PUBLICIDADE

Ao vivo
|Eleições 2024: Acompanhe as principais notícias do primeiro turno

Eleitores escolhem neste domingo, 6, os novos prefeitos e vereadores de 5.569 cidades

Foto do author Redação
Redação
Atualização:
Acompanhe Ao Vivo
Conteúdo Relacionado

Eleitores de todo o País vão às urnas neste domingo, 6, para escolher os novos prefeitos e vereadores de 5.569 municípios. Estão aptas a votar 155.912.680 pessoas, de acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A votação é obrigatória para os maiores de 18 anos, e o voto é facultativo para jovens com 16 e 17 anos e idosos com mais de 70 anos.

O pleito segue o horário de Brasília em todo o Brasil. O encerramento da votação será às 17h. Todas as cidades em fusos horários diferentes deverão se adequar ao horário oficial adotado pelo TSE. A medida atinge todos os municípios do Acre, de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul, de Rondônia e de Roraima. No Amazonas, a medida vale para as 62 cidades que se dividem em dois fusos.

Acompanhe ao vivo

10h1506/10/2024

Posso votar sem biometria cadastrada? Quais documentos preciso levar?

Eleitores que não cadastraram a biometria na Justiça Eleitoral não ficam impedidos de participar das eleições neste domingo: basta que apresentem um documento oficial com foto na seção eleitoral. Quem não tiver feito o cadastro biométrico, contudo, não poderá utilizar o aplicativo e-Título para se identificar. Os documentos aceitos são: carteira de identidade ou a identidade social (para eleitores trans ou travestis); passaporte; certificado de reservista (exclusivo para homens que prestaram serviços militares e que estão na reserva); carteira de trabalho ou de categoria profissional, desde que reconhecida pela Justiça; e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Não é necessário levar o título de eleitor ao local de votação.

10h1006/10/2024

O ônibus circula gratuitamente hoje?

Cerca de 21 capitais oferecem transporte gratuito para os eleitores neste domingo. Em São Paulo, além dos ônibus, que já funcionam de forma gratuita aos domingos desde dezembro de 2023, as Linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda também terão a operação gratuita durante todo o dia, garantiram a ViaQuatro e a ViaMobilidade, empresas gerenciadoras do serviço. O Metrô e a CPTM também informaram que a passagem será grátis no sistema em todo o horário de operação e nos dois turnos, se houver. Leia mais aqui.

10h0806/10/2024

Haddad chama Marçal de ‘estelionatário’: ‘Espero da Justiça Eleitoral o maior rigor possível’

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), votou nesta manhã no colégio Catamarã, na zona sul de São Paulo. Ao sair do local de votação, Haddad afirmou que tem um estelionatário concorrendo ao cargo de prefeito de São Paulo, referindo-se ao candidato Pablo Marçal (PRTB), que publicou um dossiê falso contra o candidato Guilherme Boulos (PSOL). “Estamos na cidade mais representativa da América do Sul, não podemos aceitar um estelionatário. Espero da justiça eleitoral o maior rigor possível. Quem quer um jogo justo não pode aceitar um jogo sujo”, disse.

O PT abriu mão de uma candidatura própria à prefeitura de São Paulo, e decidiu por criar uma aliança e apoiar Guilherme Boulos, na chapa que tem como candidata a vice a ex-prefeita Marta Suplicy.

Publicidade

10h0506/10/2024

Pode votar levando o pet?

A Justiça Eleitoral não proíbe a circulação de animais de estimação, mas a presença deles nos locais de votação depende da permissão do presidente da mesa eleitoral. Segundo um especialista consultado pelo Estadão, a justificativa para uma eventual proibição da entrada do pet é o receio de ataques do animal a eleitores. Nesse caso, a entrada do animal até mesmo na escola em que o tutor vota pode ser proibida – e caberá ao eleitor deixar o animal com outro responsável enquanto exerce o direito ao voto.

Já os cães-guias, que auxiliam pessoas com deficiência visual, têm livre acesso aos locais de votação, garantido pela legislação. Leia mais informações aqui.

