PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Coluna do Estadão

| Por Roseann Kennedy

Roseann Kennedy traz os bastidores da política e da economia, com Eduardo Gayer

Atual presidente substituto da ANAC tem condição de ser oficializado, diz ministro

Sílvio Costa Filho diz que cargo ainda não foi preenchido porque análise está represada no Senado, mas espera solução em setembro

PUBLICIDADE

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, avalia que o diretor-presidente substituto da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Tiago Sousa Pereira, reúne todas as condições para ser nomeado oficialmente para o posto e espera decisão no mês de setembro. “Tem feito um excelente trabalho. É um quadro muito qualificado, um quadro técnico, servidor de carreira. E eu penso que ele reúne todas as condições de poder continuar à frente da presidência”, diz em entrevista ao Broadcast/Coluna do Estadão.

PUBLICIDADE

Costa Filho argumenta que a nomeação só não ocorreu antes porque há, por parte do Senado, um represamento de avaliações para cargos de agências reguladoras. “Temos nomeações para outros órgãos, para a ANTT, a Anvisa, entre outras, que ainda estão paralisadas no Senado. O ministro Padilha vai avançar na agenda, abrir o diálogo com o presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG)”, observa. “A gente tem mais duas nomeações que serão feitas, esperamos que agora no mês de setembro. Nós vamos dialogar com o presidente Lula, com o ministro Padilha, para fazer uma construção coletiva”, complementa.

Como mostrou a Coluna do Estadão, a ANAC — que regula o setor de aviação no País e acompanha as investigações da queda do avião da Voepass em Vinhedo (SP), por exemplo —, está sem diretor-presidente desde abril de 2023. O motivo é a falta de entendimento político entre o governo Lula e o Centrão em torno da indicação ao cargo.

Há um ano e quatro meses, a agência é presidida interinamente pelo diretor Tiago Sousa Pereira. No dia sete de agosto, o mandato do diretor Rogério Benevides Carvalho venceu, deixando outra vaga em aberto. Procurada para comentar a demora nas indicações para a agência, a Anac não comentou.

Em março de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a publicar no Diário Oficial da União (DOU) a indicação de Pereira para assumir a presidência da Anac efetivamente. Mas o despacho nunca foi encaminhado ao Senado, que precisa chancelar o nome na Comissão de Infraestrutura e em plenário.

Publicidade

O deputado federal Sílvio Costa Filho (Republicanos-PE). Foto: Gabriela Biló/ Estadão
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.