PUBLICIDADE

Sanduíche de sorvete: Felipe Titto entra como sócio, franquia muda modelo e fatura R$ 9 milhões

Empresa Toutsie transformou quiosques em lojas ‘instagramáveis’ e contou com entrada na sociedade do ator, empresário e jurado do reality Shark Tank Felipe Titto

PUBLICIDADE

Foto do author Adele Robichez
Atualização:

A mudança dos padrões de consumo após a pandemia de coronavírus motivou a Toutsie, uma rede carioca de franquias de sanduíches de sorvete, a rever o seu plano de negócios. A marca abandonou os quiosques e os trocou por lojas maiores nas quais os clientes podem desfrutar do ambiente. Com a parceria do ator e empresário Felipe Titto na reformulação, a empresa alcançou o faturamento de R$ 9 milhões em 2023.

PUBLICIDADE

A Toutsie foi fundada no fim de 2018 pelo casal de dentistas Rodrigo Silva e Fernanda Quintanilha, no Rio de Janeiro. Inspirados em uma sobremesa que eles conheceram durante uma viagem na Europa, que misturava macaron com sorvete, eles investiram cerca de R$ 2,5 milhões para abrir o negócio.

“Adoramos a mistura de textura e temperatura, e pensamos: queremos comer isso todo dia. Estudamos o mercado e tivemos a ideia de trazer isso para o Brasil em formato de sanduíche de sorvete. Contratamos chefs para desenvolver as receitas, investimos em uma fábrica, fizemos branding.”, relembra Quintanilha.

Sanduíches são montados com macarons ou brownies e sorvetes com caldas Foto: RODRIGO AZEVEDO FOTOGRAFIA

A sobremesa tem, entre as seis opções de macarons, oito de brownies e 11 de sorvetes, 2.600 possibilidades de combinações de sabores, considerando ainda as caldas diversas. Ou seja, o cliente pode passar sete anos frequentando a loja diariamente e montar o sanduíche de maneiras diferentes.

O conceito da montagem de sanduíches com o sorvete cortado em blocos fez sucesso e o negócio transformou-se em uma rede de franquias de quiosques um ano depois, em 2019. Até 2020, a marca tinha 12 unidades em funcionamento, uma com operação própria, e 100 contratos assinados.

Naquele ano, a pandemia de coronavírus impactou seriamente a empresa. As negociações em curso foram canceladas e as unidades foram fechando a medida em que os investidores se contaminavam com a doença ou desistiam do negócio por questões de saúde mental ou dificuldade financeira.

Sócios reestruturaram negócio e transformaram quiosques em lojas Foto: RODRIGO AZEVEDO FOTOGRAFIA

Passada a crise, os sócios perceberam que o modelo adotado não sobreviveria às mudanças no padrão de consumo pós-pandemia. “O nosso foco inicial era o ‘grab and go’, um atendimento rápido, em que as pessoas pegavam o produto para comer andando ou para levar ao trabalho. Mas, depois da pandemia, as pessoas passaram a querer sair de casa e voltar a viver mais experiências”, observa a empresária.

Publicidade

No fim de 2021, os sócios investiram em lojas com o ambiente “instagramável”, com estruturas como mesas e cadeiras para os clientes terem a opção de desfrutar a experiência completa de degustação dos sanduíches. A rede também expandiu o cardápio, com opções de bebidas para acompanhar o doce, como cafés.

Com a mudança, o ticket médio dos produtos subiu de R$ 23 para R$ 41. Hoje há oito lojas em operação (três ainda são quiosques), com 5 a 10 funcionários cada uma, e outras 12 em implantação.

Um centro de distribuição da marca em São Paulo, que conta com 20 colaboradores, fornece os produtos a todas as unidades. O faturamento cresceu 50% em um ano: passou de R$ 6 milhões em 2022 para R$ 9 milhões em 2023, então com seis lojas.

Ambiente é "instagramável" e oferece experiência buscada por clientes no pós-pandemia Foto: RODRIGO AZEVEDO FOTOGRAFIA

Felipe Titto é o rosto do negócio

O crescimento da Toutsie foi acompanhada da chegada de um novo sócio: o ator e empresário Felipe Titto. Ele se interessou pelo negócio após uma participação do casal no reality de empreendedorismo Shark Tank Brasil, em 2022.

“Tínhamos tudo estruturado, mas ainda precisávamos de um garoto-propaganda. Hoje ele é o rosto da marca”, diz Quintandilha. No programa, Titto ofereceu o investimento de R$ 1 milhão para ajudar na expansão da empresa.

Fundadores Rodrigo Silva e Fernanda Quintanilha juntaram-se ao empreendor Felipe Titto (à esquerda) em 2022 Foto: RODRIGO AZEVEDO FOTOGRAFIA

Usando a influência digital do empresário, a empresa tem investido mais em parcerias com influenciadores. Muitas pessoas filmam e publicam vídeos na internet mostrando os painéis e as vitrines das lojas, que chamam a atenção pelos produtos coloridos, e o processo de montagem dos sanduíches.

