Um problema que atinge diferentes empresas é a retenção de funcionários. São diferentes razões: desde dificuldade de pagar salários competitivos até falta de incentivo para crescimento dentro da companhia.
Apesar disso, algumas ações tomadas pelos empreendedores podem ajudar a evitar que a evasão de funcionários seja uma dificuldade recorrente para o seu negócio.
Em linhas gerais, apostar em pontos como bom clima organizacional, oportunidade de aprendizagem e contratação mais criteriosa ajuda a reter talentos.
Vitor Moura, consultor de negócios e gestor financeiro para pequenas e médias empresas, destaca que existem quatro pontos analisados pelos funcionários no momento de decidir permanecer ou deixar uma empresa. São eles:
- salário;
- crescimento na empresa;
- aprendizagem;
- clima organizacional.
“No caso da pequena empresa, é difícil competir com as grandes companhias por salários e crescimento dentro da organização”, explica Moura.
Ele destaca que empresas maiores têm recursos financeiros para pagar salários mais atrativos e fisgar talentos de concorrentes.
Além disso, possuem o que ele chama de “escadinha corporativa”, que permite que os funcionários possam se desenvolver e, com o tempo, galgar posições mais altas.
Aprendizado e clima positivo podem ser diferenciais
Oferecer opções de aprendizado e um bom clima organizacional podem ser diferenciais para as pequenas empresas atraírem e reterem talentos.
Ter espaço e tempo para permitir que os funcionários aprendam durante a jornada de trabalho é algo muito valorizado, especialmente pelos mais jovens, e não requer investimento alto de dinheiro ou tempo, quando bem executado.
Além disso, um bom clima organizacional também diz mais respeito à compreensão de limites e preocupação com o bem-estar dos funcionários, do que a altos gastos.
“Preocupar-se com os funcionários, ter bons equipamentos e atenção com colaboradores que atrapalham o grupo são alguns exemplos”, explica Moura.
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Contratar bem é fundamental
Além de ter ações para que os funcionários permaneçam na companhia, é fundamental que a empresa tenha cuidado ao analisar os candidatos quando estiver preenchendo vagas em aberto.
Os custos que envolvem a contratação de novos profissionais, além do tempo reservado para treinamento, podem ser problemas relevantes para as pequenas empresas. Por isso, tomar cuidado e analisar bem os perfis é fundamental.
Além disso, Moura destaca ainda a importância que o treinamento de colaboradores tem para o bom desempenho deles em suas funções.
“O problema não é você treinar, e o colaborador sair da empresa, mas sim você não treiná-lo e ele permanecer”, pontua Moura.
Ele faz menção ao argumento comum de que gastar muito tempo com treinamento pode ser um desperdício de tempo e recursos em um cenário de alta rotatividade de funcionários.
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