açaí é uma rede com foco no consumo self-service de açaí, fundada em 2017, que tem quase 1 milhão de seguidores no Instagram.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 300 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 97 mil
  • Lucro médio mensal: de 18% a 25% do faturamento
  • Prazo de retorno: 18 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: R$ 1.590 (royalties + taxa de publicidade)
  • Número de unidades em operação: 560

10) Escape Time

Especializada em jogos de fuga, a Escape Time oferece salas para turmas de 4 a 10 pessoas. O franqueado precisa atuar nas áreas de entretenimento, desenvolvimento humano ou eventos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 400 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
  • Lucro médio mensal: R$ 22 mil
  • Prazo de retorno: 21 meses
  • Prazo de contrato: 3 anos
  • Royalties/mês: R$ 5 mil por bimestre
  • Número de unidades em operação: 3
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