PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Prazo para X responder intimação de Moraes expira; rede social pode sair do ar

Plataforma corre risco de ser suspensa no Brasil após não responder à intimação do ministro do STF para indicar representante no Brasil

PUBLICIDADE

Foto do author Rayssa Motta
Atualização:

A rede social X tinha até 20h07 desta quinta-feira, 29, para responder à intimação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e informar quem será o novo representante da plataforma no Brasil. A empresa informou que não cumpriu a ordem judicial.

PUBLICIDADE

Com a expiração do prazo, a secretaria judiciária do STF precisa certificar formalmente no processo que não houve manifestação. Só depois disso Alexandre de Moraes vai decidir se a plataforma será penalizada.

A intimação foi feita pela própria rede social, porque o escritório brasileiro da empresa foi fechado após atritos com o ministro. O prazo para resposta começou a contar a partir da publicação da ordem judicial.

Elon Musk e Alexandre de Moraes Foto: Trevor Cokley/Força Aérea dos EUA e Pedro Kirilos/Estadão

Ontem, Moraes mandou a secretaria do STF intimar o empresário Elon Musk, dono da empresa, por “meios eletrônicos”. A conta institucional do Supremo Tribunal Federal no X enviou a intimação, em resposta ao perfil oficial da plataforma. A conta pessoal do empresário também foi marcada na publicação.

É a primeira vez que o STF fez uma intimação pelas redes sociais.

Publicidade

Ao mandar intimar a plataforma, o ministro ameaçou suspender as atividades da empresa no Brasil.

Como mostrou o Estadão, Alexandre de Moraes tem respaldo dos colegas para disciplinar plataformas que se recusam a cumprir ordens judiciais, a exemplo do X. O tribunal avalia - e essa é uma percepção da maioria da corte - que o STF não pode admitir ameaças de descumprimento a decisões emitidas pelos ministros e pela Justiça brasileira de modo geral.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.