Garçom por mais de 20 anos, o norte-americano Drew Talbert, de 47 anos, perdeu o emprego no auge da pandemia, em 2020.
Apesar de ter um trabalho secundário como professor de improvisação em Los Angeles (EUA), ele decidiu usar o tempo livre para produzir vídeos de comédia para o TikTok sobre a rotina de um restaurante. Quatro anos depois, o Bistro Huddy tem um faturamento milionário.
Ideia uniu experiência como garçom e paixão por comédia
Talbert é de Nashville (EUA), mas se mudou para Los Angeles duas vezes - em 2000 e em 2007 - em busca de oportunidades como ator e diretor de filmes.
Para pagar as contas, ele trabalhou por 23 anos como garçom em 12 estabelecimentos e complementava a renda com aulas de improvisação e esquetes de comédia.
Com a chegada da pandemia e o fechamento dos estabelecimentos, o artista perdeu o emprego. A esposa dele, Andrea Kelley, era usuária assídua do TikTok e viu que vídeos engraçados viralizavam com facilidade na plataforma.
Em entrevista à emissora americana NBC, Talbert contou que assistiu aos conteúdos e pensou em produzir algo semelhante. Para se diferenciar das milhares de publicações, ele decidiu retratar histórias reais das suas décadas como garçom.
“Consegui usar a minha experiência de anos em esquetes de comédia. A escrita, a atuação, os personagens, todas essas coisas meio que se juntaram”, disse.
O artista criou um perfil no TikTok em abril de 2020, e o primeiro vídeo viralizou um mês depois. A história atingiu quase 2 milhões de visualizações e contava com três personagens, todos interpretados por Talbert: um garçom, uma cliente e uma criança.
Bistro Huddy conquistou fãs ao imitar a realidade
Aos poucos, o restaurante e os funcionários fictícios ganharam nomes e personalidades. Bistro Huddy é uma homenagem ao filho mais velho de Talbert , Hudson. Os protagonistas são o gerente Terry, os garçons Aaron e Brad, as garçonetes Bridgette e Nicole e o bartender Clint.
Em quatro anos, Talbert conquistou 4,5 milhões de seguidores e 250 milhões de curtidas no TikTok, 780 mil fãs no Instagram e 1,6 milhão de inscritos no YouTube.
Nicole, a personagem mais querida pelo público e inspirada na esposa do artista, ganhou um perfil próprio no TikTok em agosto e já tem mais de 700 mil seguidores.
“As pessoas veem a Nicole e imaginam uma linda mulher, elas não me enxergam mais. Os fãs já têm a própria ideia sobre como os personagens seriam na vida real, eu passei a ser apenas um canal”, afirmou Talbert.
As histórias são escritas e produzidas em parceria com Kelley. Todo o processo, desde a criação do roteiro até a edição final dos vídeos, leva entre cinco e seis horas. Em média, são publicados três episódios por semana.
Faturamento milionário tem diferentes fontes
Talbert não revela o faturamento do Bistro Huddy, mas afirmou à NBC que o valor anual tem mais de seis dígitos (ou seja, é na casa do milhão). O dinheiro foi o suficiente para garantir que ele e a esposa pudessem se dedicar exclusivamente à nova marca.
“Nós nos colocamos em uma situação financeira que a gente mal conseguia imaginar há cinco anos. Antes vivíamos de mês em mês, mal sobrevivendo, e agora somos capazes de economizar para a aposentadoria”, contou.
Ao todo, ele tem nove fontes de renda relacionadas aos personagens. Os destaques são as parcerias com empresas, as divulgações nas redes sociais e a loja oficial com produtos customizados.
O Bistro Huddy também está na plataforma de financiamento coletivo Patreon, onde publica conteúdos exclusivos para cerca de 1,4 mil assinantes que pagam R$ 30 por mês, e no site Cameo, onde os fãs podem comprar vídeos de até dois minutos com mensagens personalizadas por R$ 340.
Talbert comentou que já pensou em transformar o projeto em uma série e conversou com profissionais que querem ajudar na expansão da marca, mas está feliz com o que construiu até agora.
“Não tem como ficar muito melhor do que está agora. Temos controle criativo total e estamos em casa com nossos filhos”, concluiu.
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Redes são vantagem competitiva para restaurantes reais
O impacto positivo das redes sociais não está limitado a negócios fictícios como o Bistro Huddy.
Janaina Camilo, especialista em Mercados e Transformação Digital do Sebrae Nacional, aponta que a internet permite que a empresa alcance novos públicos, até em regiões mais distantes fisicamente, o que ajuda a alavancar o faturamento.
Ela explica que as plataformas têm dois benefícios principais para restaurantes. O primeiro é a oportunidade de expor seus produtos, promoções e diferenciais, e o segundo é a chance de se aproximar do clientes, com uma interação direta entre as duas partes.
Qual a melhor plataforma para o seu negócio?
Pelo menos dez redes sociais tinham mais de 20 milhões de usuários no Brasil em 2023, de acordo com um relatório da We Are Social.
Com tantas opções disponíveis, a dica de Janaína para escolher a melhor plataforma para o seu negócio é avaliar onde está o público-alvo.
“As pessoas mais descontraídas e joviais estão concentradas no TikTok, mas, se o cardápio foi montado para clientes mais sofisticados, elegantes e exigentes, o ideal é apostar em conteúdos no Instagram”, afirma.
A especialista também destaca a importância de oferecer um bom atendimento pelo WhatsApp Business, já que o aplicativo pode ser utilizado como uma forma de converter usuários interessados em consumidores.
“O próprio empreendedor pode fazer a gestão das redes sociais em negócios pequenos, mas, a presença de um profissional para produzir os conteúdos e organizar as postagens leva a empresa para um patamar superior”, avalia.
Dicas para conquistar clientes nas redes sociais
Janaína ensina que o primeiro passo para construir um bom perfil é pensar na biografia como uma vitrine que precisa ter informações sobre nicho, diferenciais e produtos oferecidos pelo restaurante.
Depois, o foco deve ser a produção de conteúdo. A dica da especialista é apostar em vídeos que mostrem a preparação dos alimentos e a escolha dos ingredientes, com explicações sobre a qualidade e importância de cada item.
Ela também destaca a necessidade de ter fotos dos pratos finalizados para gerar desejo.
“Ir além do tradicional e mostrar os bastidores, da forma correta, adiciona um valor ao produto. Mas é importante também investir em imagens com qualidade de cores e bons ambientes, além de organizar um calendário de publicações”, explica.
Ela recomenda que o empreendedor produza vídeos com depoimentos de clientes para falar sobre a satisfação com a qualidade do serviço prestado. Segundo Janaína, o ideal é abordar a experiência completa, desde o atendimento até a comida.
A especialista afirma que as embalagens escolhidas para entregas por delivery devem garantir que o produto chegue intacto ao seu destino. Esse processo pode ser publicado nas redes para mostrar o cuidado da empresa com os clientes.
“O perfil também deve ter todas as informações sobre como chegar ao restaurante, formas de consumo e métodos de pagamento. É preciso ter uma estrutura que facilite a vida do cliente”, conclui.
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