A Splash Bebidas Urbanas, conhecida por seus frappuccinos, diz que planeja abrir sua primeira franquia em Porto (Portugal) neste ano, mas ainda não definiu a data exata. Se confirmado, é o início de sua internacionalização. A apresentadora Sabrina Sato, que entrou no ano passado como sócia, contribui para a estratégia de expansão da marca.
A rede, que encerrou 2023 com um faturamento de R$ 30 milhões e 56 unidades, foi fundada em São Paulo por Brunna Farizel e Lucas Moreira, após superarem o fracasso de um negócio anterior e uma mudança de Vila Velha (ES) para a capital paulista em 2010.
Em 2018, o casal lançou a primeira unidade da Splash na Avenida Paulista, com um investimento de R$ 250 mil, após estudar o mercado de cafeterias. O início foi desafiador, incluindo a venda de um carro para cobrir despesas como o 13º salário dos funcionários. O cardápio, voltado ao paladar brasileiro, oferece uma variedade de frappuccinos, além de salgados, doces, cafés e opções veganas.
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A expansão começou em 2019, após receber um aporte de R$ 1,5 milhão, crescendo para 15 lojas. A rede, que inicialmente se concentrou no Sudeste e Sul, agora opera em várias regiões do Brasil. Em 2020, Rogério Salume, da Wine Vinhos, juntou-se como sócio, seguido por Sabrina Sato, que trouxe sua influência para a marca.
A primeira franquia em Portugal, localizada no Porto, manterá o modelo de loja da marca, com adaptações locais e inclusão de produtos portugueses no menu. A Splash planeja abrir 30 unidades no país, com um investimento de cerca de R$ 15 milhões.
A Splash é conhecida principalmente por seus frappuccinos, disponíveis em diversos sabores como frutas, brigadeiro, paçoca, Leite Moça, KitKat e Ninho com Nutella.
Novos sócios e expansão
Em 2020, o negócio ganhou um sócio estratégico: Rogério Salume, sócio-fundador da Wine Vinhos, que auxiliou na expansão da rede. No ano passado, a Splash também recebeu a apresentadora Sabrina Sato como sócia..
A rede agora está iniciando seu processo de internacionalização com o projeto de abertura da primeira unidade em Portugal. A escolha do país se dá pela proximidade cultural e pela presença da comunidade brasileira.
O modelo da loja será o mesmo, com adaptações locais, incluindo a incorporação de produtos portugueses ao menu. Além disso, alguns produtos brasileiros, como pão de queijo, coxinha e brigadeiro, serão oferecidos.
“Temos planos de chegar a 30 unidades no país já no primeiro ano de atuação,” afirma o CEO da Splash, Lucas Moreira. “Estimamos investir aproximadamente R$ 15 milhões, que serão destinados à implantação dessas lojas em Portugal.”
Veja os dados da franquia
- Investimento inicial total estimado: a partir de R$ 135 mil (Splash To Go)
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 45 mil
- Lucro médio mensal: 15 a 25%
- Prazo de retorno: 15 a 18 meses
- Prazo de contrato: 5 anos
- Royalties/mês: 6%
- Número de unidades em operação: 56
Avaliação dos clientes
A Splash Bebidas Urbanas recebeu classificação média de 4,9 de 5 estrelas no Google, com mais de 2 mil avaliações até a publicação desta matéria. Os comentários destacam a qualidade dos produtos, o ambiente agradável e o atendimento.
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Como se destacar em meio à onda dos cafés gourmet
Carmen Sousa, analista do Sebrae Nacional e responsável pelo segmento de café, destaca que o primeiro passo para abrir um negócio no setor é elaborar um bom plano, que ajuda a consolidar a ideia de forma criativa e inovadora. “Definir o perfil do cliente é igualmente importante para escolher a localização, a estrutura e a decoração do espaço, além de projetar áreas como banheiros, cozinha, estoque e balcão de atendimento”, destaca.
O mercado de cafés tem apostado em novos processos e modelos de produção, com foco em cafés de qualidade e consumo consciente. A analista explica que os consumidores estão cada vez mais interessados em cafés gourmet e em opções variadas, desde expressos e cappuccinos tradicionais até bebidas sazonais e métodos de extração diferentes.
“A preocupação com a origem e o modelo de plantio dos grãos, priorizando a saúde, o bem-estar e o respeito aos direitos dos trabalhadores, também tem se tornado um fator importante na decisão dos consumidores.”
Carmen Sousa comenta que inovações no cardápio, como a inclusão de opções saudáveis, alimentos orgânicos, veganos ou sem glúten, e a oferta de bebidas e itens novos por tempo limitado, têm se mostrado eficazes. “Cafeterias que trabalham com cafés especiais devem destacar seus produtos certificados e de origem consciente, informando os clientes sobre a qualidade e os benefícios desses cafés.”
Para se diferenciar da concorrência, os empreendedores devem apresentar novidades frequentes e itens sazonais.
“Redes sociais como Instagram e Facebook são ótimas para divulgar produtos e serviços de uma cafeteria. Investir em fotos e vídeos criativos dos produtos e do ambiente, além de conteúdos educativos, é fundamental. Propagandas pagas nas redes sociais podem alcançar mais pessoas por um custo relativamente baixo. Parcerias com influenciadores locais e outras empresas ajudam a ampliar o alcance”, destaca.
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