Donald Trump, da ascensão do populismo à invasão do Capitólio

No último episódio do podcast Uma História Americana, contamos a história do personagem mais influente da história recente dos EUA: Donald Trump

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

Um apresentador de televisão que queria ser presidente dos EUA. Ele prometeu muitas coisas se fosse eleito, entre elas um muro. E esse apresentador arrumou briga com muita gente. De republicanos, como o senador Ted Cruz, a democratas, como a ex-secretária de Estado Hillary Clinton e disse coisas grosseiras e profundamente ofensivas sobre mulheres. E, para pior, ele não sabia perder. Nem seus fãs.

No último episódio do podcast Uma História Americana, contamos a história do personagem mais influente da história recente dos EUA: Donald John Trump. Em todas as 59 eleições que os EUA tiveram houve a transição pacífica de poder. Menos uma. Em 6 de janeiro de 2021, apoiadores de Trump invadiram o Capitólio para impedir a cerificação de Joe Biden após um discurso em Washington dizendo que a eleição tinha sido roubada em favor dos democratas. Ali, a democracia americana passou pelo seu maior teste de estresse. Sobreviveu, mas foi por muito pouco.

PUBLICIDADE

Sua presidência foi marcada por ataques à imprensa, a pandemia de covid-19, a luta contra o Estado Islâmico, guerra comercial com a China e um aperto de mão com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un.

O décimo e último episódio da série de podcasts Uma História Americana analisa o governo do republicano Donald Trump e seus impactos para os Estados Unidos e o mundo. Ouça no player acima, no YouTube do Estadão, ou nas principais plataformas de áudio. Com dez capítulos, a série vai ao ar todas as terças-feiras, às 18h.

Publicidade

No último episódio do podcast Uma História Americana, contamos a história do personagem mais influente da história recente dos EUA: Donald John Trump Foto: Arte/Estadão
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.