Alvo da Operação Tempus Veritatis, que investiga a articulação de um golpe de Estado, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) conta com a presença confirmada de 49 deputados federais em ato organizado por ele para se defender das acusações. A lista foi enviada ao Estadão pela equipe de Bolsonaro nesta sexta-feira, 16, e circula em grupos bolsonaristas com a etiqueta de “encaminhada com frequência”.
A manifestação encabeçada pelo ex-presidente e por seus aliados, o pastor evangélico Silas Malafaia, o ex-ministro da Secretaria da Comunicação Social da Presidência (Secom) e advogado do ex-presidente, Fábio Wajngarten, e o deputado federal Zucco (PL-RS), está marcada para domingo, 25 de fevereiro, na Avenida Paulista.
A lista vai até o número 50, porém, o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) aparece na contagem duas vezes. O grupo também faz questão de não escrever o número 13, referência à legenda de seu oponente, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Por isso, a deputada Carla Zambelli (PL-SP) ocupa a posição “12+1″ da lista de presença original. Confira quem são os deputados que estarão no ato, em ordem alfabética:
- Abilio Brunini (PL-MT)
- Alberto Cavalcante Neto (PL-AM)
- Altineu Côrtes (PL-RJ)
- Amália Barros (PL-MT)
- André Fernandes (PL-CE)
- Cabo Gilberto Silva (PL-PB)
- Capitão Alden (PL-BA)
- Capitão Augusto (PL-SP)
- Carla Zambelli (PL-SP)
- Carlos Jordy (PL-RJ)
- Coronel Assis (União-MT)
- Coronel Fernanda (PL-MT)
- Coronel Meira (PL-PE)
- Coronel Telhada (PP-SP)
- Delegado Alexandre Ramagem (PL-RJ)
- Delegado Caveira (PL-PA)
- Éder Mauro (PL-PA)
- Evair de Melo (PP-ES)
- Fernando Rodolfo (PL-PE)
- General Girão (PL-RN)
- Gilvan da Federal (PL-ES)
- Gustavo Gayer (PL-GO)
- Jefferson Campos (PL-SP)
- Joaquim Passarinho (PL-PA)
- José Medeiros (PL-MT)
- Luciano Galego (PL-MA)
- Luiz Lima (PL-RJ)
- Marcelo Moraes (PL-RS)
- Mario Frias (PL-SP)
- Mauricio Marcon (Pode-RS)
- Messias Donato (Republicanos-ES)
- Nicoletti (União-RR)
- Pastor Marco Feliciano (PL-SP)
- Paulo Bilynskyj (PL-SP)
- Pedro Lupion (PP-PR)
- Ricardo Salles (PL-SP)
- Roberta Roma (PL-BA)
- Rodolfo Nogueira (PL-MS)
- Rodrigo Valadares (União-SE)
- Rosana Valle (PL-SP)
- Sanderson (PL-RS)
- Sargento Fahur (PSD-PR)
- Sargento Gonçalves (PL-RN)
- Sílvia Waiãpi (PL-AP)
- Silvio Antonio (PL-MA)
- Sóstenes Cavalcante (PL-RJ)
- Vicentinho Júnior (PP-TO)
- Zé Vitor (PL-MG)
- Zucco (PL-RS)
Outros deputados federais confirmaram presença quando questionados pelo Estadão, mas não constam na lista da equipe de Bolsonaro que circula pelos grupos de WhatsApp. São eles: Nikolas Ferreira (PL-MG), Bia Kicis (PL-DF), Hélio Lopes (PL-RJ), Julia Zanatta (PL-SC), Marcos Pollon (PL-MS) e Giovani Cherini (PL-RS).
Nesta quinta-feira, 15, após reunião com Bolsonaro, Malafaia disse que a manifestação “vai além” do ex-presidente e é “em favor a liberdade de todo povo brasileiro”. O aliado do ex-presidente vai fornecer um trio elétrico para os discursos.
Leia também
Além dos deputados, outros aliados do ex-presidente confirmaram ao Estadão que vão ao ato, como o senador Ciro Nogueira (PP-PI), que foi ministro da Casa Civil na gestão de Bolsonaro e outros dois ex-ministros que agora são senadores, Jorge Seif (PL-SC) e Marcos Pontes (PL-SP). Também estarão presentes o senador Magno Malta (PL-ES) e do líder do PL no Senado, Carlos Portinho (RJ).
Os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, e Ronado Caiado (União Brasil), de Goiás, também já confirmaram participação na manifestação na Paulista. O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), que deve ter o apoio do ex-presidente para a reeleição, também afirmou que vai ao ato.
A lista de ausências, por sua vez, tem a ex-ministra da Mulher e atual senadora pelo Distrito Federal Damares Alves (Republicanos), que disse ter agendas oficiais para o dia da manifestação e que não pode desmarcar os compromissos.
Correções
A primeira versão deste texto informava de forma incorreta o partido do deputado federal Zucco. O parlamentar é filiado ao PL. O texto foi corrigido.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.