10h0006/10/2024

No Estado de São Paulo, 48 urnas foram trocadas na primeira hora de votação

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) informou às 9h30 deste domingo, 6, que 48 urnas eletrônicas foram substituídas por problemas técnicos neste domingo, 6. Destas, 35 ocorrências foram registradas no interior paulista. Na capital, 13 aparelhos de votação foram trocados.

O número representa 0,047% do total de urnas utilizadas no Estado no momento (103.021 aparelhos). As entregas das urnas para os 10.976 locais de votação foram feitas até por balsa, helicóptero e veículo 4x4.

09h4806/10/2024

Lula vota em São Bernardo e critica ‘candidatos que só estão aí para provocar’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva votou nesta manhã na Escola Estadual Dr. João Firmino Correia de Araújo, acompanhado do candidato à prefeitura de São Bernardo do Campo, Luiz Fernando Teixeira, do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e da primeira-dama Janja da Silva.

Ele afirmou que a eleição é um momento da população mostrar o seu desejo e que, se houve erros na eleição presidencial, é possível corrigir na eleição municipal e vice-versa. “Temos agora mentira, fake news e candidatos que só estão aí para provocar”, disse.

Publicidade

09h4006/10/2024

Posso levar uma ‘colinha’ para a cabine de votação?

Sim, é possível anotar o número do vereador e do prefeito nos quais o eleitor quer votar e levar o papel para a cabine de votação. A anotação só não pode ser feita em aparelhos eletrônicos, uma vez que a Justiça Eleitoral veta o porte desses objetos na cabine. O Estadão disponibiliza uma ferramenta para o eleitor pesquisar os candidatos às prefeituras e câmaras municipais dos 5,5 mil municípios brasileiros – e anotar seus números na colinha. Veja como usar a página de buscas do Estadão.

09h3606/10/2024

Eduardo Paes vota acompanhado do vice, no Rio, e se diz confiante em vitória no primeiro turno

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), candidato à reeleição, votou na manhã deste domingo, 6, acompanhado da família e do candidato a vice-prefeito, Eduardo Cavaliere (PSD), em São Conrado, na zona sul da cidade. Em entrevista após a votação, o atual chefe do Executivo municipal disse estar confiante em uma vitória no primeiro turno.

Eduardo Paes é candidato à reeleição no Rio Foto: Pedro Kirilos/Estadão

“Venho mais uma vez agradecer o carinho da população dessa cidade, ao longo de toda essa campanha, de todo esse processo. Espero muito poder vencer hoje, poder dar continuidade ao trabalho que a gente vem fazendo, de muito amor, de muita dedicação. Tenho certeza que a gente pode encerrar hoje essa votação para que o debate político e a politicagem não atrapalhem o nosso esforço de continuar governando o Rio de Janeiro”, disse. Leia mais aqui.

09h2206/10/2024

Eleitores reclamam de instabilidade no e-Título e TSE cita ‘fila virtual’ por grande nº de acessos

Internautas apontaram nas redes sociais instabilidades ou problemas no carregamento do e-título, a via digital do título de eleitor. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não se trata de instabilidade, mas de uma “fila virtual” causada pelo grande número de acessos. Aplicativo pode ser utilizado na hora de votar e permite também justificar o voto. Leia mais.

Eleitores relatam instabilidades no acesso ao e-Título. TSE fala em 'fila virtual'. Foto: Estadão

Publicidade

09h0806/10/2024

Posso votar usando camiseta e adesivo do candidato?

O TSE permite a chamada “manifestação silenciosa” de ideais partidários ou ideológicos. É permitida a votação com camisetas, adesivos, bandeiras ou broches que expressem a afinidade política do eleitor.

O uso desses itens deve ser individual e silencioso; do contrário, não é permitido. A legislação proíbe a aglomeração de pessoas com roupas ou instrumentos de propaganda eleitoral nos locais de votação no dia do pleito. A manifestação coletiva e ruidosa é vedada, tais como abordagens para a tentativa de convencimento dos votantes da zona eleitoral.