Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Rolê de Anielle Franco de moto e sem capacete na Maré abre polêmica nas redes

Ministra da Igualdade Racial viola legislação de trânsito com infração gravíssima; nas redes, usuários comparam gravação com episódios envolvendo Jair Bolsonaro, criticado pela oposição quando circulava também sem equipamento de proteção

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

Um vídeo em que a ministra Anielle Franco, da Igualdade Racial, anda de moto no Complexo da Maré, onde nasceu, no Rio, gerou debate nas redes sociais nesta terça, 20. Apoiadores de Anielle afirmaram que a ministra mostra que é 'gente de verdade' 'dando rolé de moto na favela'. Outros usuários ressaltaram que a ministra estava sem capacete e chegaram a comparar a gravação a episódios envolvendo o presidente Jair Bolsonaro.

Em nota, o ministério afirmou que a circulação 'na grande parte de territórios de favelas e periferias do Rio de Janeiro, historicamente, não se faz com capacete, pois há riscos dentro da própria comunidade de incitar confronto'.

PUBLICIDADE

O vídeo foi gravado na segunda, 19, quando Anielle participou de uma roda de escuta com moradores da Maré, realizada pelo Ministério e por coletivos da comunidade, para coletar depoimentos sobre violações de direitos, especialmente ligadas à violência policial.

Segundo o Ministério, ao final da agenda, Anielle foi ao Observatório de Favelas para ver a exposição 'Faveladas'. Foi então que a ministra andou na garupa da moto, durante três minutos.

"A ministra defende o cumprimento de regras de trânsito, em especial as ligadas à segurança e proteção das pessoas. Ao mesmo tempo, entende a importância de se reconhecer culturalmente o símbolo que este transporte tem na favela, facilitando o direito de ir e vir dos moradores e moradoras.", ressaltou a pasta.

Publicidade

O Código de Trânsito classifica andar de moto sem capacete como infração gravíssima. A multa é de R$ 293. No vídeo que circula nas redes desde segunda, 19, tanto Anielle como a motorista da moto estão sem o equipamento de segurança.

Em meio à repercussão do vídeo no Twitter, usuários lembraram de episódios em que o ex-presidente Jair Bolsonaro andou de moto, sem capacete, junto de apoiadores. O ex-chefe do Executivo já cometeu infrações, como condutor ou na garupa, no Guarujá (SP), em Quixadá (CE), numa ponte sobre o Rio Madeira, em Rondônia, e em Santa Rosa, no Rio Grande do Sul.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.