THALITA PIRES Qualquer pessoa sabe a receita certa para diminuir a conta de água. Basta tomar banhos mais curtos e fechar a torneira enquanto estiver ensaboando a louça ou escovando os dentes para evitar que litros de água tratada escoem pelo ralo à toa. Gastar menos energia elétrica também é fácil: chuveiros elétricos e geladeiras são os vilões da gastança. Usá-los com cuidado economiza muitos quilowatts. Já a conta de gás encanado ainda é um mistério para a maior parte das pessoas. Poucos sabem quanto gás é gasto em um banho ou no cozimento de um bolo. Assim, dúvidas em relação ao consumo mensal são comuns, o que dificulta até na hora de reclamar com a fornecedora. "Minha conta já foi de R$ 300. No mês passado houve uma queda abrupta, para R$ 150, e eu não entendo o motivo", diz o empresário Francisco Pastor. "Meu histórico de reclamações com a Comgás é longo, mas eles não prestam as informações que eu peço", conta. A Comgás afirma que já realizou todos os testes e trocou o medidor do assinante. O teste do medidor, realizado pela própria empresa, foi considerado normal. Para não depender da avaliação da Comgás para descobrir os gastos e reclamar, a única forma é fazer contas
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