PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

PF faz busca em Mato Grosso no rastro de suspeito de filiação fraudulenta de Lula ao PL

Investigado seria responsável por fraudar pedido de filiação partidária em nome de Lula, com dados falsos; solicitação foi recebida pelo TSE após a etapa de moderação realizada por funcionário do Partido Liberal, que também é investigado

PUBLICIDADE

Foto do author Pepita Ortega
Atualização:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva Foto: Reproducao/@LulaOficial

A Polícia Federal vasculhou na manhã desta quarta-feira, 30, a casa do suspeito da filiação fraudulenta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no PL, em junho de 2023. A diligência foi realizada em Mato Grosso do Sul, no bojo da Operação Infiliatio, que também investiga o funcionário do Partido Liberal que validou o cadastro fraudulento.

PUBLICIDADE

A ofensiva apura supostos crimes de invasão de dispositivo informático, falsidade ideológica e falsa identidade.

Após uma notícia-crime do Tribunal Superior Eleitoral, que comunicou à PF a filiação falsa de Lula ao PL, os investigadores descobriram que o suspeito não invadiu Sistema de Filiação Partidária da Corte eleitoral.

Segundo o inquérito, o que ocorreu foi a realização fraudulenta de pedido de filiação partidária em nome de Lula, com dados falsos. A solicitação foi recebida pelo TSE após a etapa de moderação realizada por funcionário do Partido Liberal, que também é investigado.

A PF aponta que dados falsos em nome do presidente teriam sido usados desde o momento inicial do procedimento de filiação, quando o suspeito preencheu formulário no site do PL, com o intuito de iniciar o processo.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.