PUBLICIDADE

Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia têm a melhor avaliação do STF; saiba quem tem a pior

Pesquisa Atlas perguntou aos respondentes se eles têm uma visão positiva ou negativa de cada um dos 11 integrantes da Corte

Foto do author Guilherme Caetano
Atualização:

BRASÍLIA - Vistos com imagem positiva por 47% dos brasileiros e negativamente por 52%, Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia, apesar da alta rejeição, são os ministros melhor avaliados do Supremo Tribunal Federal (STF) pelos brasileiros.

Os dados são de uma pesquisa da Atlas sobre a confiança nos ministros do Supremo, divulgada nesta quarta-feira, 30. O levantamento foi feito com 1.617 respondentes pela internet entre 3 e 4 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, e o intervalo de confiança, de 95%.

Plenário do Supremo Tribunal Federal Foto: Antonio Augusto/STF

PUBLICIDADE

Moraes tem se notabilizado pelo embate com bolsonaristas. Além de ser responsável por investigações no STF que miraram divulgação de ataques virtuais e atos antidemocráticos, que culminaram na prisão de diversos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ele voltou a ficar na mira dos conservadores nos últimos dias após mandar suspender o X (antigo Twitter) por causa de descumprimento de ordens judiciais. Na manifestação bolsonarista de 7 de Setembro na Avenida Paulista em São Paulo, por exemplo, aliados de Bolsonaro planejam reforçar a pressão pelo impeachment do ministro.

Por outro lado, os ministros indicados por Bolsonaro, André Mendonça e Kassio Nunes Marques, amargam as piores posições. Mendonça tem 24% de imagem positiva e 46% de negativa, enquanto Marques é visto positivamente por 17% das pessoas, e negativamente por 54%.

Apesar disso, nenhum desses ministros é mais rechaçado pelos respondentes do que Gilmar Mendes, a única indicação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ainda na Corte. Embora tenha imagem positiva superior a Mendonça e Marques (de 33%), ele carrega uma rejeição de 59%.

Dos 11 ministros da atual composição do STF hoje, Lula indicou quatro deles: Flávio Dino (2024), Cristiano Zanin (2023), Cármen Lúcia (2006) e Dias Toffoli (2009). Dilma Rousseff indicou outros quatro: Luiz Fux (2011), Rosa Weber (2011), Luís Roberto Barroso (2013) e Luiz Edson Fachin (2015). Alexandre de Moraes foi escolhido por Michel Temer (2017). Já Kassio Nunes Marques (2020) e André Mendonça (2021) são nomes de Bolsonaro.

Confira abaixo a avaliação de cada ministro segundo a pesquisa Atlas:

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.