Bolsonaro viaja para réveillon em Santa Catarina após folga no Guarujá

Presidente passará ano-novo em São Francisco do Sul, litoral catarinense; nas redes, Lula cobrou ação em apoio à Bahia sem 'vetos políticos'

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

BRASÍLIA — O presidente Jair Bolsonaro (PL) viajou nesta segunda-feira para São Francisco do Sul (SC), onde deve passar o réveillon. A previsão é de retorno a Brasília somente em 3 de janeiro. A folga do presidente acontecem em meio à situação de emergência causada pelas fortes chuvas na Bahia, que deixou ao menos 18 mortos no Estado. 

O presidente Jair Bolsonaro cumprimentousimpatizantes antes de sair do Palácio da Alvorada para seguir com destino a Santa Catarina. Foto: Dida Sampaio/Estadão

PUBLICIDADE

Se considerados os dias que passou no litoral paulista, Bolsonaro ficará 13 dias de férias entre dezembro e janeiro.

Enchentes na Bahia

O chefe do Executivo já deixou o Palácio da Alvorada rumo à Base Aérea de Brasília. Antes, conversou com apoiadores em frente à residência oficial por cerca de 10 minutos. No Twitter, Bolsonaro lembrou as enchentes na Bahia e disse que o governo federal atua na “desobstrução de rodovias, distribuição de alimentos, resgate, antecipação do Fundo de Garantia”. 

Também afirmou que estão na região os ministros da Cidadania, João Roma, e do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. Roma, que compõe parte do grupo de oposição ao governo Rui Costa (PT) no Estado, disse que o momento é de deixar qualquer diferença política de lado. “O objetivo maior é estender a mão para a população que pede socorro”, escreveu no Twitter.

Outros pré-candidatos se movimentam em relação às enchentes na Bahia. No Twitter, sem citar Bolsonaro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira, 27, ter conversado com o governador da Bahia Rui Costa e pediu atuação das Forças Armadas “sem nenhum tipo de veto político”.

O governador de São Paulo, João Doria, enviou dois helicópteros e dois aviões na manhã do domingo para auxiliar as vítimas das chuvas na Bahia. Além das aeronaves, foram enviados outros 14 profissionais do Corpo de Bombeiros e do Comando de Aviação da Polícia Militar que embarcaram do Campo de Marte, na zona norte da capital paulista, e 16 da cidade de Ribeirão Preto.

Publicidade

Além de São Paulo, os governos do Maranhão, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Sergipe e Paraíba estão na força-tarefa.

Bolsonaro viaja para São Francisco do Sul apenas quatro dias após voltar do Guarujá (SP), praia em que tirou seis dias de férias, para passar o Natal em Brasília. No litoral paulista, o presidente passeou de moto e jet ski, conversou com apoiadores e foi gravado dançando funk em um barco com ao menos mais quatro pessoas. A música era uma paródia em sua homenagem e comparava mulheres de esquerda a cadelas. 

O vice-presidente Hamilton Mourão também viaja nesta segunda-feira. O general passará o ano-novo na Base Naval de Aratu, que pertence à Marinha, em Salvador (BA), e igualmente só deve voltar a Brasília em 3 de janeiro. / Eduardo Gayer, Dida Sampaio, Gustavo Queiroz e Levy Teles