Especial para o Estadão - O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou, nesta sexta-feira, 13, um edital para a compra de duas caminhonetes movidas a diesel, no valor de até R$ 650 mil, para a renovação da frota. No entanto, o edital destaca a necessidade de aquisição de veículos preocupados com mudanças climáticas e maior eficiência energética.
Segundo o documento, o STF pretende comprar dois veículos com motor de combustão a diesel, sendo um no valor máximo de R$ 352 mil e outro de R$ 291 mil. O edital explica que os veículos serão de uso “institucional” e substituirão modelos com até 14 anos de uso, ressaltando a necessidade de que diminuam “a emissão de gás carbônico”.
“Como é do conhecimento de todos, recentes mudanças climáticas indicam a necessidade de adequação de toda a sociedade. Nesse sentido, a indústria automobilística vem alterando suas condutas de mercado, aprimorando os veículos movidos a diesel, com foco na eficiência energética, objetivando reduzir a emissão de gás carbônico na atmosfera”, aponta o edital.
O pregão para a aquisição dos veículos está previsto para o dia 26 de dezembro. Segundo o STF, a renovação da frota também visa à economia de gastos com combustível e manutenção. “Diferentemente dos modelos da frota do STF que se pretende substituir, o carro com nova tecnologia tem um consumo menor, o que traz uma economia de longo prazo e menos emissão de carbono na natureza”.
Em novembro, a Corte anunciou outras duas compras públicas de veículos institucionais, totalizando 36 novos carros, incluindo sedans, caminhonetes, vans e caminhões. Os dois editais previam um valor máximo somado de R$ 7,8 milhões para a renovação da frota, com as mesmas preocupações relativas à maior eficiência energética e redução das emissões.
De acordo com os dados do STF, todas as caminhonetes, caminhões e vans da proposta de aquisição possuíam a indicação exclusiva de motores movidos a diesel. Em contrapartida, os editais indicaram que os modelos de mini-vans e sedans deveriam ser flexíveis ou híbridos.
O primeiro edital, que previa a compra de 18 carros, foi publicado no dia 21 de novembro, e o segundo, também para 18 carros, no dia 29 de novembro. Ambos estão em fase de julgamento das melhores propostas.
Questionado sobre a compra de veículos com motor a diesel para uma renovação de frota focada na redução de carbono, o STF não apresentou um posicionamento até o fechamento da matéria.
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