PUBLICIDADE

Lula toma posse como presidente da República; acompanhe

Petista foi eleito no segundo turno para novo mandato após superar Jair Bolsonaro (PL)

Atualização:
Acompanhe Ao Vivo
Conteúdo Relacionado

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi empossado neste domingo, 1, em Brasília. Ele vai exercer, dessa maneira, a presidência pela terceira vez, algo inédito desde a redemocratização. Lula, de 77 anos, terá ao seu lado a socióloga Rosângela Silva, a Janja. Em seu primeiro discurso, no Congresso, Lula afirmou que foi a democracia quem venceu as eleições de outubro do ano passado. E disse, também, que encontrou um governo desmontado. Mesmo assim, o agora novo presidente falou que a mensagem é a da reconstrução e esperança.

Entre seus primeiros atos, o presidente deu posse à sua equipe de 37 ministros e anunciou uma série de decretos que desfazem medidas tomadas pelo antecessor, Jair Bolsonaro. Entre elas estão um maior rigor no acesso a armas e um freio na privatização de estatais. Lula também indicou uma maior intervenção maior na economia.

Confira as principais notícias da posse de Lula e de governadores a seguir.

Acompanhe ao vivo

22h4001/01/2023

Tempo real

Encerramos a cobertura em tempo real da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Continue acompanhando o noticiário de política pelo site do Estadão e por outros meios do Grupo Estado.

21h2301/01/2023

Em carta, Rei Charles III parabeniza Lula e quer fortalecer parceria entre Brasil e Reino Unido

O rei Charles III, do Reino Unido, enviou uma carta com “afetuosas felicitações” ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tomou posse neste domingo, 1º. A mensagem foi entregue pela embaixadora da nação no Brasil, Stephanie Al-Qaq. Na carta, o monarca mencionou a “amizade calorosa” e a “forte parceria entre o Brasil e o Reino Unido”. Charles III disse que anseia aprofundar a relação durante o mandato de Lula. Veja reportagem.

Rei Charles III parabeniza Lula Foto: Victoria Jones/AFP

Anna Carolina Papp e Julia Affonso

21h0701/01/2023

Quem é Ricardo Stuckert, o fotógrafo de Lula chamado de ‘John Wick’ da cerimônia de posse

Uma cena na cerimônia de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamou a atenção na tarde deste domingo, 1º. Durante o desfile em carro aberto a caminho do Congresso Nacional, uma figura foi vista correndo de um lado para o outro do Rolls-Royce presidencial enquanto equilibrava câmeras, lentes e um controlador de drone. O “perrengue” transformou o nome de Ricardo Stuckert, fotógrafo oficial do presidente, em um dos assuntos mais comentados do dia nas redes sociais.

Ricardo Stucker, à esquerda e com uma câmera na mão, acompanha Lula durante a posse Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

Vídeos de Stuckert ao lado do Rolls-Royce lhe renderam comparações com John Wick, o personagem vivido nos cinemas por Keanu Reeves na franquia de mesmo nome. Leia mais.

João Ker

Publicidade

20h5701/01/2023

Eliane Cantanhêde: Sem Bolsonaro nem atentado e agenda de ‘reconstrução’, Lula toma posse num mar vermelho

Sem golpe, atentado terrorista e Jair Bolsonaro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu o seu terceiro mandato num dia de sol, festivo, desfilando no Rolls Royce e dizendo que tomou posse pela primeira vez em 2003 com uma palavra-chave, mudança, e agora adotou outra, reconstrução. É a diferença de receber o governo de Fernando Henrique Cardoso ou de Bolsonaro, que lhe deixou uma terra arrasada e não fez falta. Leia análise de Eliane Cantanhêde.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobe rampa do Palácio do Planalto receber a faixa presidencial Foto: Daniel Teixeira/Estadão
19h5401/01/2023

Cerimônia de posse de ministros é encerrada

Recepção de ministros chega ao fim no Palácio do Itaramaty, em Brasília. Durante solenidade, presidente deu posse aos 37 ministros de Estado, além de fazer um “revogaço” de decretos e medidas.

19h4501/01/2023

Revogaço: Lula pede análise de sigilos, muda política de controle de armas e freia privatização de estatais

O primeiro ato como presidente de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi assinar um pacote de medidas do novo governo com “revogaço” de atos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), incluindo as decisões do antecessor que facilitaram acesso a armas. O petista também determinou a revisão, em 30 dias, de decisões que impuseram sigilo sobre informações da administração anterior.

Os decretos e medidas provisórias foram assinados em cerimônia no Palácio do Planalto, horas após Lula tomar posse no cargo. Na mesma solenidade, o presidente deu posse aos 37 ministros de Estado. Leia reportagem completa.

Lula durante cerimônia no Congresso Nacional Foto: Mauro Pimentel/AFP

Vinícius Valfré e Adriana Fernandes

Publicidade

19h3001/01/2023

Governador e vice tomam posse em Santa Catarina

O governador Jorginho Mello (PL), e a vice-governadora Marilisa Boehm tomaram posse no cargo em cerimônia realizada no início da noite. Aos 66 anos de idade, o novo governador fez o juramento, assim como a sua vice, após assinar o termo de posse. Em seguida, o presidente da Alesc, Moacir Sopelsa (MDB), declarou Jorginho e Marilisa empossados. Em seu discurso, o governador enfatizou o compromisso com a saúde do Estado, e confirmou a primeira reunião como novo governador amanhã às 7h, com a secretária de saúde para apresentação de um plano de ação para a questão das cirurgias eletivas em Santa Catarina.

Camila Costa da Cunha

19h1301/01/2023

Começa cerimônia de posse dos ministros

Lula dá posse agora aos 37 ministros em recepção no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Entre eles, estão Marina Silva (Meio Ambiente), Simone Tebet (Planejamento) e Fernando Haddad (Fazenda). Veja lista completa.

19h0701/01/2023

Presidente da França parabeniza Lula pela posse

O presidente da França, Emmanuel Macron, fez uma publicação nas redes sociais parabenizando Luiz Inácio Lula da Silva pela posse como chefe do Executivo brasileiro neste domingo, 1º. “Ordem e Progresso: o Brasil honra seu lema. Parabéns caro presidente, caro amigo Lula, por sua posse. Estamos juntos!”, escreveu o francês.

Publicidade

18h5801/01/2023

Cachorra Resistência rouba a cena durante cerimônia da posse de Lula

A quebra de protocolo com a participação da cachorrinha Resistência na posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou a atenção durante a cerimônia deste domingo, 1º. A cadela subiu a rampa do Palácio do Planalto puxada em uma coleira por Lula e pela primeira-dama Janja, acompanhada de pessoas escolhidas pelo petista para representar o povo e lhe passar a faixa presidencial. Veja repercussão.

Janja segura cachorra Resistência durante cerimônia em Brasília Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

João Ker