O presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) foi alvo preferencial dos participantes do debate realizado neste sábado, 24, pelo Estadão e a Rádio Eldorado em parceria com SBT, CNN, Veja, Terra e a Rádio Nova Brasil FM. A artilharia dos candidatos também esteve voltada contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que não compareceu.
Destaques
Orçamento secreto e casos de corrupção dominaram o encontro. Os ataques ao governo Bolsonaro foram mais constantes e contundentes principalmente por parte das senadoras Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil). Ciro Gomes (PDT) e Felipe d’Avila (Novo) também questionaram o presidente sobre o assunto, com troca de acusações. Em uma postura mais defensiva, Bolsonaro fez dobradinha com Padre Kelmon (PTB), recebendo elogios do candidato. Veja como foi o debate:
Acompanhe ao vivo
O Estadão encerra aqui a transmissão ao vivo do debate e seus desdobramentos. Acompanhe aqui o noticiário completo sobre as eleições 2022. Obrigado pela audiência!
Nas pesquisas, Lula é favorito; Nos debates, Simone Tebet e Soraya Thronicke são vencedoras
Mais uma vez, as candidatas Simone Tebet e Soraya Tronicke marcaram boa presença e foram firmes, em geral contundentes, no debate deste sábado promovido pelo consórcio que o Estadão integrou. O ex-presidente Lula fez o papelão de não comparecer, o presidente Jair Bolsonaro foi mais do mesmo, Ciro Gomes atirou a torto e a direito, Luiz Felipe d’Avila foi coadjuvante e o tal Padre Kelmon mostrou a que veio: ser linha auxiliar de Bolsonaro - Confira a análise completa da colunista Eliane Cantanhêde sobre o debate.
Ciro reforça ataques a Lula e até cochicha com Bolsonaro; leia bastidor
Colocados lado a lado nos estúdios do SBT, Ciro Gomes (PDT) e Jair Bolsonaro (PL) trocaram sorrisos e cochicharam nos intervalos do debate organizado pelo Estadão e Rádio Eldorado em pool de veículos de imprensa. Ciro é alvo de um cada vez mais intenso “ataque especulativo” do PT, que assedia os eleitores do pedetista apelando para o “voto útil” em Lula já no primeiro turno. Como resposta, o ex-ministro do governo petista e ex-governador do Ceará tem respondido subindo o tom nas críticas a Lula e seu partido. Leia bastidor.
Padre Kelmon ofusca ausência de Lula em debate difícil para Bolsonaro; leia análise
Antes do início, a marca do debate deste sábado era a ausência de Lula. No final, a principal novidade foi a presença caricata de Padre Kelmon, e os memes gerados pelas várias cotoveladas e direitos de resposta entre os candidatos. A campanha de Lula já está aproveitando nas redes a pergunta-charada de Soraya (“o que é, o que é”) tripudiando de Bolsonaro. Lula não ganhou estando fora, deixando o púlpito vazio, mas arriscou muito menos do que se estivesse diretamente envolvido nas discussões, e exposto à dobradinha entre Bolsonaro e Kelmon. Leia coluna de Silvio Cascione.
Bolsonaro volta a criticar ausência de Lula: ‘Fujão’
Após o debate, o presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar Lula pela ausência no encontro que reuniu candidatos à Presidência no SBT. “O povo lamenta a ausência do fujão de não comparecer e se defender de acusações, que são gravíssimas”, afirmou. “Segundo o Datafolha, ganha no primeiro turno, mas não sai às ruas e foge do debate”, acrescentou.
Eduardo Gayer, Thaís Barcellos, Giordanna Neves, Natália Coelho e Gustavo Queiroz
FEED ESTADÃO: Padre Kelmon responde sobre acusação de ser ‘padre fake’
Confira as frases mais marcantes do debate:
Jair Bolsonaro
“Não sei para onde vai o dinheiro do Orçamento Secreto.”
“Eu sou palmeirense, então torcida do Palmeiras, por favor não briguem por que a culpa será toda minha.”
Ciro Gomes
Sobre aborto: “Nosso poder como presidente para este assunto é nenhum”.
“Quem criou essa história de nós contra eles foi o PT.”
Simone Tebet
Em resposta a Padre Kelmon: “O meu conceito de feminista é muito diferente do seu conceito”.
Falando sobre corrupção do governo Bolsonaro: “Eu estava lá na CPI da covid. Eu vi. Eu tenho provas”.
Soraya Thronicke
“Quem cortou o orçamento da farmácia popular, mas manteve o Viagra? Eu estaria ao lado dele se ele tivesse sido honesto. Não representa uma direita que estava nascendo.”
“O Imposto Único Federal não é CPMF. Não confunda ‘florentina’ com ‘cloroquina’.”
Felipe d’Avila
“É um direito do cidadão brasileiro ter posse e porte de arma. Nós somos liberais.”
“O orçamento secreto é muito parecido com o mensalão.”
Padre Kelmon
“Todos esses candidatos aqui atacando um só, 5 contra 1, mas agora são 5 contra 2, porque nós somos candidatos de direita.”
“O Brasil está em boas mãos. O Brasil estaria em maus lençóis se estivesse comandado por governos de esquerda.”
Ciro critica Lula por ausência do debate: ‘Campeão da democracia se ausentou’
O candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, voltou a criticar a ausência de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) do debate e se defendeu de críticas de que estaria vinculado à extrema-direita.
“O Lula e o PT estão acusando até a mim de conivência com o fascismo. O representante do fascismo, indicado por Lula e pelo PT, estava aqui, levou muita pancada de todos nós, e o campeão da democracia se ausentou. Como um democrata se ausenta de um debate?”, questionou ao deixar o estúdio do SBT.
Ciro também pediu o voto da fatia do eleitorado que ainda não sabe em quem votar. “Entre os indecisos, aqueles que estão inclinados a votar Lula ou não quer votar, a maioria das forças está com vocês”, afirmou.
Eduardo Gayer e Gustavo Queiroz
FEED ESTADÃO: Como é depois que o debate acaba? Veja vídeo
Debate atinge 6,7 pontos de audiência na Grande São Paulo
Dados iniciais de audiência mostram que o debate do Estadão e da Rádio Eldorado, em parceria com SBT, CNN, Veja e Nova Brasil FM, atingiu 6,7 pontos de audiência na Grande São Paulo, colocando o SBT na segunda posição de audiência da televisão aberta, ficando apenas atrás da Rede Globo. Cada ponto corresponde a 74.666 residências. Leia reportagem.