“Até o sorvete é fatiado na frente dos clientes”, cita Quintandilha.

Publicidade

As combinações mais populares são:

  • Brownie de oreo com sorvete de chocolate belga e calda de brigadeiro branco;
  • Brownie red velvet com sorvete de baunilha e calda de frutas vermelhas;
  • Macarons de pistache com sorvete de iogurte e geleia de frutas vermelhas;
  • Macaron de caramelo com flor de sal, sorvete de doce de leite e calda de doce de leite argentino.

Atualmente as lojas estão concentradas no Sul e no Sudeste, mas a ideia é alcançar todas as regiões do Brasil, com 30 unidades até o fim de 2024 e faturamento de R$ 25 milhões. O investimento inicial para adquirir uma unidade da franquia começa em R$ 230 mil, e a projeção estimada do faturamento chega a R$ 100 mil por mês.

Marca passou a oferecer bebidas como cafés Foto: RODRIGO AZEVEDO FOTOGRAFIA

Veja os valores para investir em uma franquia da Toutsie:

Os dados são estimativas divulgadas pela empresa.

  • Investimento inicial no modelo loja: a partir de R$ 230.000
  • Royalties/mês: 5%
  • Faturamento médio mensal: R$100 mil
  • Lucro médio mensal: 15 a 20%
  • Prazo de retorno do investimento: 12 a 20 meses

Avaliação de clientes

A Toutsie não tem registros no site Reclame Aqui. No Google, há apenas um quiosque da marca registrado, no Shopping Prado Boulevard, em Campinas, na região metropolitana de São Paulo. Foram feitas duas avaliações: uma com a nota máxima (cinco estrelas) e uma com a mínima (uma estrela). A crítica desta se referiu ao sabor do produto, que caracterizou como “horrível”.

Os autores das notas concedidas não podem ser verificados. Eventualmente, comentários positivos ou negativos podem ser uma ação a favor ou a contra a empresa.

Publicidade

Loja oferece 2,6 mil opções de combinações de sabores Foto: RODRIGO AZEVEDO FOTOGRAFIA

Consultor avalia se vale a pena investir em franquia

Segundo o consultor de negócios do Sebrae-SP Caio Ito, é comum empresas de franquias iniciarem com o modelo de quiosque, por ser geralmente menor e mais barato, e depois passar a investir em lojas.

“O quiosque é ideal para começar e testar o modelo de negócio, as promoções, os formatos e a própria operação. Avançar para o modelo de loja é um reflexo da empresa que está em crescimento e vê que há potencial para o seu tipo de negócio dentro de diferentes contextos. Por isso há várias franqueadoras que oferecem diferentes modelos para investir”, explica.

No primeiro modelo, o consultor destaca o benefício de atrair o fluxo de pessoas nos corredores de centros comerciais e compras por impulso. No segundo, o cliente precisa se identificar com a marca ou o produto e procura diretamente a loja com a intenção de entrar nela e comprar.

Para garantir essa atração, ele vê como estratégica a inclusão de uma pessoa famosa e reconhecida na sociedade da empresa. “É uma pessoa que tem imagem consolidada no mercado, e isso influencia muito no posicionamento da loja. Isso faz com que a marca tenha muito mais visibilidade e fique mais na mente das pessoas por remeter automaticamente àquele rosto”, considera.

Investir em uma franquia pode ser vantajoso para pessoas que querem ter um negócio próprio, mas não sabem por onde começar. Para o consultor de negócio, entre os benefícios está a facilidade em lidar com:

  • Um modelo de negócios pronto, previamente testado e reformulado conforme a necessidade da empresa;
  • Uma marca reconhecida e consolidada no mercado;
  • O suporte da franqueadora;
  • Um custo operacional menor, como é o caso do estoque de produtos;
  • A rede de apoio com outros empresários franqueados.

No entanto, alguns cuidados são necessários antes de bater o martelo. Ito cita alguns:

Publicidade

  • Pesquisa: “É necessário pesquisar a franqueadora e a marca, verificar se o modelo de negócios funciona bem, se há potencial de crescimento e solidez financeira. Conversar com os franqueados para saber se estão satisfeitos, como é o suporte dado pela franqueadora e se o negócio está prosperando.”
  • Regras: “Em uma franquia, você pode dar sugestões, mas não tomar decisões. Muitas ações estão prontas, o franqueado não pode inventar. Tem que ver no contrato qual é o raio de atuação concedido ao franqueado e quais são os seus deveres e obrigações com a franqueadora.”
  • Taxas: “Além do investimento inicial para abrir uma franquia, tem que se considerar os custos do dia a dia da operação. Isso também faz parte da pesquisa e do entendimento de como funciona o negócio”.
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.