O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, tem suas horas consumidas pela articulação política do governo petista e os embates com os presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco. Ainda assim, Padilha faz uma pausa para dar dicas culturais na série Para Ver, Ouvir e Pensar, do Estadão.
Médico de formação, Padilha aproveita a alma de torcedor do Corinthians para indicar um livro que fala de parte da história de jogador do time. Da formação em medicina, vem a dica de uma série lançada em 2016.
Veja a seguir as sugestões culturais do ministro:
Um livro
Declaradamente um corinthiano apaixonado, o ministro petista indica um livro que narra a vida de um dos principais atacantes do time paulista, Sócrates. O livro é “Sócrates: A história e as histórias do jogador mais original do futebol brasileiro”. Médico e jogador, Sócrates fundou a chamada democracia corinthiana, se engajou no movimento pelas Diretas Já.
Uma série
Padilha, que já foi ministro da Saúde, sugere uma série sobre a atuação de profissionais em posto médico na periferia. A primeira temporada da série Unidade Básica, foi lançada em 2016.
Uma música
O ministro petista não indica uma música só, mas um disco inteiro ou LP, como se dizia na época do vinil. A produção artística é do grupo Quinteto Violado, de Pernambuco. O LP se chama Missa do Vaqueiro e há versões já digitalizadas e disponíveis na internet, como no link abaixo.
Ficha técnica:
Livro: Sócrates: A história e as histórias do jogador mais original do futebol brasileiro
Filme: Unidade Básica (série)
Música: - LP Missa do Vaqueiro ( Quinteto Violado)
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.