Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Eunício chama colega emedebista de ‘bichinha nojenta, baitola’; ouça

Ex-presidente do Congresso, deputado Eunício Oliveira (MDB-CE) dirigiu ofensas homofóbicas ao ex-deputado Leonardo Araújo em meio a desentendimento partidário e agora pede desculpas: ‘momento de profunda irritação’

PUBLICIDADE

Foto do author Rayssa Motta
Foto do author Fausto Macedo
Atualização:
O ex-deputado estadual Leonardo Araújo tenta deixar o MDB; Eunício dirige o diretório do partido no Ceará. Foto: Máximo Moura/Assembleia Legislativa do Ceará e André Dusek/Estadão

O deputado Eunício Oliveira (MDB-CE), ex-presidente do Congresso (2017-2019), admitiu nesta segunda-feira, 10, ter gravado um áudio com ofensas homofóbicas dirigidas ao ex-deputado estadual Leonardo Araújo (MDB-CE).

“Me processa bichinha, eu quero contar seus podres todos, porque eu conheço todos. Ladrão é você, seu viado. Vai, processa, para eu mostrar que tu é baitola, viado e ladrão. Ladrão é você, seu viado escroto. Bichinha nojenta”, diz o áudio, enviado em uma conversa privada.

Ouça áudio

Ouça áudio

00:0000:00

PUBLICIDADE

Os dois são correligionários há uma década no MDB, mas se desentenderam na eleição de 2022, quando Leonardo Araújo teve as contas de campanha reprovadas pela Justiça Eleitoral. Eunício é presidente do MDB no Ceará e se recusou a chancelar a prestação de contas. A assinatura pendente pesou para o Tribunal Regional Eleitoral rejeitar o balanço contábil.

O ex-deputado, que hoje ocupa o cargo de assessor especial de assuntos federativos no governo Elmano de Freitas (PT), está decidido a deixar o partido. O Estadão apurou que ele deve alegar que sofreu perseguição interna para tentar evitar punição por infidelidade partidária.

Já pessoas próximas de Eunício afirmam que Leonardo Araújo tenta usar o entrevero para se projetar politicamente.

Publicidade

Em nota enviada ao Estadão, o deputado afirmou que gravou a mensagem em um ‘momento de profunda irritação’, após ‘chantagens, agressões, calúnias e acusações infundadas’.

O núcleo de diversidade do MDB do Ceará saiu em defesa de Eunício. “É de conhecimento público e notório que o deputado Eunício Oliveira sempre foi um apoiador e defensor das minorias políticas e da população LGBTQIAP+”, diz a manifestação.

COM A PALAVRA, EUNÍCIO OLIVEIRA

“Infelizmente, em um momento de profunda irritação, que teve origem após seguidas investidas com chantagens, agressões, calúnias e acusações infundadas, feitas pelo ex-deputado Leonardo Araújo, o deputado emitiu palavras que não fazem parte dos seus conceitos pessoais, morais e políticos. O áudio propositalmente editado tem o intuito de atingir o deputado, caracterizando uma vingança pessoal e baixa. Sempre a favor dos direitos individuais e da diversidade, o parlamentar reitera seu compromisso de apoiar, proteger e lutar por direitos e dignidade de todos os cidadãos.”

COM A PALAVRA, LEANDRO ARAÚJO

Publicidade

A reportagem do Estadão entrou em contato com a assessoria e o gabinete do ex-deputado. O espaço está aberto para manifestação.

COM A PALAVRA, O MDB DIVERSIDADE CEARÁ

“O MDB Diversidade do Ceará se solidariza com o deputado Eunício Oliveira pelos ataques sofridos. De forma inadequada, o senhor Leonardo Araújo expos trechos de conversas particulares descontextualizadas e com informações manipuladas.

Ressalta-se que é de conhecimento público e notório que o Deputado Eunício Oliveira sempre foi um apoiador e defensor das minorias políticas e da população LGBTQIAP+. Isso é comprovado por suas inúmeras aparições públicas incentivando lideranças e candidaturas LGBTQIAP+, bem como pela criação deste Núcleo MDB Diversidade no Ceará.”

Thays Filizola, presidente MDB Diversidade Ceará, Sabrina Veras, vice-presidente Nacional do MDB Diversidade Nacional, e Janaina Renée, presidente Nacional do MDB Diversidade

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.