Os ataques promovidos em Brasília neste domingo, 8, por radicais bolsonaristas deixaram rastros de destruição nas sedes dos três Poderes da República. De cadeiras arremessadas da rampa do Palácio do Planalto a uma completa destruição do Salão Nobre do Supremo Tribunal Federal (STF), imagens de antes e depois ajudam a dar a dimensão dos estragos.
Os atos de cunho golpista foram controlados pelas forças de segurança cerca de três horas e meia após o início. Cerca de 300 suspeitos foram presos em flagrante, segundo a Polícia Civil. A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu a prisão de Anderson Torres, secretário da Segurança Pública do DF e ex-ministro da Justiça de Bolsonaro. Ele nega conivência com os atos.
Em meio aos questionamentos sobre a atuação do governo Ibaneis frente aos atos golpistas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou intervenção federal na segurança do DF. Em paralalo, o ministro do STF Alexandre de Moraes determinou o afastamento do governador Ibaneis Rocha (MDB). O prazo dura 90 dias. Moraes também determinou o encerramento, em no máximo 24 horas, dos acampamentos antidemocráticos no entorno de quartéis em todo o País.
Palácio do Planalto
Antes
Depois
Antes
Depois
Congresso Nacional
Antes
Depois
STF
Antes
Depois
Antes
Depois
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.