PUBLICIDADE

Debate Record: Boulos e Nunes trocam acusações e Marçal é isolado no embate entre candidatos de SP

Ricardo Nunes, Guilherme Boulos, Pablo Marçal, Tabata Amaral, Datena e Marina Helena participaram de nono confronto na disputa para prefeito da capital paulista

Foto do author Redação
Redação
Atualização:
Acompanhe Ao Vivo
Conteúdo Relacionado

O nono debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo teve o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o deputado Guilherme Boulos (PSOL), líderes nas pesquisas, como principais alvos dos adversários. O encontro promovido pela Record neste sábado, 28, teve dobradinhas e um clima ameno até o final, ao contrário dos debates anteriores.

Destaques

28/09/2024 | 23h18
Análise: Nunes e Boulos são alvos e dobram aposta, Tabata e Datena mudam e Marçal some em debate na Record
28/09/2024 | 22h44
Análise: Marina Helena mira na esquerda de olho no futuro
28/09/2024 | 22h27
Análise: Para bater em Nunes, vale até dobradinha Datena e Marçal
28/09/2024 | 22h22
Análise: Boulos e Nunes indicam estratégias que esperam explorar no segundo turno
28/09/2024 | 21h58
Análise: Tabata amplia aposta em apelo emocional
28/09/2024 | 21h52
Análise: Datena tenta transformar cadeirada em 'ativo'
28/09/2024 | 21h37
Análise: A malandragem de Marçal com os números
28/09/2024 | 21h19
Análise: Isolamento de Marçal funciona no primeiro bloco
28/09/2024 | 20h57
Análise: Tabata troca Marçal por Boulos no primeiro embate
28/09/2024 | 20h51
Análise: Marçal usa nome do rival pela primeira vez
28/09/2024 | 20h49
Análise: Boulos repete estratégia
28/09/2024 | 20h38
Análise: O dilema de Pablo Marçal
28/09/2024 | 20h18
Sem copos de vidro e com cadeiras fixas
28/09/2024 | 20h15
Análise: Quem são os indecisos que estarão na mira dos candidatos?
28/09/2024 | 20h00
Análise: Debates se tornaram decisivos
Veja mais destaques

Mesmo Pablo Marçal (PRTB), que antes disparava contra o prefeito e o candidato do PSOL, desta vez focou em Nunes. Ele chegou a fazer uma parceria com José Luiz Datena (PSDB), de quem levou uma cadeirada há 13 dias, para atacar a gestão do emedebista. Além deles, a administração de Nunes foi criticada por Tabata Amaral (PSB) e Boulos.

A candidata do PSB também mirou o psolista. Embora ambos sejam de esquerda, ela questionou Boulos por que ele mudou de posição e passou a defender o modelo de convênios com entidades sociais para gestão de creches. O PSOL, seu partido, é contra. “Não só vamos manter as creches conveniadas, mas vamos trabalhar para equiparar as condições (com a das não conveniadas)”, respondeu Boulos.

Ele e Nunes também se enfrentaram diretamente. Após ser questionado onde estava durante os apagões da Enel, o prefeito não respondeu, mas citou parecer de Boulos que arquivou denúncia de rachadinha contra o deputado federal André Janones (Avante-MG) e o histórico de invasões do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), coordenado pelo candidato do PSOL no passado.

“Boulos não tem experiência nenhuma na gestão pública”, disse o prefeito. “A única grande ação dele foi liberar o Janones das rachadinhas”, continuou Nunes. Ele não respondeu a pergunta de uma jornalista sobre se deixará Jair Bolsonaro (PL) indicar secretários em sua gestão.

O debate teve 11 pedidos de direito de resposta, todos negados. Marçal foi o único a sofrer uma advertência por ter usado o termo “Boules” para se referir ao psolista. Ele perdeu 30 segundos nas considerações finais. O ex-coach tentou induzir o eleitorado ao erro ao sugerir que o número de urna de Boulos é 13, do PT, mas na verdade é 50, pois ele é candidato pelo PSOL – o que foi sinalizado por Boulos durante do debate.

Marina Helena (Novo) usou suas participações para atacar Boulos e fazer dobradinhas com Marçal. Datena fez dobradinhas com os candidatos do PSOL e do PSB. O apresentador de TV se irritou quando foi perguntado por uma jornalista se repetiria o destempero que teve ao agredir Marçal se for eleito para governar São Paulo e se largaria o mandato pela metade para disputar o Senado em 2026.

Acompanhe ao vivo

23h3528/09/2024

Transmissão encerrada

Chega ao fim a transmissão do nono debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo. Acompanhe a reta final do primeiro turno das eleições 2024 no Estadão. Leia cobertura completa aqui.

