Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Departamento de Justiça dos EUA notifica fabricante sueca sobre venda de caças ao Brasil

A sueca Saab informou nesta quinta, 10, em comunicado, que foi intimada a prestar informações sobre contrato fechado com o governo brasileiro em 2014; presidente Lula foi denunciado na época pela Operação Zelotes por suposto tráfico de influência, mas investigação foi trancada pelo ministro Ricardo Lewandowski

PUBLICIDADE

Foto do author Rayssa Motta
Foto do author Marcelo Godoy
Foto do author Fausto Macedo
Atualização:
Saab divulgou comunicado e informou que vai prestar informações ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos.  Foto: Reprodução

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos investiga o contrato fechado em 2014 pelo Brasil para a compra de 36 caças militares do modelo Gripen. Essa é considerada a maior aquisição militar da América Latina. O edital de US$ 4,5 bilhões fez parte do chamado Projeto FX-2.

PUBLICIDADE

A fabricante sueca de aeronaves Saab divulgou um comunicado nesta quinta-feira, 10, informando que foi intimada a prestar informações.

A empresa informou que vai cooperar com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos e fornecer as informações requisitadas.

“Autoridades brasileiras e suecas já investigaram partes do processo de aquisição dos caças. As investigações foram encerradas sem indicar qualquer irregularidade por parte da Saab”, diz o comunicado.

Aeronaves foram compradas como parte do Projeto FX-2. Foto: TABA BENEDICTO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi denunciado pelo Ministério Público Federal por suspeita de tráfico de influência na contratação. Ele já havia deixado a presidência quando o contrato foi assinado. O petista sempre negou ter participado das negociações do contrato. Quando a denúncia veio a público, a defesa alegou que a investigação tramitou “de forma oculta”.

Publicidade

Ao oferecer a denúncia, a Procuradoria da República no Distrito Federal afirmou que a compra das aeronaves e a prorrogação de incentivos fiscais a montadoras foram autorizadas em troca de R$ 2,5 milhões supostamente repassados a Luis Cláudio, filho de Lula.

O processo foi aberto em 2016, a partir das investigações da Operação Zelotes, mas não chegou a ter o mérito julgado. Uma decisão do ministro Ricardo Lewandowski, antes de sua aposentadoria no Supremo Tribunal Federal (STF), trancou a ação. Agora, Lewandowski é ministro da Justiça de Lula.

Leia todo o comunicado:

A Saab North America, Inc., subsidiária da Saab nos Estados Unidos, recebeu uma intimação do Departamento de Justiça dos Estados Unidos. O DOJ solicitou informações sobre a aquisição de 36 Gripen E/F pelo governo brasileiro para suas forças aéreas. O contrato foi assinado em 2014.

A aquisição de caças do Brasil (o programa FX-2) ocorreu entre 2008 e 2014 e a Saab venceu o contrato. A Saab pretende cumprir a solicitação para fornecer de informações e cooperar com o DOJ.

Autoridades brasileiras e suecas já investigaram partes do processo de aquisição dos caças. As investigações foram encerradas sem indicar qualquer irregularidade por parte da Saab.

Publicidade

Devido a obrigações de sigilo, a Saab não pode comunicar mais sobre o assunto.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.