Na noite de domingo (27), foram divulgados os resultados das eleições municipais, após a população exercer seu direito de voto no segundo turno em diversas cidades para escolher quem será o prefeito.
Na véspera do segundo turno, institutos como Quaest, Datafolha, AtlasIntel publicaram as últimas pesquisas sobre os cenários eleitorais nas 15 capitais brasileiras em que a disputa continuava.
Esses levantamentos consideraram os votos válidos, ou seja, excluindo os indecisos e os votos brancos e nulos. Essa mesma operação foi realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após o fechamento das urnas.
A seguir, veja um comparativo entre o resultado estimado das pesquisas divulgadas no sábado e as porcentagens finais confirmadas pelo TSE.
Navegue neste conteúdo
São Paulo (SP)
- Pesquisa Datafolha em SP: Nunes tem 57% dos votos válidos; Boulos, 43% (margem de erro de dois pontos percentuais)
- Pesquisa Quaest em SP: Nunes tem 55% e Boulos, 45% de votos válidos na véspera da eleição (margem de erro de dois pontos percentuais)
- Pesquisa Atlas em São Paulo: Ricardo Nunes tem 55,6% e Guilherme Boulos, 44,4% dos votos válidos (margem de erro de dois pontos percentuais)
Assim como estimava as pesquisas, Ricardo Nunes (MDB) foi reeleito com 59,38% dos votos, contra 40,62% de Guilherme Boulos (PSOL).
Embora os três institutos tenham indicado que Ricardo Nunes venceria com boa margem, nenhum deles cravou o resultado dentro da margem de erro nos levantamentos divulgados na véspera das eleições. O Datafolha se aproximou mais do resultado final.
Belo Horizonte (MG)
- Pesquisa Datafolha em BH, votos válidos: Fuad Noman tem 53% e Bruno Engler, 47% (margem de erro de dois pontis percentuais)
- Pesquisa Quaest em BH: Fuad Noman tem 52% e Bruno Engler, 48% (margem de erro de dois pontos percentuais)
- Pesquisa Atlas em BH: Fuad Noman tem 53,2% dos votos válidos e Bruno Engler, 46,8% (margem de erro de dois pontos percentuais)
Em uma porcentagem próxima a dos levantamentos, Fuad Noman (PSD) foi reeleito com 53,73% dos votos válidos. Seu opositor, Bruno Engler (PL) acumulou 46,27% dos votos.
Considerando as margens de erro, os três institutos acertaram o resultado e porcentagem da disputa.
Fortaleza (CE)
- Pesquisa Atlas tem empate técnico em Fortaleza: Fernandes tem 50,5% e Leitão, 49,5% dos válidos (margem de erro de dois pontos percentuais)
- Pesquisa Datafolha em Fortaleza: André Fernandes tem 51% dos votos válidos; Evandro Leitão, 49% (margem de erro de três pontos percentuais)
- Pesquisa Quaest em Fortaleza: André Fernandes e Evandro Leitão estão empatados com 50% (margem de erro de três pontos percentuais)
Segundo resultado do TSE, o candidato do PT, Evandro Leitão, venceu com 50,38% de votos, contra 49,62% André Fernandes do PL.
A partir da margem de erro divulgada, os três institutos acertaram que a disputa entre os dois candidatos teria uma porcentagem muito próxima. Atlas e Datafolha colocaram, numericamente, Fernandes como vencedor e a Quaest apontou um empate.
Natal (RN)
- Pesquisa Quaest em Natal: Paulinho Freire tem 53% dos votos válidos contra 47% de Natália Bonavides (margem de erro de três pontos percentuais)
- Atlas em Natal: Paulinho Freire tem 53,1% dos votos válidos contra 46,9% de Natália Bonavides (margem de erro de três pontos percentuais)
Como apontavam os levantamentos, Paulinho Freire (União Brasil) é o novo prefeito de Natal com 55,34% dos votos. Natália Bonavides (PT), também na disputa do segundo turno, acumulou 44,66% dos votos válidos.
Considerando a margem de erro, os dois levantamentos registraram resultados condizentes com os que as urnas mostraram posteriormente no domingo.
