A campanha #SeuVotoImporta, coordenada pela Girl Up – que forma jovens líderes mulheres –, ganhou notoriedade ao incentivar adolescentes a tirar o título de eleitor e participar da votação deste ano. O grupo é apartidário e atua no desenvolvimento de habilidades e formação de jovens líderes. Os organizadores estimam ter levado ao menos 45 mil usuários ao site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – o prazo final para regularizar o título termina nesta quarta-feira. No Brasil, o voto é facultativo para adolescentes com idade entre 16 e 18 anos.
A campanha ganhou força ao garantir a participação ativa de meninas adolescentes em todas as etapas do processo, desde a formulação da ideia até a validação das peças de design. São elas que dão a palavra final. “A nossa campanha tem uma preocupação muito grande em fazer um chamado horizontal, de jovem para jovem”, disse a diretora executiva da Girl Up, Letícia Bahia. “São as meninas que participam e decidem. Esses processos são formativos para elas”, completou.
“Para nós, é evidente a oportunidade que o Brasil oferece com a questão do voto facultativo nesta faixa etária. Tem de ser um ponto de investimento nosso, fomentar a participação do jovem na política”, afirmou Letícia.
A Seu Voto Importa começou na eleição de 2020. A pandemia de covid-19, no entanto, obrigou a organização a reinventar, de forma improvisada, em apenas dez dias, uma campanha pensada originalmente para o formato presencial. A inspiração foi o cenário eleitoral americano.
Nos Estados Unidos, o voto é facultativo para todas as faixas etárias. Por isso, as campanhas pelo comparecimento às urnas naquele país são antigas. Em 1990, por exemplo, a cantora Madonna estrelou os comerciais da TV aberta durante a campanha para o Congresso americano. Na ocasião, fez uma paródia bem-humorada do próprio sucesso Vogue e trocou o refrão para “vote”.
Mais de 20 anos depois, a campanha Seu Voto Importa não apenas conquistou as redes sociais, com influenciadores jovens compartilhando o projeto, como foi percebida pelo ator americano Leonardo DiCaprio – ele tuitou em português o link do site. “Obrigado aos heróis da democracia no Brasil que estão ajudando os jovens a se registrar para votar. Para saber mais sobre como tirar o seu título online até hoje, acesse http://seuvotoimporta.org, http://cadavotoconta.org.br, http://olhaobarulhinho.com”, escreveu.
Juntas, as campanhas mencionadas pelo ator contribuíram para um recorde registrado pelo TSE ontem – mais de 381 mil solicitações em um só dia. Greenpeace Brasil, Girl Up e a marca Ben & Jerry’s extrapolaram as redes sociais e ofereceram sorvetes de graça para adolescentes que tiraram o título neste ano. O “Rolê dos Confirmados” foi promovido no sábado passado, na Avenida Paulista, em São Paulo.
Grupo de adolescentes fez parceria com influenciadoras
A Girl Up fez parceria com influenciadoras conhecidas nas redes sociais dos adolescentes, como Miley e Mary Oliveira, Victória Collen, Mari’i Guajajara, Isa Paoli e Alexia Brito, que, juntas, falam para quase 2,5 milhões de seguidores.
Em um dos vídeos da campanha, uma jovem diz que, para os adolescentes, não basta apenas tirar o título, mas também compreender o cenário eleitoral para votar de forma consciente. “No que impacta esse voto de fato, no que impacta eu fazer uma escolha errada?”, questiona Christiane Almeida no vídeo.
Segundo Letícia Bahia, a campanha existe justamente para pensar uma comunicação mais autêntica, horizontal, que se afaste do estereótipo do “jovem acomodado” e se fortaleça na perspectiva do diálogo com os adolescentes sobre política.
“Esse é o caminho. Uma tônica de linguagem que não tinha sido feita ainda no Brasil. Você olha a identidade visual das campanhas, os memes, os vídeos, e as pessoas estão se divertindo para falar de eleições. Isso aumenta muito a chance de querer participar”, disse ela. “Depois do 4 de maio (hoje, prazo final para regularizar o título de eleitor a tempo de votar neste ano), temos uma outra tarefa que é fazer essa galera de fato usar seu título.”
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