Um levantamento realizado pelo Sebrae e obtido com exclusividade pelo Estadão mostrou que corretor de imóveis foi a ideia de negócio mais pesquisada por brasileiros em 2024, com 40 mil acessos no portal da instituição. O número é mais que o dobro do segundo lugar, designer gráfico, com 18 mil visitas.
Distribuidora de bebidas aparece na terceira posição, com 16 mil cliques, seguida por escritório de consultoria, com 15 mil acessos, e fábrica de produtos de chocolate, que recebeu 12 mil visitas.
A pesquisa considerou 116 mil buscas realizadas na plataforma Ideias de Negócios, do Sebrae, entre janeiro e outubro deste ano.
A analista do Sebrae Luciana Macedo afirma que os dados mostram que o brasileiro tem buscado por empreendimentos que exijam investimentos baixos, mas com chances de rentabilidade alta e retorno rápido.
“Os custos desses negócios são menores porque não exigem a compra de equipamentos caros ou pontos físicos, por exemplo. O investimento é voltado para o aperfeiçoamento do profissional, o que atrai as pessoas”, diz.
Quesitos como trabalhar em horários flexíveis e conseguir gerir a empresa em ambientes remotos também ganharam destaque. A especialista aponta que as redes sociais contribuíram para a popularização desses modelos.
“Depois da pandemia, as pessoas descobriram que podem ser produtivas trabalhando de casa e investindo valores mais baixos, o que se tornou uma tendência, não só no Brasil, mas no mundo todo”, comenta.
Leia mais em PME
Negócios voltados para a venda de produtos ainda têm espaço
Mas as empresas tradicionais, com vendas de produtos populares, ainda têm seu espaço. Além da distribuidora de bebidas, aparecem na lista loja de cosméticos e perfumaria, com 11 mil acessos, e papelaria, com 10 mil visitas.
Luciana afirma que, independente da escolha, o primeiro passo para quem quer investir em um novo negócio é mapear os seus objetivos. Depois, é importante buscar informações sobre o modelo, para checar se ele se encaixa nos planos do empreendedor.
“É fundamental considerar o que ele quer para a empresa. Seja a distância ou com um ponto físico, é necessário se planejar e ver como isso funciona na realidade”, conclui a especialista.
Veja a lista dos 10 negócios mais procurados por brasileiros em 2024:
- Corretor de imóveis (40 mil acessos)
- Designer gráfico (18 mil)
- Distribuidora de bebidas (16 mil)
- Escritório de consultoria (15 mil)
- Fábrica de produtos de chocolate (12 mil)
- Loja de cosméticos e perfumaria (11 mil)
- Papelaria (10 mil)
- Imobiliária (10 mil)
- Pet shop (7 mil)
- Agência de viagens (7 mil)
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.