Aloizio Mercadante dá dicas culturais: um ‘blues’ de Chico Buarque e três livros sobre escravos

Petista ainda recomenda assistir série sobre os famosos contraventores que dominam o Carnaval e o jogo do bicho no Rio de Janeiro

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O atual presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, está no epicentro das disputas entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a Petrobras. O petista é o primeiro nome de Lula para assumir a estatal. Apesar da semana agitada, Mercadante encontrou uma brecha para apresentar aos leitores do Estadão dicas culturais na série Para Ver, Ouvir e Pensar.

Presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, dá dicas culturais Foto: MARCOS PINTO

O político sugere três livros e não apenas um e ainda uma série da Globoplay lançada no ano passado. A seguir as dicas de Mercadante.


Um livro

O ex-senador e ex-ministro indica uma trilogia como leitura: as três edições de Escravidão, de Laurentino Gomes. A obra percorre a história do Brasil colônia para descrever como negros eram explorados como escravos.


Livros indicados por Aloizio Mercadante Foto: Reprodução / Estadão


Uma série

A produção audio-visual que Mercadante escolhe é uma série lançada pela Globoplay no ano passado e que conta a história da mais tradicional organização de contravenção no Rio de Janeiro: o jogo do bicho. A série mostra como atuam e que crimes cometem os bicheiros fluminenses.



Uma música

Mercadante indica Chico Buarque. Entre as inúmeras canções do cantor e compositor, o petista sugere ouvir uma música lançada em 1987: “Bancarrota blues”, uma parceria com Edu Lobo.



Ficha técnica:

Série: “Vale o escrito - a Guerra do Jogo do Bicho”, Globoplay

Publicidade

Livro: Trilogia sobre escravidão, de Laurentino Gomes

Música: Bancarrota blues, de Chico Buarque

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.