Obrigado por acompanhar esta transmissão. Até a próxima!

23h2728/09/2024

Marçal ataca Nunes e diz que atual prefeito é pequeno para comandar a capital

O candidato do PRTB, Pablo Marçal, disse que o prefeito Ricardo Nunes está sob advertência por estar sob investigação da polícia no esquema que ficou conhecido como “Máfia das Creches”. “Vamos revolucionar São Paulo com educação, criar dois milhões de empregos na periferia e transformar escolas públicas em escolas olímpicas.

Marçal afirmou ainda que o atual prefeito não responde perguntas e questionou sobre motivo que a mulher de Nunes registrou boletim de ocorrência por violência doméstica.

23h2628/09/2024

Datena chama adversários de ‘meninos e meninas’

O apresentador de TV disse ao final do debate que o encontro “foi ótimo”, e que esse deveria ter sido o nível em todos os debates, mas se defendeu afirmando que “a cada ação, cabe uma reação”, se referindo ao episódio em que acertou Marçal com uma cadeirada, durante o debate da TV Cultura. O tucano afirmou que o que foi apresentado pelos concorrentes, que chamou de “meninos e meninas”, já é dito por ele “há 26 anos” nos programas que apresenta.

Publicidade

23h2228/09/2024

Boulos diz que quem ‘acha que está tudo bem’ concorda com Nunes

Boulos, em entrevista no final do debate, afirmou que “quem acha que a cidade está boa” e que “está tudo bem”, cooncorda com Nunes. O candidato afirmou que “por representar a mudança”, foi atacado durante o debate, mas que conta com o voto do eleitor que quer melhorias na cidade.

23h2028/09/2024

Tabata diz estar feliz por falar de propostas para paulistanos

A candidata Tabata Amaral disse ter ficado feliz com o debate da TV Record por ter conseguido falar de propostas para a capital paulista. “É um direito do eleitor”, disse.

A deputada federal afirmou ainda esperar com quase metade dos eleitores que ainda não decidiu o voto para conseguir avançar para o segundo turno.

23h1828/09/2024

Análise: Nunes e Boulos são alvos e dobram aposta, Tabata e Datena mudam e Marçal some em debate na Record

Em contraponto aos encontros anteriores, o debate entre os candidatos a prefeito de São Paulo na Record não teve um personagem dominante, nem para o bem nem para o mal. Mas levaram Ricardo Nunes e Guilherme Boulos ao alvo principal dos demais candidatos e protagonistas dos embates mais duros, embora em nível bem mais moderado do que nas ocasiões anteriores. Com mudanças de postura de Tabata Amaral e José Luiz Datena, Pablo Marçal acabou isolado e apagado, enquanto tentava apresentar uma postura bem menos belicosa que nas ocasiões em que os debates terminaram em barraco.

Leia a íntegra da análise de Ricardo Corrêa sobre o debate eleitoral na Record.

Publicidade

23h1728/09/2024

Marina Helena pede que eleitor não recorra ao ‘voto útil’

Em entrevista ao final do debate, a candidata do Novo avaliou que este foi um debate “de alto nível” e pediu para que os eleitores pesquisem o passado dos candidatos, para que “votem com a consciência tranquila”. Marina, que está atrás dos outros concorrentes presentes no debate nas intenções de voto aferidas pelas pesquisas eleitorais, pediu para eleitores não recorrerem ao “voto útil”, além de escolherem candidatos que não têm dívidas com a Justiça.

23h1528/09/2024

Nunes diz que foi atacado por estar em primeiro nas pesquisas

O candidato do MDB, Ricardo Nunes, afirmou que foi um dos principais alvos durante o debate da TV Record por estar em primeiro lugar nas pesquisas eleitorais.

No entanto, Nunes disse ter gostado do encontro entre os candidatos porque nenhuma ocorrência grave ocorreu. “Melhorou bastante e fico feliz de contar os avanços que tivemos”, afirmou. O candidato citou ainda o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). “Estamos unidos para melhorar segurança e habitação”, disse.

23h1028/09/2024

Fim do debate

Termina o debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo promovido pela Record. Agora, os postulantes ao cargo de prefeito vão conceder entrevistas aos jornalistas. Continue acompanhando.

Publicidade

23h0928/09/2024

Marina afirma que acabará com cabide de empregos

A candidata Marina Helena finalizou sua participação dizendo que quer acabar com cabide de empregos e replicar em São Paulo sua experiência durante trabalho no governo federal.

“Precisamos de pessoas honestas e competentes. Muitos dizem que não vão votar em mim por causa das pesquisas, mas as pesquisas erram”, disse.