João Pessoa (PB)
- Pesquisa Atlas em João Pessoa: Cícero Lucena tem 55,8% dos votos válidos e Marcelo Queiroga, 44,2% (margem de erro de três pontos percentuais)
- Pesquisa Quaest em João Pessoa: Cícero Lucena tem 60% e Marcelo Queiroga, 40% (margem de erro de três pontos percentuais)
De acordo com os dados oficiais do TSE, o candidato Cícero Lucena (PP) foi reeleito com 63,91% dos votos, contra 36,09% de Marcelo Queiroga (PL).
Embora os dois institutos tenham acertado o vencedor da disputa, os resultados ficaram fora da margem de erro nas pesquisas da véspera. A Quaest se aproximou mais do resultado.
Aracaju (SE)
- Pesquisa Atlas em Aracaju: Emília Corrêa tem 57,1% dos votos válidos e Luiz Roberto, 42,9% (margem de erro de três pontos percentuais)
- Pesquisa Quaest em Aracaju: Emília Corrêa tem 62% dos votos válidos e Luiz Roberto, 38% (margem de erro de três pontos percentuais)
Considerando os resultados do TSE, Emília Corrêa (PL) foi eleita prefeita de Aracaju com 57,46% dos votos, contra 42,54% Luiz Roberto (PDT).
Tendo em vista a margem de erro, a pesquisa Atlas acertou o resultado e as porcentagens do segundo turno. A pesquisa Quaest divulgou que a candidata do PL seria eleita, mas com uma estimativa de porcentagem maior.
Porto Alegre (RS)
- Pesquisa Atlas em Porto Alegre: Sebastião Melo tem 56,5% e Maria do Rosário, 43,5% dos votos válidos (margem de erro de dois pontos percentuais)
- Pesquisa Quaest em Porto Alegre: Sebastião Melo tem 63% e Maria do Rosário, 37% dos votos válidos (margem de erro de dois pontos percentuais)
Segundo o TSE, Sebastião Melo (MDB) venceu com 61,53% dos votos, enquanto Maria do Rosário (PT) alcançou 38,47%.
A partir da margem de erro divulgada, o instituto Quaest acertou a previsão do resultado e porcentagem. A pesquisa Atlas acertou quem seria o prefeito eleito, mas houve divergência com o resultado na porcentagem.
Curitiba (PR)
- Pesquisa Atlas em Curitiba: Eduardo Pimentel tem 57,5% dos votos válidos; Cristina Graeml, 42,5% (margem de erro de três pontos percentuais)
- Pesquisa Quaest em Curitiba: Eduardo Pimentel tem 55% dos votos válidos; Cristina Graeml, 45% (margem de erro de três pontos percentuais)
Assim como apontavam as pesquisas, Eduardo Pimentel (PSD) foi eleito com 57,64% dos votos, enquanto Cristina Graeml (PMB) ficou com 42,36%.
Considerando a margem de erro, os dois institutos acertaram o resultado, com a vitória de Eduardo Pimentel.
Goiânia (GO)
- Pesquisa Quaest em Goiânia: Sandro Mabel tem 54% dos votos válidos e Fred Rodrigues, 46% (margem de erro de três pontos percentuais)
- Pesquisa Atlas em Goiânia: Sandro Mabel tem 55,5% dos votos válidos; Fred Rodrigues, 44,5% (margem de erro de três pontos percentuais)
Conforme o resultado do TSE e alinhado às pesquisas, Mabel (União Brasil) foi eleito com 54% dos votos, superando Fred Rodrigues (PL), que teve 46%.
Levando em conta a margem de erro, ambos os institutos divulgaram estimativas condizentes com o resultado final.
Cuiabá (MT)
- Pesquisa Quaest em Cuiabá: Abílio Brunini e Lúdio Cabral estão empatados com 50% dos votos válidos (margem de erro de três pontos percentuais)
- Pesquisa Atlas em Cuiabá: Lúdio Cabral tem 50,1% e Abílio Brunini, 49,9% dos votos válidos (margem de erro de três pontos percentuais)
O resultado divulgado pelo TSE foi que Abílio (PL) obteve 53,8% diante de 46,2% do deputado estadual Lúdio Cabral (PT).
