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Tecnologia no setor de alimentação eleva o lucro e melhora o marketing

Presidente da ABF diz que inteligência artificial já auxilia franqueados em todos os setores a cadeia dos estabelecimentos

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Foto do author Mirella  Joels

O setor de alimentação é um dos que mais crescem na área de franquias. Somente no primeiro trimestre de 2024, a área de alimentação ligada a comércio e distribuição chegou a ter um crescimento de receita equivalente a 43,9%, de acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Um setor próspero como esse pode se beneficiar do uso da inteligência artificial, aumentando a qualidade da entrega do serviço para os clientes e otimizando processos com grandes bases de dados.

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Para o presidente da ABF, Tom Moreira Leite, faz parte do DNA do segmento apostar em novas estratégias e tecnologias para as redes. “Esses recursos já chegaram ao setor e têm sido utilizados para ganhos de eficiência no back office (setores da retaguarda, que têm pouco contato com os clientes), no atendimento aos consumidores e na análise de dados. O setor planeja os primeiros passos para aplicar essas tecnologias nos trâmites com os franqueados também”, afirma.

Duas franquias do ramo de alimentação que já implementaram a tecnologia nos negócios são a Bubble Mix e a market4u, que ficou em primeiro lugar no ranking das 20 Maiores Microfranquias por Operações 2024 da ABF.

Enquanto uma foca campanhas para divulgar os produtos e se conectar com os clientes, a outra utiliza IA para facilitar análise de dados, realizar transações, identificar a saúde da franquia, entre outros recursos para se conectar com clientes e facilitar a administração da rede.

Fernanda Higashi, franqueada da Bubble Mix, em loja da marca. Empresa usa IA para diferentes funções como criação de comunicados para franqueados e disparo de e-mails de marketing Foto: Leo Martins/Estadão

IA é usada no dia a dia da franqueadora

Inspirada em uma bebida taiwanesa, o bubble tea, a franquia oferece diferentes combinações de chás, café, extratos naturais de frutas com ingredientes como pérolas de tapioca, poppings e jellys. Motivada a otimizar processos, a empresa adotou a IA em diversos setores, desde a criação de comunicados para franqueados, criação de fotos, disparo de e-mail de marketing, gerenciamento de redes sociais, até o atendimento ao consumidor.

De acordo com Rodrigo Balotin, CEO da Bubble Mix, a rede usa a IA como uma facilitadora de campanhas de comunicação, aprimorando ainda mais a experiência dos clientes e franqueados. “Isso nos permite economizar tempo e recursos, enquanto mantemos a diversidade visual”, afirma.

Para ele, a IA é uma aliada que facilita o processo de produção de conteúdo, mas que não dispensa um toque humano para ficar mais alinhado à linguagem e aos valores da empresa.

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Quem sente que o material produzido com auxílio de IA dá um toque especial para o quiosque é a franqueadora Fernanda Higashi. “Os clientes que passam pelas lojas acabam vendo em destaque e se interessam pelo produto”, relata.

Lilian Claudia, franqueada da rede de mercados autônomos market4u Foto: Leo Martins/Estadao

Tecnologia é usada para viabilizar modelo de negócio

A microfranquia é uma rede de mercados autônomos que opera em condomínios comerciais e residenciais, com lojas que funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, sem a necessidade de atendentes.

A marca possui um software próprio, que inclui tanto a funcionalidade de realizar compras quanto a de anunciar produtos e serviços entre os moradores por meio de uma rede social. O sistema ainda conta com uma ferramenta de marketplace, que reúne estabelecimentos parceiros para oferecer produtos e serviços indisponíveis nas gôndolas, como açougue, hortifrúti, serviços de estética e até lavagem automotiva.

Para aprimorar os resultados da franquia, a market4u investiu em um setor para administração de dados.

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“Conseguimos, por meio da precificação e da sugestão de mix de produtos, aumentar em 1,5% a média das margens nas operações e expandir o faturamento em 10%. Além disso, através de um sistema de monitoramento atrelado à IA, reduzimos em 80% as transações com cartões fraudados e, com a previsibilidade de saúde do PDX, diminuímos em 90% o índice de fechamento de lojas”, comenta Henrique Magalhães, Chief Data Officer (CDO) do market4u.

Para a franqueada Lilian Cláudia, que utiliza as ferramentas de monitoramento e precificação da franquia, ela sente a diferença na administração do estabelecimento.

“A tecnologia aplicada traz economia de tempo e assertividade muito superior do que se as análises fossem realizadas manualmente, pois nos permite focar em outras áreas que demandam mais atenção. Posso dizer que hoje a rentabilidade da minha operação é excelente, de 18%, e com certeza o uso da IA impacta nesse resultado”, diz.

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