Eleitores de todo o País foram às urnas neste domingo, 6, para escolher os novos prefeitos e vereadores de 5.569 municípios. Estavam aptas a votar 155.912.680 pessoas, de acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O encerramento da votação foi às 17h. Todas as cidades em fusos horários diferentes tiveram de se adequar ao horário oficial do TSE.
Destaques
Em São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) superaram o vale-tudo de Pablo Marçal (PRTB) e foram ao segundo turno. No Rio, o prefeito Eduardo Paes (PSD) se elegeu no primeiro turno; em Belo Horizonte, haverá segundo turno entre Bruno Engler (PL) e o prefeito Fuad Noman (PSD). Das 26 capitais brasileiras que tiveram eleição municipal, 11 tiveram prefeitos eleitos no 1º turno e outras 15 terão 2º turno.
Leia abaixo notícias sobre a apuração dos votos em todo o País.
Acompanhe ao vivo
Fim de transmissão
Chega ao fim a transmissão das principais notícias do primeiro turno das eleições 2024. Continue acompanhando as reportagens do Estadão sobre estas eleições, a repercussão do voto deste domingo, 6, e a campanha para o segundo turno, que ocorre no dia 27 de outubro.
Até a próxima!
Eleições 2024 têm 12 candidatos ‘Lula’ e 7 ‘Bolsonaro’ eleitos; veja quem são
Dois filhos do ex-presidente foram eleitos neste domingo, 6; maioria dos vencedores com o nome ‘Lula’ na urna são da região Nordeste. Clique aqui para saber quem são.
Carlos Bolsonaro é o candidato a vereador mais votado no Rio e segue para o sétimo mandato
Com 130.480 votos, Carlos Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi eleito vereador do Rio de Janeiro com a maior votação entre todos os candidatos ao cargo na cidade. O filho “02″ do ex-presidente segue para o sétimo mandato consecutivo na Câmara Municipal carioca. Leia a reportagem aqui.
Boulos ‘salva’ PT de vexame em cenário onde direita ganha força e Lula vai a duelo com Bolsonaro
A passagem de Guilherme Boulos (PSOL) para o segundo turno da disputa pela Prefeitura de São Paulo serviu para livrar o PT do vexame diante de um cenário adverso enfrentado pelo partido em outras eleições no País, escreve Vera Rosa. Embora pesquisas de intenção de voto indiquem que o prefeito Ricardo Nunes (MDB) tem mais chances de vencer o confronto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse a aliados que se empenhará pela vitória de Boulos no próximo dia 27, quando os eleitores voltarão às urnas. Leia a reportagem completa aqui.
Eleições: veja como os famosos se saíram e quantos votos tiveram em SP
Diversos nomes famosos entre o público, incluindo cantores, atores e apresentadores de TV, concorreram a uma vaga na Câmara Municipal de São Paulo na eleição deste domingo, 6. Clique aqui para ver o desempenho de cada um deles.
Monica Gugliano: Nunca subestime a força e o poder da caneta de quem, como Nunes, disputa eleição no cargo
Na disputa eleitoral mais disputada e mais eletrizante de São Paulo nas últimas décadas, o prefeito Ricardo Nunes fez valer o peso da máquina e, mesmo passando para o segundo turno por um triz, chega a essa nova eleição com uma ínfima vantagem conquistada com muito suor, inaugurações de obras e o maior tempo na propaganda eleitoral gratuita.
E não se pode creditar o avanço ao segundo turno ao apadrinhamento de Jair Bolsonaro, que além de ter conseguido o fato único de perder uma eleição estando no comando do Palácio do Planalto, com o passar do tempo e a inelegibilidade, foi perdendo sua capacidade de transferir votos. Leia a coluna completa aqui.
Francisco Leali: O destino que a Justiça deve dar a Marçal depois de ficar fora do segundo turno em SP
Se dependesse da vontade de 1,6 milhão de eleitores de São Paulo, o ex-coach que se lançou candidato pelo PRTB deveria estar no segundo turno da disputa pela Prefeitura da cidade. Mas os votos, embora de larga proporção, não foram suficientes para levar Pablo Marçal até lá e ele está fora da corrida eleitoral.
Seu destino político parecia projetado a não ter limites. Tanto que não se importou em apresentar um documento falso envolvendo o candidato do PSOL Guilherme Boulos. Leia a coluna completa aqui.
Vereador mais votado de SP é apoiador de Marçal e aliado de Nikolas Ferreira: ‘Terão que aguentar’
Lucas Pavanato (PL) foi o vereador mais votado da cidade de São Paulo nas eleições deste domingo, 6, com 159.925 votos. Ao Estadão, Pavanato, que assume o cargo pela primeira vez, afirmou que pretende propor projetos baseados nos valores conservadores que o elegeram e provocou, dizendo que a oposição terá que “aguentar” seu estilo de fazer política. Leia aqui a reportagem completa.
Presidente do partido de Marçal diz que divulgação de laudo falso foi um “grande erro”
O presidente do PRTB, Leonardo Avalanche, classificou como um “grande erro” a divulgação de um receituário médico falso por Pablo Marçal (PRTB), que associava Guilherme Boulos (PSOL) ao uso de drogas.
A declaração foi dada neste domingo, 6, após a apuração dos votos. Marçal ficou de fora do segundo turno por uma pequena diferença em relação a Boulos e Ricardo Nunes (MDB). Também neste domingo, o proprietário da clínica envolvida divulgou uma nota negando qualquer participação na falsificação. Leia a reportagem completa aqui.
PL tem resultado histórico nas capitais do Nordeste, e PT tem dois candidatos no 2º turno
O PL elegeu um prefeito e conseguiu levar mais candidatos para o segundo turno em capitais da Região Nordeste do que o PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2020, a sigla não tinha nenhum nome eleito nas capitais nordestinas.
A sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro venceu no primeiro turno em Maceió, com João Henrique Caldas (PL), o JHC, e terá nomes em Aracaju, João Pessoa e Fortaleza no dia 27 de outubro. Os petistas, por outro lado, estarão na próxima rodada em Fortaleza e em Natal. Leia aqui a reportagem completa.