Considerando a margem de erro, nenhum dos institutos acertou o resultado. Numericamente, o Atlas colocou Lúdio Cabral à frente, enquanto a Quaest apontou um empate.
Campo Grande (MS)
- Pesquisa Atlas em Campo Grande: Rose Modesto tem 54% dos votos válidos e Adriane Lopes, 46% (margem de erro de três pontos percentuais)
- Pesquisa Quaest em Campo Grande: Rose Modesto tem 51% e Adriane Lopes, 49%, em empate técnico (margem de erro de três pontos percentuais)
Com porcentagens próximas de votos válidos, Adriane Lopes (PP) é a nova prefeita eleita com 51,45% dos votos, contra 48,55% de Rose Modesto (União Brasil).
A partir da margem de erro, a pesquisa Quaest apresentou resultado condizente com o que se viu com a abertura das urnas, embora numericamente tivesse apontado classificação distinta das duas candidatas. A apuração do instituto Atlas registrou resultado bem distinto daquele que viria a ser apontado nas urnas.
Manaus (AM)
- Pesquisa Atlas em Manaus: Alberto Neto tem 50,1% dos votos válidos e David Almeida, 49,9% (margem de erro de três pontos percentuais)
- Pesquisa Quaest em Manaus, votos válidos: David Almeida tem 51%, e Capitão Alberto Neto, 49% (margem de erro de três pontos percentuais)
Segundo o TSE, David Almeida (Avante) teve uma porcentagem maior do que os levantamentos estimavam, com 54,59% dos votos, superando Capitão Alberto Neto (PL), que obteve 45,41%.
Levando em conta a margem de erro, ambos os institutos tiveram resultados distintos do registrado nas urnas, acima da margem de erro. A Quaest acertou o vencedor.
Porto Velho (RO)
- Atlas em Porto Velho: Léo Moraes tem 52,7% dos votos válidos; Mariana Carvalho, 47,3% (margem de erro de três pontos percentuais)
- Pesquisa Quaest em Porto Velho: Léo Moraes tem 51% dos votos válidos; Mariana Carvalho, 49% (margem de erro de três pontos percentuais)
De acordo com os resultados do TSE na noite do segundo turno, Léo Moraes (Podemos) foi eleito com 56,18% dos votos, contra 43,82% de Mariana Carvalho (União Brasil).
A partir da margem de erro divulgada, ambos os institutos apresentaram porcentagens diferentes do resultado final do TSE, embora tenham apontado corretamente quem seria o prefeito eleito.
Palmas (TO)
- Pesquisa Atlas em Palmas: Siqueira Campos tem 55,2% e Janad Valcari soma 44,8% dos votos válidos (margem de erro de três pontos percentuais)
- Pesquisa Quaest em Palmas: Janad Valcari tem 51% dos votos válidos e Siqueira Campos, 49% (margem de erro de três pontos percentuais)
De acordo com o TSE, Siqueira (Podemos) foi eleito com 53,03% dos votos, contra 46,97% de Janad Valcari (PL).
Tendo em vista a margem de erro, a pesquisa Atlas acertou a porcentagem e resultado dos candidatos. A pesquisa Quaest estimou uma porcentagem menor para Siqueira Campos e maior para Janad Valcari e ficou distante do resultado final.
Belém (PA)
- Pesquisa Atlas Belém: Igor Normando tem 58,9% dos votos válidos, e Éder Mauro, 41,1% (margem de erro de três pontos percentuais)
- Pesquisa Quaest em Belém: Igor Normando tem 59% e delegado Éder Mauro, 41% dos votos válidos (margem de erro de três pontos percentuais)
Como apontavam os levantamentos, Igor Normando (MDB) é o novo prefeito de Balém com 56,36% dos votos. O Delegado Éder Mauro (PL) também na disputa do segundo turno, acumulou 43,64% dos votos válidos.
Considerando a margem de erro, ambos os institutos acertaram a porcentagem e o resultado do segundo turno.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.